sábado, 28 de julho de 2012

Meio enguiço está quebrado!

Acabo de chegar de mais uma pescaria com o novo parceiro de spinning (João, o vizinho) e desta vez tivemos uma companhia extra, mais um membro (Helder) do PcA que por si só é uma daquelas peças raras! Mas lá vontade ele tem e com ajuda e umas dicas, chega lá mais cedo ou mais tarde!

Apresentações feitas na presença de um belo final de dia e de semana, decidimos qual o rumo a tomar e num ápice as amostras começavam a voar para a água. Eu tratei de nos primeiros lançamentos prender a amostra numa rocha e levar um valente banho de uma onda, mas a amostra regressou ao dono!

Amostra vai e amostra vem, chegamos ao sitio onde na última jornada tinha safo a grade com um atrevido robalote. Como em equipa vencedora não se mexe, lá recoloquei a zagaia com o civelix branco a trabalhar as zonas mais afastadas... Faço lançamentos para longe, vou puxando ora com toques de ponteira ora linear, sempre a sentir o fundo (e pedras) quando de repente.... Puuummm, a cana começa a dar sinal de vida, a tremelicar nervosamente! Eu aviso o Helder que tenho peixe e começo a trabalhar com ele, mas não deu grande luta e quando a onda tratou de o empurrar para mim, quase nem ofereceu grande resistência e apercebi-me do porque mal lhe deito a mão.


Grande parte da guelra tinha sido arrancada com o anzol e havia sangue por todo o lado...

Retorna-se aos lançamentos. O dia ia dando espaço à noite, o pôr do sol presenteava-me com um belo Sol vermelho bem longe... Troca-se de amostra, agora está na hora de trabalhar outras com o cair da noite.
A noite chegou, a lua estava tímida a brilhar no céu e o mar permitia trabalhar bem as amostras. Estou eu a contemplar tudo o que me rodeia, com calma, quando.... Pummm Puuum Puuumm, levo umas valentes pancadas na cana e aviso logo que tenho peixe e este é maior! Trabalho o peixe, a Magister Lure a trabalhar bem o peixe, o Okuma a recuperar o fio que lhe pertence e num minuto ou dois o peixe estava recollhido. Sucesso!
O maior da jornada
O meu primeiro peixe numa sessão nocturna e com uma amostra rígida, algo que ainda não tenho bem acente no meu registo. A escolha das amostras está a revelar-se produtiva e acertada, talvez seja sorte, talvez seja fruto da informação que tanto procuro e recolho...
A jornada continuou agora em sentido inverso mas o mar estava mais agitado do que na zona anterior, pelo que ao fim de uns lançamentos optamos por dar por terminada a jornada. Depois de uma árdua caminhada, nada como dar umas gargalhadas com conversa non-sense, ficando assim marcado o companheirismo de hoje.

Ficha Técnica
Cana: Hiro Magister Lure 3.00m 20-60g
Carreto: Okuma Trio 40s
Linha: Multi Sufix 832 0,18mm
Estralho: Fluorcarbono Duel Powercarbon 0,37mm
Amostra(s): Zagaia com civelix branco, Westlab Macua M22 17cm

4 comentários:

  1. Parabéns pelos robalos! Quando o mar começar a crescer, especialmente nos mares de Setembro a Janeiro, essas zagaias são mortais! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!
      Vamos lá ver se nessa altura o peixe grande começa a encostar e quebro o verdadeiro enguiço eheh
      Abraço

      Eliminar
  2. Parabéns Cláudio,

    andas a dar neles, gostei de ler, a noite é um bom momento para spinnar sem duvida nenhuma, continua que estás no bom caminho, gostei desse pingalim diferente na zagaia, já essa cor de amostra é um must, muito boa mesmo!!!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Armando,

      Tenho que aproveitar enquanto a sorte anda do meu lado, depois de grade atrás de grade algum dia teria direito a umas rodadas seguidas!
      A cor da macua foi escolhida ainda em casa, já tendo em conta o final do dia e noite dentro...

      Abraço

      Eliminar