quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O nascer do sol e os primeiros lançamentos

No domingo passado acertei com o João uma pescaria matinal, para ver se dávamos com os robalos. Eram 5h15 da manhã de Domingo, estava um frio desgraçado mas isso não nos impediu de seguir em frente!
Chegados ao local, deparamo-nos com um cenário pior que o que tínhamos previsto, com mar muito agitado e sujo. Já estávamos longe de casa, tínhamos o material connosco e saímos determinados a molhar o material, logo era isso mesmo que iríamos fazer!

Decidimos ir para outra zona mais resguardada, onde o aspecto até prometia mas não tínhamos grande fé no local, talvez por não termos qualquer experiência lá e o início do dia não ter sido como contávamos. Entre os vários lançamentos, olho em frente e vejo que começa a nascer o sol, aproveito então para descansar um pouco e para dar uso à máquina nova tirando umas fotos...
O horizonte...
...iria dar lugar...
...ao Sol
Andávamos nós a saltitar de rocha em rocha, quando nos cruzamos com um pescador que se revelou ser um colega do PcA. Conversa habitual entre pescadores, a zona, as amostras, histórias de pescarias e num instante estávamos os 3 a pescar no mesmo sítio e a conversar, apenas a desfrutar o momento perto do mar...

Durante a tarde, aproveitando o bom tempo e a quase ausência de vento, aproveitei para fazer uma brincadeira com o material de pluma e a câmara nova.
Dirigi-me para a zona Expo, onde há muitas zonas verdes e amplas, com um chapéu e um pedacinho de elástico. Em vez de aplicar uma pluma na ponta, apliquei o elástico (para não me espetar) e tratei de treinar lançamentos tanto a nível de postura e pontaria, como distância obtida. O alvo era o chapéu virado ao contrário com a câmara a filmar lá dentro, começando inicialmente a cerca de 15 passos de distância e acho que cheguei aos 20 e qualquer coisa...
O resultado (após editar as partes chatas) foi este, espero que gostem!
Ler mais »

sábado, 1 de dezembro de 2012

Pluma - e porque não?

Tal como diz o título, "E porque não?" tentar aprender um pouco mais sobre esta vertente da pesca? Já à muito tempo que andava com a ideia na cabeça, vi alguns (bastantes) vídeos sobre técnicas de lançamento, de capturas, de produção de pluma, de viagens inesquecíveis, de pequenos momentos de felicidade com material tão diferente do habitual....

Pesquisei durante uns tempos, tentei arranjar uma boa combinação de material e portes de envio, mas para onde quer eu olhasse havia sempre algo que não agradava... 

Ou o preço ou os portes ou o material em si, algo não me puxava para ir naquela direcção como investimento inicial e experimental! Acabei então por me render ao conjunto mais acessível, o conjunto de pluma da Decathlon.
Cana de pluma 8,5" 4/5 - Carreto Linha WF5F
Traz o básico para quem quer se iniciar nesta modalidade (como eu), a cana, carreto, fio, leader cónico e 8 plumas secas. A minha ideia é deixar as plumas em casa e treinar os lançamentos numa zona aberta e sem movimento. Eventualmente, quando o tempo quente voltar, poderei fazer umas investidas num ribeiro ou lagoa, mas até lá, treinar treinar e treinar!
Primeiras plumas
As plumas têm um aspecto minimamente aceitável, mas por enquanto terão que chegar.
Olhando para a cana, achei que lhe faltava algo personalizado.... Olho para o outro lado, vejo um autocolante novinho e por usar...Ora, nem é tarde nem é cedo e o resultado é o seguinte!
Conjunto completo
Não sei se terei sucesso, não sei se terei nem quando será a primeira captura, não sei onde será, nem que espécie vou tentar. Mas não é por essa falta de "rumo" que vou deixar de tentar aprender!
Por agora resta-me interiorizar as dicas e lições que vou vendo em video para nas tardes livres começar a abanar a cana até doer o braço! :)

Um abraço a todos!
Ler mais »