terça-feira, 5 de março de 2013

Fazer a abertura...

...não às trutas mas sim aos robalos! :D

Pois é, está feita a abertura deste ano e diga-se de passagem que quase me custou um ou dois dedos!

Tudo começou com um desafio lançado pelo grande parceiro João no inicio da semana, onde o desafio consistia em fazer uma pescaria em horário de expediente (ou quase). Claro que fiquei logo cheio de vontade, mas o pior é sempre o mais obvio, o trabalho. Mas como quem quer algo, tem que fazer-se à vida, eu fiz-me à vida!
Lá tive que trabalhar mais umas horas nos dias antes de sexta...Quase quase vacilou à última da hora, mas consegui! A sexta à tarde estava reservada para a pesca!

Combinamos horas e a ansia era grande, mal eu sabia o que me esperava...Direcção? Sul!! Tratei de fazer um bom registo fotográfico e garanto que as fotos não demonstram nem um terço do quão bonita é a zona :) 
Chegamos ainda de dia, analisamos os pesqueiros, espreitamos aqui e ali, a máquina ia disparando sempre a guardar pedaços da natureza...A ansiedade aumentava, as perspectivas eram boas!

Acho que as fotos seguintes podem ajudar a entender o que pretendo dizer...










Continuamos o reconhecimento do local, desta vez na gastronomia local e tivemos um pequeno e saboroso lanche antes de começar realmente a pesca. Foi num ápice que paramos no local escolhido e montamos o material, ainda a tempo de sermos recompensados por um caloroso por-do-sol
Armas preparadas!

O calor do dia começava a dar lugar a uma noite estrelada e fria, cada vez mais e mais. A lua, companheira de outras investidas permanecia escondida algures, dando lugar às cintilantes estrelas, umas mais cadentes que outras. Lançamento, atrás de lançamento, ora mais para a esquerda, ora mais para a direita, ora em cima desta pedra, ora ali na escoa e o peixe não dava sinal... O frio aumentava, as mãos e os dedos começavam a ficar dormentes e o multi a roçar no dedo a cada lançamento não ajudava nada! Faltava um peixe...

Eis que numa troca de amostra deu-me um palpite para experimentar uma cor escura, neste caso bem escura. Uma macua 17 preta iria para a mesma água onde todas as outras nada conseguiram. Lançamento, a escoa fazia a amostra dar algumas cabeçadas na areia até que....Algo deu sinal do outro lado!!
Cabeçadas e mais cabeçadas, a cana bem dobrada! Mas o drag nem cantou...Estranho.... Começo a trabalhar o peixe, tentando perceber o que se passava, porque estava tão pesado, por algumas vezes senti o peixe a apanhar boleia das ondas e a vir na minha direcção, outras a aproveitar a corrente para se esquivar.
Mas a sorte estaria comigo nessa fria noite e assim consegui: o primeiro robalo de 2013! :)
2013 já está estreado!
Não é um robalão ou troféu,pelo contrário. Mas o sentimento é genuíno, fiquei bastante contente com esta captura por mais singela que seja...A abertura estava feita!

O robalo trouxe algum animo aos dois, mas o frio acabaria por tomar conta da nossa teimosia e antes que ficássemos sem um ou dois dedos por causa do gelo, demos por terminada esta investida. A viagem de regresso como tem vindo a ser tradição, teve pelo meio a bela da bifaninha num qualquer recanto manhoso :)

PS: Pelos vistos, continuo "leiteiro" :D

10 comentários:

  1. Não era bem essa estreia que querias, mas olha pelo menos sempre deu para sentir umas pequenas cabeçadas, o que já não é mau. Agora quando se passa várias noites ao frio sem qualquer toque, é um desespero total... :(

    Essa preta, ainda não fui feliz com ela, mas tenho muita fé nele e noutra toda pretinha...

    Belas fotos, belos spots e paisagens deslumbrantes, mas o mar parece um pouquinho de mais, não?

    Abraço e força com eles!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva Manuel!

      Fiquei contente com a captura, o tamanho acaba por ser dos males o menor :)
      Por acaso foi a primeira vez que apanhei alguma coisa com aquela amostra, mas lá está, só indo à água é que apanham :P
      O mar até não estava muito grande e conforme fomos acompanhando a descida, foi acalmando...E sim, a zona é qualquer coisa de fantástico :D

      Abraço!! :D

      Eliminar
  2. Boas Morais!
    Tens andado desaparecido, tens aqui um bom relato, simples e resumido como eu gosto, o suficiente para dar uma ideia do que foi a jornada.
    Boas fotos, parecem ser uns spots bem bons, arranja uma dedeira mesmo daquelas baratuchas e leva-a sempre contigo, por vezes nessas noites é uma dádiva, umas luvas daquelas de ciclista sem dedos também ajudam qualquer coisa...
    Eu e o Manel apanhamos 3 irmãos gémeos desse robaleto, mas foram à vida deles :)
    Um abraço e força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhó Nunes!

      O mar não tem dado grandes tréguas e quando dá, ou não há companhia ou não há possibilidade de ir :\
      Opa, eu luvas até tinha...Mas as ondas são tramadas e num descuido molhei um pouco a mão e pronto, gelou tudo :P

      Abraço e cuidado com os aditivos ;)

      Eliminar
  3. Buen reportaje de fotos, que bonitas playas se ven allí para el surfcasting, enhorabuena por el estreno , ya vendrán los grandes Labraxs, un saludo desde Cadiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias compañero!

      Esta vez los grandes labraxs non quixeron nada comigo...
      Outro día, quen sabe!

      Un saludo!

      Eliminar
  4. Good field!

    I go to the location of the photo of the sixth
    Aim between the small rock in the

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Van!

      We tried to go there, but there was a fisherman already there, so we decided not to disturb him :)

      Cheers!

      Eliminar
  5. Boas Carlos,
    Mais uma jornada completa, numa zona com muito bom aspecto, a julgar pelas fotos estava com boas condições, o peixe é que não apareceu, e a noite gelida não facilitou.
    Ainda assim, safaste a grade com um robalo, é insistir pois pode ser da próxima que eles dêm um ar de sua graça.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      É verdade, estava com um aspecto brutal mas o peixe não colaborou muito...E o gelo que se sentiu nas mãos, que friooooo!
      Mas lá deu para iniciar 2013 :)

      Abraço!

      (Já agora, não é Carlos, é Cláudio :P )

      Eliminar