domingo, 21 de abril de 2013

Um fim de semana alternativo

Este fim de semana foi uma mistura de estilo e modalidades de pesca começando com pesca com vinil, pesca ao Fundo, pesca à Pluma, Light Rock Fishing e para finalizar Eging!

Impossível? Talvez não...

Sexta-Feira 19-Abril

Tudo começou com o desafio de algum pessoal do PES para ir às corvinas na margem norte. Verifiquei que estava planeado ser numa altura em que tinha disponibilidade e uma vez que este ano ainda não fiz nenhuma tentativa, lá fui eu ter com a malta.

Comecei a tentar a minha sorte antes da viragem com vinis, mas não foi desta que me estreei às corvinas. Depois de começar a correr novamente, optei por mudar para uma pesca ao fundo, sempre libertava mais o corpo e estava a pescar na mesma.

Aqui aconteceu um filme que à muito não via... Um arranque DAQUELES, que deixam até quem não é dono da cana na expectativa e em êxtase! Mas desta vez não durou muito, soltou-se quase de imediato para desilusão geral.
Mais tarde tocou-me a mim tirar um "lindo e belo" xarroco com cerca de 1kg.

Waaaaaazzzzaaaaaaa :D
A conversa puxa conversa, vai-se discutindo técnicas, iscos, amostras, locais... Conversa de pescador, digo eu! Eram 04h30 e no dia seguinte (sábado) o destino era Setúbal, por isso a pesca ficaria por ali com a sensação que poderá haver repetição e quem sabe noutros moldes (spinning?).

Estavam assim feitas 2 "modalidades"!

Sábado 20-Abril


O destino era Setúbal, onde enquadrado nos "Jogos do Sado", esteve a decorrer a "3ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal" incluindo no programa vários workshops entre os quais o  "Pesca à Pluma".

O dia estava previsto começar por volta das 08h da manhã, mas isto de no dia anterior ficar até altas horas à pesca complica a relação de divórcio com a cama e desta vez foi ela que ganhou.
Eram 10h quando acordo com uma chamada e vi logo a situação: "Já adormeci, F#&@-*E!!"
Vestir algo, comer à pressa e em 30mins pus-me em Setúbal, vantagem de ter a ponte pertinho de casa!
Chegado ao local, dar com o sitio do workshop foi fácil, o mesmo não se pode dizer do estacionamento...
Como quem costuma chegar atrasado, aproximei-me da mesa de trabalho em modo "low profile" e assim começou o workshop da minha mais recente vertente da pesca.
Falava-se e transmitia-se na altura conhecimentos mais teóricos, onde se falava de linhas e os seus pesos codificados com números, os liders cónicos cada um com os seus "X's", etc...

Todos bons alunos, atentos :)
Seguiram-se as demonstrações e treinos de lançamentos com a pluma, algo que já estava um pouco familiarizado com, mas sabia (e sei) que ainda tenho coisas a melhorar, tanto a nível de postura como de comportamento. Lançamento atrás de lançamento, chega a hora do almoço!

Como se tinha lançado o repto no PCA de aparecerem por Setúbal, alguns membros andaram por lá a passear e espreitar pela manhã. Já na hora de almoço, foi momento de nos juntarmos e desfrutar-mos uns belos chocos fritos, especialidade da zona, que seria a primeira vez que iria provar. E não desgostei :)
"À sombraaa de uma amoreeeeeiiiirraaaa"
Já recompostos os estômagos, para mim havia a segunda parte do workshop onde era hora de se aplicar algo mais aos lançamentos como por exemplo um double haul. Lançamento atrás de lançamento, correcção aqui e ali, chegou a hora de passarmos à montagem de plumas.

Aqui tratou-se de um mundo que ainda não aderi, mas não duvido que seja apenas uma questão de tempo, já que imaginação e vontade não falta!
As montagens de plumas tais como uma pluma virada para as carpas, um streamer e uma pluma com gummy skin fizeram as honras da casa, onde o processo de elaboração foi bem explicado e qualquer dúvida esclarecida prontamente.

Terminado o Workshop, dei um toque a um colega para saber se já tinham ido todos embora e soube que estavam por perto a tentar um bocado de light rock fishing e estavam a ver alguns curiosos robalos por perto. Curioso como sou, fui ter com eles e também tentei a minha sorte mas sem sucesso para os 3 intervenientes. As horas vão-se passando, quando já era noite escura e numa tentativa de safar a grade colocam-se uns palhaços na ponta da linha para tentar enganar uns chocos. Demorou, mas finalmente apanhamos 1 choquinho que para espanto dos locais, devolvemos à água.

Já era tarde e hora de regressar, a tralha arrumada e terminava assim um dia cheio de experiências piscatórias variadas.

Curiosamente durante o dia todo, e apesar de ter levado a máquina, não me apeteceu tirar fotos tal era a atenção que queria ter durante tudo o que se passava, acabei por abdicar das fotos....

3 comentários:

  1. Pena o tal bicho ter ido embora, mas para a próxima trazes uma bela menina...
    Ficaste pelo charroco, acho que é melhor que o safio.:)

    Mais uma técnica, que irá trazer grandes e belos momentos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel :)

      A cana sortuda não foi a minha, mas mesmo assim...Vacila-se sempre um pouco ;)
      A pluma já anda na lista há algum tempo, será uma questão de sorte e tempo para me estrear com ela :D

      Grande Abraço!

      Eliminar
  2. Charroco... andas a aprender com o Pavia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar