segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uma aventura Cefalópode

Acabei por ceder à tentação de fazer uma pescaria dedicada exclusivamente aos amigos das tintas (leia-se chocos) e combinei com um colega uma pesca depois do trabalho, destino: Setúbal.
Horas combinadas, batemos alguns km's de auto-estrada e num instantinho estávamos no local do crime. A inexperiência de ambos levou-nos a escolher um local um pouco "à sorte", apenas nos guiando pelas manchas de tinta no chão, indicando onde poderiam sair chocos com mais frequência.
A montagem estava feita, faço o primeiro lançamento. Sem saber ler nem escrever, sinto uma prisão e pequenos puxões na cana e digo logo "Olha, já tenho um!"
E tinha mesmo!!! Logo no primeiro lançamento que faço dedicado ao choco, apanho o meu primeiro caga-tinta! Como já sabíamos o que a casa gasta, tratamos de nos afastar dele quando entrou em contacto com a pedra e lá veio o esguicho de tinta (ninguém foi atingido eheh)
O meu primeiro Cephalopoda Sepiida
Mais lançamentos seguiram-se e eis que perdi o palhaço que me deu o meu primeiro choco e por azar não tinha mais nenhum semelhante em termos de cor...Novo palhaço e mais lançamentos para o fundo mas apenas retirei uns estranhos seres do fundo, que vim a saber mais tarde serem umas "Cenouras-do-mar". Este bicho/coisa contém um liquido estranho que quando pressionado brilha como um starlight, com pequenos raios nervosos, um espectáculo bizarro!
Veretillum Cynomorium
Já era tarde e a fome apertou, tivemos que fazer uma pausa para repor forças com proteína e um fino (imperial para os do sul) e rapidamente estávamos de volta ao ataque!
O retorno revelou-se menos fortuito, a corrente começava a fazer das suas e atrapalhava o trabalhar e sentir do fundo, inclusive fazia com que se apanhasse mais e mais lixo.
Ora no meio deste lixo todo, aconteceu algo que nunca pensei que fosse acontecer... Num dos lançamentos sinto algo preso e pesado mas sem fazer força, levando-me a pensar que lá vinha mais uma carrada de lixo do fundo. Mas não podia estar mais enganado! Eram 2 palhaços presos ao meu palhaço! Um dos palhaços até tinha um bicho todo contente qualquer agarrado a ele!!
Um bando de palhaços!
Consegui recuperar o do fundo mas o do meio estava demasiado arrebentado para ser reutilizável...Já era tarde, no dia seguinte havia trabalho e decidimos dar por terminada esta primeira investida, com coisas estranhas a acontecerem :D

6 comentários:

  1. Boas Cláudio,
    Logo no primeiro lançamento uma boa estreia, pena não ter dado mais!
    Mas prontos, pelo menos não foi chibo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Manuel!

      É verdade, foi grande estreia e tenho pena de não ter dado mais, pelo menos 1 para o meu colega :\
      Mas olha, safou-se o chibo :D

      Abraço!

      Eliminar
  2. Lembro-me de há uns anos atras em São Jacinto-Aveiro, também sem experiência nenhuma na pesca aos Cefalópodes ter efetuado umas capturas interessantes de lulas e chocos, enfim, sorte de principiante!!!

    Continuação de boas pescarias.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      Foi mesmo sorte de principiante, calhou de passar o palhaço por aquele e atirar-se :)

      Abraço

      Eliminar
  3. As saudades que tenho de uma pesquinha aos chocos e lulas na boca do inferno... cá por cima aparecem poucos, pelo menos nos sitios onde pesco.

    Boas pescas
    JP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ainda não experimentei essa zona (a fama de mau ambiente mantém-me de pé atrás, nunca se sabe o que vai na cabeça que quem por lá passa) mas um dia quem sabe...

      Abraço

      Eliminar