quarta-feira, 26 de junho de 2013

Um final de tarde plumado

Hoje saí do trabalho com vontade de ir à pesca, mas sem grande vontade de ir ao mar e sem disposição para quase lutar por um metro de espaço para pescar às corvinas e portanto a opção escolhida foi virar-me finalmente para a pluma.
O tempo quente aliado a uma maré grande faziam prever alguma actividade nas bordas d'água do Tejo e como eu gosto é de pescar, em 10 mins estava no sitio que tinha idealizado fazer uns lançamentos.
Sem saber ao certo o que escolher como primeira pluma, optei por começar com uma castanha e branca que vinha com o kit. Lançamentos, esses começaram tímidos e curtos, por falta de treino...

Os primeiros lançamentos passam perto de um grande cardume de taínhas, mas elas não ligaram muito... Insisti na mesma e reparei que a pluma com a humidade se ia afundando e parecia ter toques quando a pluma estava mais submersa.... Huuuuum....

Continuei a ter toques e algumas ferragens falhadas, quando tenho uma jeitosa presa! Com calma tentei controlá-la, mas ela não quis saber e com duas piruetas levou-me a pluma. Raios!!

Nova pluma, agora mais virado para uma imitação de formiga de asas. Esta pareceu ter melhores resultados e sentia peixe preso, mas soltava-se rapidamente até que sinto uma bem ferrada e...
A primeira "vítima" da pluma!
Consegui tirar esta taínha com algum custo, já que as margens estavam com muito lodo e para tirar foi necessário puxar pelo fio com cuidado! Devolvida à água, retomo a dança dos lançamentos e ia ferrando algumas, mas chegar ao ponto de controlar o peixe já era outra história... Soltavam-se com saltos e arranques, que para piorar eu estava a pescar fio devido à forma desconfiada como atacam!

No entanto, tive uma boa ferrada que me levou algum fio e batia bem e seco, o divertimento estava garantido, faltava a cobrança! Mas quando chegou à margem, a maré já estava mais em baixo, o lodo tornava impossível chegar à borda e tive que tentar puxar pelo fio. Não resultou, mas pelo menos rebentou mesmo perto da água e assim esse round terminou "empatado" :)

Haverão mais aventuras brevemente, isso é certo!! ;)

7 comentários:

  1. São brutais, as minhas 3 ultimas pescas foram dedicadas a estes peixes com imitação de miolo de pão mas eu tenho melhor terreno para as cobrar, se tivesse a pescar num paredão como estás não sei como seria o resultado :)

    Boas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive 2 ou 3 valentes ferradas, mas os saltos e a corrente atrapalhavam um pouco :\ O problema do sitio onde estava era mesmo o lodo, eram alguns metros antes de conseguir chegar à borda!

      Abraço

      Eliminar
    2. mas a luta já conta... com este material é outra coisa, o que dizes também me acontece, eu uso a imitação de pão mas dou um pequeno esticão para ela começar a afundar, é aí que tenho os ataques decididos, tipo a 2 ou 3 cm da superfície...

      Eliminar
  2. boas

    sou de viana gostava de fazer algumas perguntas de pesca e possível facultar mail ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caro "Anónimo" :)

      O contacto está disponível no meu perfil, é so clicar lá :D

      Abraço

      Eliminar
  3. Pelo menos deu para relaxar e sentir uns bons toques...
    É uma boa alternativa com esse material!

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo totalmente diferente e engraçado ao mesmo tempo... E para variar um pouco as pescas habituais, serve na perfeição :)

      Abraço!

      Eliminar