quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Adeus Verão...Olá Outono!

Recentemente as condições tornaram-se as ideais para voltar ao spot que tem dado resultados ultimamente. Havia um senão, não teria companhia para esta investida...Entre deixar escapar esta oportunidade ou ir sozinho, optei pela segunda apesar de não me agradar nada pescar sozinho, simplesmente não é a mesma coisa!

Material pronto, faço-me à estrada e quando cheguei ao local não demorou muito até confirmar que as previsões estavam certas, seria certamente uma boa noite de pesca. Com uma noite quente e ausência de vento voltei a levar apenas 1 fato, tshirt e corta-vento, mas não demorou muito para estar a pescar apenas de tshirt e fato! Incrível, está quase a terminar Setembro e estava um calor à noite que mais parece Julho ou Agosto...Este clima está doido!!!

Era uma maré grande, de lua e a maré baixa iria ser de pouca água, pelo que apenas fiz alguns lançamentos para ver se andava lá peixe e fui rodando e experimentando algumas amostras, sempre sem grande fé ou esperança.
Entre os lançamentos ia verificando as horas e quando estava no fim da descida e a iniciar-se a subida, comecei a empenhar-me um pouco mais, a partir dali iria ter apenas umas 2h no máximo para tentar a minha sorte e sair da pedra sem ser a remos!

Durante os lançamentos iniciais apercebi-me de uma zona onde a corrente puxava para fora em vez de arrastar para a costa e insisti na zona por ter alguma profundidade comparando com a restante área à minha volta. Faço alguns lançamentos com uma Lucky Craft 130MR precisamente para essa zona e quando estou eu descontraído a desfrutar a noite.... Levo uma pancada na cana! Tinha um cravado e começo o meu monologo "E cá está eleeee.....!!!!!!!!..........Fugiu." Aaaaaahhhhhh, o cabrão soltou-se! Parecia ser um peixe jeitoso e depois de ferrado deu 3 cabeçadas e foi à vidinha dele!

Voltei a insistir na mesma zona mas não tive mais nenhum toque. Entretanto as coisas estavam mais compostas com a subida da maré e já permitia lançar noutras direcções. Hora de mudar de amostra!
"Hum....Lua cheia...Vai esta escurinha com brilhos, pode ser que resulte!". Escolhi uma amostra que em condições semelhantes e no mesmo local já me deixou feliz, a Macua MC07.

Lançamento atrás de lançamento, o mais normal nesta coisa de Spinning, até que num desses lançamentos volto a sentir uma pancada seca e a cana a dar sinal de si!! Desta vez não escapas, pensei eu e dei um puxão mais forte para cravar as fateixas, não estivessem elas mal presas...!

Trabalho bem o peixe, ainda fugiu um pouco para a zona de corrente mas estava controlado, consigo o trazer até a tona e só faltava o cobrar. Mas o local onde estava era alto em relação à água, pelo que tive que usar o plano B. Usar as ondas e um pedaço de areia! Arrastei-o com as ondas para a zona de areia, encalhei-o e só tive que saltar para a areia e deitar-lhe a mão antes que viessem ondas.

Quando o coloquei em terreno seguro, estava feliz e bem feliz! Tinha conseguido capturar um robalote jeitoso e ao aplicar as previsões do tempo ao local em questão, saí-me bem!
Previsões certas = Sucesso!
Continuei a lançar na esperança de encontrar mais um ou mesmo o que me fugiu inicialmente mas não tinha destinado mais nenhum para essa noite. Tive que abandonar o local por causa da maré estar a subir agora em bom ritmo e antes que fosse forçado a fazer uma pesca ilhada, dei por terminado e fiquei apenas com uma pesca "peninsulada" :)

Quando cheguei a casa é que reparei, esta foi a ultima pescaria do Verão de 2013...
Que venha o Outono com seus tons castanhos e belos robalos!

11 comentários:

  1. Isso é que é batalhar no escuro, foi pena o outro ir embora, mas um robalinho jeitoso já dá pica para a próxima investida, força ai nas spinadelas, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Epa, foi mesmo pena o outro ter fugido mas pronto, também faz parte :P

      Abraço!

      Eliminar
  2. Olá Morais,

    Parabéns pela captura. Pena o Labrax que se pirou. Agora venham os barrotes! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      Os barrotes que me esperem, daqui para a frente vai ter que ser sempre a doer ;)

      Abraço

      Eliminar
  3. Boas Morais!!
    Esses que escapam ficam-nos sempre na cabeça pq nunca sabemos o que vinha, mas temos que estar sempre preparados para esses amargos de boca...
    Agora não percebi é pq que tiveste tanto trabalho para tirar esse peixinho quando o podias levantar em peso :)
    De qualquer maneira foi um relato porreiro...
    Um abraço e força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eeehh Lobooo :)
      Tive esse trabalho todo já por causa do amargo sentido antes e vi que não estava ferrado da forma mais "ortodoxa"... Também não custou muito, foi puxar uns 4m para o lado, saltar para a areia e voltar a subir a pedra :)

      Abraço :D

      Eliminar
  4. Boas Claúdio,
    Para a próxima tens que levar a prancha para ficares lá mais tempo... :)
    Essa é matadora, ai é, é... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gavião :)
      Eu não tenho prancha, isso é muito à frente para mim eheh :) Mas mesmo com prancha tinha que sair dali, mais um bocado e a pedra ficava submersa, as ondas já estavam a começar a galgar e arrastar... :P

      Abraço!

      Eliminar
  5. Boas Morais ,

    Foi pena o outro não ter vindo a seco mas de qualquer modo deu para animar já com um robalo jeitoso.

    Abraço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Inácio,

      Já deu para animar a noite, mas pelo que já vi, tiveste uma noite bem mais animada que a minha :)

      Abraço :D

      Eliminar
  6. Boas Morais,
    só pela pesca numa noite fantástica já valia a pena sair de casa, tendo apanhado peixe melhor ainda, pena o outro que acabou por descravar, fica para uma proxima.
    Um grande abraço e continuação de bons lances

    ResponderEliminar