sábado, 19 de outubro de 2013

A Odisseia: A Besta acordou! - Acto 3 Final

Uma noite atrás de outra faz estragos e quando não se consegue dormir muito tempo, piora a situação.
Ainda mais esgotados da ultima noite, com as maos todas arranhadas e cortadas dos peixes e rochas, a moral estava alta, mas o corpo estava em baixo.

Uma ponderação bem longa e demorada, decidiu que seria a última vez que lá iria, com a condição de apenas trazer os mais valentes e graúdos.
Dei a conhecer a minha decisão ao João e mais uma vez não foi preciso muito para irmos fazer a derradeira noitada!

A caminho, o João revela-me que um "desaparecido" iria se juntar a nós, alguém que já não pescava há mais de um ano e estava a "ressacar"!
Refiro-me ao Rui Almada, esse grande maluco que andou desaparecido do mundo da pesca virtual e real, parece agora estar a endireitar a vidinha e juntou-se a nós na última investida :)

Depois de um café com direito a uma cena no mínimo caricata, seguimos para o pesqueiro.
Chegamos e não demorou muito para chegar o último elemento, o Jorge Lopes, que eu tinha desafiado umas horas antes para ir e este não se negou ao "chamamento".

Com a minha Hiro Magister "encostada" por causa do passador, tive que recorrer à minha primeira cana de spinning mas nem por isso menos boa, uma Alpha Tackles Marauder. O material da noite anterior ficou ainda mais reduzido, levando apenas umas 6 ou 7amostras e deixando o resto em casa. Não havia necessidade de irmos carregados quando sabíamos como lhes chegar.

Já a chegar ao nosso sitio, constatamos que a maré ainda não permitia uma travessia segura para o pouso, pelo que esperamos alguns minutos até baixar a maré. Já com a maré aceitável, decidimos dividir-nos em 2 grupos onde eu e o João cedemos o "nosso" lugar, explicamos como fazer a travessia e ainda tiveram direito a visita guiada! Isto sim, é a prata da casa :P

Eu e o João rumamos para outra zona e mais uma vez, não demorou muito para darmos com eles, ao 3ºlançamento já o João tinha um robalote devolvido e eu demorei um pouco mais mas compensou por ser bem jeitoso.
O primeiro da noite para mim
Em menos quantidade e de tamanho inferior, iam saindo alguns robalos e sendo devolvidos à água os que não tinham cerca de 45cm (a olho), mas nada que se compare à noite anterior, a noite estava mais calma...

Calma demais, até eu conseguir ferrar um bom peixe, peixe esse que me pôs o Twinpower a cantar e a cana bem dobrada como nunca tinha visto. Quando pensei ter a luta controlada, apesar de ainda estar mais afastado, veio a pior sensação que se pode ter na pesca, o folgar da linha e a fuga do peixe...

Quando recolhi, completamente lixado da vida, pude constatar algo que nunca me tinha acontecido e que posteriormente me deixou a pensar... O anel do meio onde se segura a argola estava todo torcido e a fateixa bem aberta!!
Silent Assassin 160F a dar as últimas...
Tentei endireitar a fateixa com o alicate, voltei a fazer alguns lançamentos mas a amostra que mais me deu peixe na vida estava destinada a não terminar a Odisseia comigo.:(
A minha "matadora" ficaria para sempre desaparecida logo depois de ficar presa em algo que desconfio ser um aparelho ilegal ou lixo(corda)....
Curiosamente depois de a perder e mudar para outras, deixei de sentir peixe. Coincidência? Nunca saberei, apenas posso deduzir.

O João entretanto lembrou-se de que nunca tinha apanhado nenhum peixe com vinil e estava na hora. Coloca um Black Minnow 120 Azul e começa a lançar para a direita, sem ter grande sucesso imediato. Até que decide mudar para a esquerda e logo nos primeiros lançamentos dá com um robalo atrevido, estava feita a estreia! :)

Os robalos estavam agora cada vez mais escassos e decidimos ir ver como estava a correr a noite com os outros 2 colegas.
Eu fico no meu rochedo habitual, o João vai para outra atrás de mim. Mais uma vez, o leiteiro nos primeiros lançamentos apanha 2 peixes e depois acalma. O Rui juntou-se a ele e aqui começa a diversão...

Estava eu de costas e vejo uma luz a acender atrás de mim, olho e vejo os 2 muito nervosos e linhas enroladas. Não dei importância, achei que fosse apenas uma linha enrolada. Mas a movimentação e nervosismo continuava, não é normal...

Vim a saber depois o que se passou nesses instantes.
Ao fazerem os últimos lançamentos por causa da subida da maré, o João prende um valente robalão e para não estorvar o Rui recolhe a amostra. Ao recolher a amostra dá umas 3 ou 4 voltas ao fio e.....

Resumidamente:
Tentaram desenrolar o fio andando à volta, não conseguiram.
Tentaram cortar o fio, não chegavam à tesoura na bolsa.
Conseguem cortar o fio, a amostra ia para o bolso mas ficou presa no casaco!
O resto do fio enrolado fica preso na ponteira e era preciso tirar à mão.

Finalmente conseguem tirar o fio, deitar a mão ao peixe e....
A amostra "quase" no bolso :D
"AAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH" foi o grito que quebrou a noite, um valente prateado estava na mão do Rui!
Black Minnow e Tarolão
Comparando com os outros... Até parecem pequenos!
A noite estava terminada, não havia mais nada a fazer ali apesar de andar ali bom peixe. Já estava tudo visto, tudo feito!
Na brincadeira, logo na primeira noite disse ao João "Esta noite vamos tirar 2 tarolos cada um, eu fico-me pelos 6kg e tu podes ir até aos 7kg que eu deixo!".
Depois de tirar aquele robalão, ele disse-me "Está aqui o tarolão que faltava".
O Gang da noite
80cm, 5,540Kg e o Tom Sawyer :)
Abismado e pasmado, o Rui não conseguia se conter de felicidade e sentia-se nas nuvens com aquela experiência e logo após 1 ano sem pescar.... "Vocês acordaram a besta! Agora não há volta a dar!!" :)

19 comentários:

  1. Boas Cláudio,

    A Odisseia termina com um lindo barrote com marca "BM".
    Muitos parabéns.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José,

      É verdade, a Odisseia terminou de uma forma fantástica :)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Pois essa shimano já foi mas concerteza que já deves ter outra... Ou se calhar com os belos posts que colocaste, já estão esgotadas e inflacionaste o preço... :)
    A 3º noite caiu bem para o Rui, pois valeu a pena estar ausente um ano e entrar a matar assim...
    Se calhar é o que eu tenho que fazer, ficar 1 ano ou 2 ausente, porque isto anda muitooooo malllll... :(

    Forte Abraço e força quando eles encostarem outra vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Manuel,
      Eu espero bem que não, ela já é cara pra ca*****o.... Se lembram-se de subir o preço só porque 2 gajos apanham peixe com ela... Vai lá vai :|
      O Rui estava tolo eheh, após 1 ano lá fez o gosto ao dedo!

      Não tens que ficar ausente, tens é que lá ir.... E se der chibo, olha é meter mais batata na panela :)

      Grande abraço!!

      Eliminar
  3. Boas Morais!
    Mais noitada à maneira, pena a matadora ter ficado lá a repousar, mas essa já
    te ficou bem paga deixa lá...
    E ainda por cima encheram a barriguinha :)
    Um abraço e parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,
      Eu queria mesmo que ela chegasse ao fim, já se falava (no gozo) em por a amostra numa moldura pendurada em casa ahaha :D
      Já deu para o gasto!

      Grande abraço!

      Eliminar
  4. Esses black minnow sao matadores :DD Grande robalao ... Têm de me dar umas dicas xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André,

      Obrigado :) Dicas há muitas, mas a melhor é talvez: não desistas e estuda bem a lição de casa!

      Abraço

      Eliminar
  5. Boas Gradeiro
    Esse João é cá um Leiteiro!!!!
    Agora vamos ficar uma semana ou mais a afiar fateixas, mas quando acalmar uiui.
    Esta pausa é boa para voltar a colocar o ego no respetivo lugar, pois 3 pescarias seguidas como estas muito dificilmente se repetirão.
    Um abraço
    João Baltazar

    PS: Nada de afogar as mágoas da derrota no campeonato interno com a amostra dourada.lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, é um leiteiro é! "Ah e tal, vou ver se finalmente apanho um peixe com vinil" e não tira peixe, tira peixão :P

      Agora é reorganizar toda a logística, que a época está a começar ;)

      Abraço e cuidado com a amostra castanha caseira, a dourada ainda não provei :P

      Eliminar
  6. Boas Morais!
    Belos peixes e boa atitude!
    Vais-me fazer comprar uma silent assassin? :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,
      Obrigado!! :D
      Nah, não precisas de comprar uma Silent Assassin :) Outras também apanham peixe, neste caso foi a equipa que venceu e eu não mexi mais :P

      Abraço!

      Eliminar
  7. Boas Morais ;)

    Mais uma boa pesca mas desta com um excelente exemplar .
    Realmente essa sensação é horrivel que nos deixa apardalados uns bons tempos , depois a pensar se realmente era o exemplar de uma vida ou nao. Pena mesmo esse não ter vindo e claro, a perda também da matadora .

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Inácio!

      O exemplar de uma vida, acho que não era... Mas que poderia ser um peixe record ou perto de, é bem possível! Nunca saberei e esta será mais uma daquelas histórias sobre "The one that got away..."
      A amostra é pena pelo que passou e me deu nas 3 noites, mas se não ficasse ali, era noutro sitio qualquer ;)

      Abraço!

      Eliminar
    2. Essa Gradeiro ia ficar na parede do teu quarto com um grande 22 ao lado.

      Eliminar
  8. Foi pena a matadora, mas depressa arranjas uma substituta... Os artificiais mais matadores são aqueles que mais utilizamos ;)

    Foi pena a fuga desse exemplar, mas melhores dias virão.

    Parabéns pela captura.

    Boas Festas para o Team!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh já arranjei uma substituta e também concordo, na caixa é que não apanham nada de certeza!
      O que fugiu tem os dias contados, apenas o deixei fugir para engordar (cof cof cof)

      Obrigado e boas festas :)

      Eliminar