sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Velho e a Missanga

Inspirado pelo titulo do livro "O velho e o mar", vou-vos contar uma pequena história que se passou recentemente.

Com uma pequena abertura nas condições ideais para ir a pesca, tratei de falar com o meu primo e o João para fazermos uma investida de spinning nocturna. Por causa do trabalho o João acabou por não nos acompanhar nessa jornada, ficando eu e o meu primo por conta própria.

Fomos espreitar um sitio que nos tem dado algumas alegrias e as condições já estavam alteradas, é incrível como num espaço de dias umas marés mais fortes podem mudar completamente o perfil de um pesqueiro!
A ideia foi fazer a ponta inicial da enchente, pelo que quando chegamos já estava quase a chegar à viragem. Fomos andando praia fora e vimos muitos pescadores a tentar a sua sorte ao fundo, algumas das zonas tinham bom aspecto...

Chegados a um cantinho, faço o primeiro lançamento...Faço o segundo e estou eu a comentar alguma coisa com o meu primo quando tenho um ataque e rapidamente coloco o peixe a seco, mais uma missanga para safar a grade :)
A missanga da noite :)
A maré foi subindo e tivemos que ir recuando até ter mesmo que abandonar o sitio inicial, até porque desta vez não levei fato mas sim os vadeadores (estava preguiçoso!).
Voltamos a contornar os pescadores de fundo e experimentamos outro canto que mexia bem mas a maré já fazia das suas e um susto podia acontecer a qualquer momento, pelo que estivemos pouco tempo nesse sitio.

Novo rumo, encontramos uma abertura entre rochas que poderia ter alguma surpresa reservada. E como eu acertei! Ao fim de 3 lançamentos sinto algo preso, mas era um peso morto. De repente, começa a mexer e a dar puxões, mas não eram puxões normais! Poderia ser um polvo ou algo semelhante, até que começo a ver uma linha... "Olha, queres ver que apanhei um aparelho ilegal?!" e continuo a puxar. De repente, está no ar a minha amostra e....Uma chumbada.

Meus amigos, eu estava a pescar sem exagero a mais de 50m de distancia entre 2 pescadores de fundo. Havia rochas de um lado e rochas do outro dentro do mar à minha frente. E apanho uma linha?!

Tentei não fazer caso, fui água dentro para soltar a linha e vejo o senhor na areia atrás de mim a murmurar algo, mas não percebia o que por causa do barulho do mar. Pego na chumbada e pergunto-lhe muito calmamente "Isto é seu?" e ele faz-me uma cara de sei lá o que e diz encolhendo os ombros "Claro...!"

Entrego a chumbada, ele corta a linha, murmura mais algo e depois sai-se com a brilhante frase "Lancem em frente pah!", vira costas e segue caminho.

Para terem uma noçao, tentei arranjar uma imagem que pudesse demonstrar como estavam as pedras e as linhas na altura da "colisão" e depois podem tirar as conclusões que quiserem... ;)

Imagem apenas representativa
A linha verde era a minha e eu estava a lançar para uma zona de pedras semelhante a essa. A vermelha representa a linha do outro pescador, a pescar à esquerda das pedras e cuja linha eu apanhei em linha recta entre as pedras... Por isso já sabem, lancem "em frente" paaahhh :P

Abraço!

8 comentários:

  1. Eheheheh, Carlos lança em frente,eheheheh, o que mais me incomoda na pesca é malta mal disposta, por vezes chegam ao pé de um gajo e nem bom dia, depois tiro um peixe e começam a falar comigo e eu digo, só , bom ida ou boa tarde, ehehehheh, claro que se vê, que acorrente puxou a chumbada do pescador de fundo, e tu apenas estavas a fazer o teu spininng, eheheheheh, força ai e da prossima, passa de missanga para monstro, :):) abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É João, cada um que aparece! E eu é que tenho que lançar em frente quando nem controlam a própria chumbada ahaha :P
      Força ai nas sargalhadas e curte as ondas ;)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Epá deixa lá isso, até lhe deste a chumbada...
    Não tinha peixe comprido??? :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que apetecia era arrebentar e assobiar para o lado, mas pronto lá temos que ser boas pessoas e ignorar :)

      Abraço!

      Eliminar
  3. Olá Morais,
    Por vezes aparecem uns cromos que de pescadores não têm nada e pensam que é tudo deles, mas enfim é melhor não nos chatearmos! Entretanto ainda te safaste com um miki.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,
      Chatear, não me chateia... Já que uma linha presa na outra são coisas que acontecem na pesca mas o pior é quando não se tem razão e ainda se tenta dar uma de moralista!
      Enfim...

      Abraço!

      Eliminar
  4. Boas Morais, ele à malta assim, normal, a simpatia e boa disposição impera he he he...
    Desta vez aprendeste como se deve pesca quando tens um gajo a pelo menos 1 milha, tens de lançar em frente pá.
    Força ai companheiro, um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh é mesmo Pedro, tenho que começar a usar novas tecnologias para detectar linhas transversalmente colocadas à minha frente para eu lançar para "outra frente" :P

      Cá para mim, tinha era ciúmes da minha missanga bonitinha :D

      Abraço!

      Eliminar