segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Adeus 2013.... Bem-vindo 2014

O ano de 2013 que agora termina revelou-se uma caixinha de surpresas. Foram horas e horas passados perto da água (por vezes dentro dela), lançamentos atrás de lançamentos, maniveladas dadas de forma sistemática, amostras e chumbos e bóias perdidas...
Houve de tudo um pouco e penso que este ano foi positivo, com margem para haver anos melhores (assim o espero!).

Olhando para trás, este ano começou a sério num final de tarde bem gelado algures por Porto Covo com um robalote. Daí para a frente e sempre com grades pelo meio, fui-me entretendo ora com a pluma, ora a brincar com os palhaços aos chocos e polvinhos. Ocasionalmente piscava o olho ao Tejo para tentar a minha sorte com as corvinas, mas com resultados nada positivos...
O início do ano
Foi assim que passei o tempo até ao memorável dia em que apanhei a minha primeira e única corvina, tendo logo de seguida batido o meu record de robalo (com um vinil caseiro, feito aqui pelo je :P ).
Mais que satisfeito com o desfecho da batalha com a corvina, virei-me novamente para outros ramos da pesca. Estava de volta aos chocos, às tainhas com pluma e finalmente de volta ao mar...
Dias de recordes batidos...
...e de novas técnicas!
O João também teve grandes momentos durante este ano, alguns em equipa, outros foi sozinho. Começou o ano a sério já o calendário ia quase a meio, mas conseguiu recuperar (e muito) bem!
Em plenas férias conseguiu aumentar o record pessoal para 5,650kg de escamas cinzentas com direito a filmagem, onde foi apanhado na conversa com o peixe e tudo... Grande leiteiro eheh :)
Início de época do João

O Verão foi passando, a praia começava a ser desocupada pelos banhistas e davam lugar as investidas nocturnas de spinning e ocasionalmente pesca ao fundo. Com a chegada de Setembro e Outubro, vieram as noites loucas onde os robalos simplesmente atacavam tudo que mexesse!! Ainda hoje não acredito como foi possível em 3 noites seguidas apanhar tanto peixe de bom porte e a um ritmo incrível....!
Ainda deu para na última noite o habitual leiteiro de serviço quase que bater o próprio record estabelecido uns meses antes, mas faltaram umas gramas para ultrapassar. Da próxima vez será um tarolo record mas para cada um eheh :)
Meses de pura loucura....!
Daí para a frente, outros compromissos tomaram conta, o mar ganho força e nas aberturas que o vento e mar proporcionavam não haviam resultados. Assim continuou até ao final deste ano que está a ferro e fogo, com tantos acidentes causados por descuido com o mar...

Já quase a encerrar o ano, tive ainda oportunidade de tirar uma pequena baila que foi devolvida à água, mas não sem antes tirar a fotografia da praxe :)
Pequena Baila na despedida
Durante este ano também tive os meus baixos, com 3 canas a precisarem de ir para reparação, tanto por azar como por azelhice.
As amostras sofreram com as rochas, umas mal souberam o que era água, outras já mais que gastas... Os vinis acho que nem vale a pena falar muito já que de cada vez que ia às corvinas, voltava para casa com as costas bem mais leves :)
Tudo isto somado, serviu para eu crescer como pessoa e como pescador. Praticar a paciência, lidar com a frustração e saborear pequenos momentos na pesca fazem parte e numa sociedade onde cada vez mais há intolerância e frustração, estes pequenos exercícios perto da água ajudam-me a subir mais um patamar.

Por fim, ainda posso dizer que tenho um parceiro de pesca para o que der e vier com ou sem grades e apesar de ser um leiteiro de primeira no que toca à pesca, é um bom amigo!

Agora com licença que vou só ali preparar as armas para 2014... ;)

14 comentários:

  1. Bom post Claudio! Que grande ano vocês tiveram!
    Parabéns! Grd abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um ano em cheio André, altos e baixos, cabeçudos e burras à mistura, bichos com tinta....
      O que me espera para 2014....Logo veremos! :D

      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Boas Claúdio,
    Belos momentos que conseguiste capturar este ano!
    É sempre um prazer relembrar o best deste ano.
    Desejo que 2014, seja melhor em todos os aspectos.

    Forte Abraço e Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel,
      Olhando para trás até custa perceber que já passou mais 1 ano e com ele muitas e diversas aventuras/desventuras de pesca e vida...O tempo voa...!
      Venha ele!! :D Bom 2014 para ti ;)

      Grande abraço!

      Eliminar
  3. Boas Cláudio,
    Desejo-te um 2014 com muita saúde e pleno de sucessos.
    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,
      Obrigado e um bom 2014 para você também :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Bom Ano para vocês
    Tudo de bom
    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sergio, um bom ano para ti também :)

      Abraço

      Eliminar
  5. Belo resumo do ano de 2013, Cláudio! Com certeza fica muito por dizer, mas são esses pormenores que guardamos com aqueles que conosco os partilharam! ;)
    Feliz 2014, com muita saúde para ir dar neles com força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que 2014 seja igual ou melhor a este que já passou :) Só falta agora o mar dar tréguas...

      Grande abraço e um feliz 2014 para ti também :D

      Eliminar
  6. Então que venha daí esse ano de 2014,com grandes e boas picadela
    Feliz Ano 2014

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que venha o novo ano, com peixes a dobrar em tamanho e quantidade :P

      Feliz 2014, abraço

      Eliminar
  7. O ano de 2013 até que não foi mau de todo. Já 2014 fosse, pelo menos, igual. Melhor, diria o cigano, mas esse levou porrada por pedir pouco. eheheh Espero que 2014 te traga muitas e boas capturas.

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh coitado do cigano, ainda agora começou o ano e já está a levar porrada :P
      Para 2014 as táticas já estão mais refinadas, vamos lá ver como corre :)

      E é como vocês vão dizendo saúdinha, da boa ;)
      Abraço!

      Eliminar