segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Adeus 2013.... Bem-vindo 2014

O ano de 2013 que agora termina revelou-se uma caixinha de surpresas. Foram horas e horas passados perto da água (por vezes dentro dela), lançamentos atrás de lançamentos, maniveladas dadas de forma sistemática, amostras e chumbos e bóias perdidas...
Houve de tudo um pouco e penso que este ano foi positivo, com margem para haver anos melhores (assim o espero!).

Olhando para trás, este ano começou a sério num final de tarde bem gelado algures por Porto Covo com um robalote. Daí para a frente e sempre com grades pelo meio, fui-me entretendo ora com a pluma, ora a brincar com os palhaços aos chocos e polvinhos. Ocasionalmente piscava o olho ao Tejo para tentar a minha sorte com as corvinas, mas com resultados nada positivos...
O início do ano
Foi assim que passei o tempo até ao memorável dia em que apanhei a minha primeira e única corvina, tendo logo de seguida batido o meu record de robalo (com um vinil caseiro, feito aqui pelo je :P ).
Mais que satisfeito com o desfecho da batalha com a corvina, virei-me novamente para outros ramos da pesca. Estava de volta aos chocos, às tainhas com pluma e finalmente de volta ao mar...
Dias de recordes batidos...
...e de novas técnicas!
O João também teve grandes momentos durante este ano, alguns em equipa, outros foi sozinho. Começou o ano a sério já o calendário ia quase a meio, mas conseguiu recuperar (e muito) bem!
Em plenas férias conseguiu aumentar o record pessoal para 5,650kg de escamas cinzentas com direito a filmagem, onde foi apanhado na conversa com o peixe e tudo... Grande leiteiro eheh :)
Início de época do João

O Verão foi passando, a praia começava a ser desocupada pelos banhistas e davam lugar as investidas nocturnas de spinning e ocasionalmente pesca ao fundo. Com a chegada de Setembro e Outubro, vieram as noites loucas onde os robalos simplesmente atacavam tudo que mexesse!! Ainda hoje não acredito como foi possível em 3 noites seguidas apanhar tanto peixe de bom porte e a um ritmo incrível....!
Ainda deu para na última noite o habitual leiteiro de serviço quase que bater o próprio record estabelecido uns meses antes, mas faltaram umas gramas para ultrapassar. Da próxima vez será um tarolo record mas para cada um eheh :)
Meses de pura loucura....!
Daí para a frente, outros compromissos tomaram conta, o mar ganho força e nas aberturas que o vento e mar proporcionavam não haviam resultados. Assim continuou até ao final deste ano que está a ferro e fogo, com tantos acidentes causados por descuido com o mar...

Já quase a encerrar o ano, tive ainda oportunidade de tirar uma pequena baila que foi devolvida à água, mas não sem antes tirar a fotografia da praxe :)
Pequena Baila na despedida
Durante este ano também tive os meus baixos, com 3 canas a precisarem de ir para reparação, tanto por azar como por azelhice.
As amostras sofreram com as rochas, umas mal souberam o que era água, outras já mais que gastas... Os vinis acho que nem vale a pena falar muito já que de cada vez que ia às corvinas, voltava para casa com as costas bem mais leves :)
Tudo isto somado, serviu para eu crescer como pessoa e como pescador. Praticar a paciência, lidar com a frustração e saborear pequenos momentos na pesca fazem parte e numa sociedade onde cada vez mais há intolerância e frustração, estes pequenos exercícios perto da água ajudam-me a subir mais um patamar.

Por fim, ainda posso dizer que tenho um parceiro de pesca para o que der e vier com ou sem grades e apesar de ser um leiteiro de primeira no que toca à pesca, é um bom amigo!

Agora com licença que vou só ali preparar as armas para 2014... ;)

14 comentários:

  1. Bom post Claudio! Que grande ano vocês tiveram!
    Parabéns! Grd abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um ano em cheio André, altos e baixos, cabeçudos e burras à mistura, bichos com tinta....
      O que me espera para 2014....Logo veremos! :D

      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Boas Claúdio,
    Belos momentos que conseguiste capturar este ano!
    É sempre um prazer relembrar o best deste ano.
    Desejo que 2014, seja melhor em todos os aspectos.

    Forte Abraço e Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel,
      Olhando para trás até custa perceber que já passou mais 1 ano e com ele muitas e diversas aventuras/desventuras de pesca e vida...O tempo voa...!
      Venha ele!! :D Bom 2014 para ti ;)

      Grande abraço!

      Eliminar
  3. Boas Cláudio,
    Desejo-te um 2014 com muita saúde e pleno de sucessos.
    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,
      Obrigado e um bom 2014 para você também :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Bom Ano para vocês
    Tudo de bom
    grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Belo resumo do ano de 2013, Cláudio! Com certeza fica muito por dizer, mas são esses pormenores que guardamos com aqueles que conosco os partilharam! ;)
    Feliz 2014, com muita saúde para ir dar neles com força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que 2014 seja igual ou melhor a este que já passou :) Só falta agora o mar dar tréguas...

      Grande abraço e um feliz 2014 para ti também :D

      Eliminar
  6. Então que venha daí esse ano de 2014,com grandes e boas picadela
    Feliz Ano 2014

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que venha o novo ano, com peixes a dobrar em tamanho e quantidade :P

      Feliz 2014, abraço

      Eliminar
  7. O ano de 2013 até que não foi mau de todo. Já 2014 fosse, pelo menos, igual. Melhor, diria o cigano, mas esse levou porrada por pedir pouco. eheheh Espero que 2014 te traga muitas e boas capturas.

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh coitado do cigano, ainda agora começou o ano e já está a levar porrada :P
      Para 2014 as táticas já estão mais refinadas, vamos lá ver como corre :)

      E é como vocês vão dizendo saúdinha, da boa ;)
      Abraço!

      Eliminar