quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Pescar fora do habitat natural

As últimas pescarias têm sido feitas em condições "fora do normal" tais como pescar ao amanhecer ou com a maré cheia.
Quem me conhece a mim e ao João, sabe que 90% das nossas pescarias são feitas quase por norma na maré baixa e de noite. Mas nem sempre há disponibilidade para fazer as marés como nos agrada ou então já não vamos há tanto tempo ao mar que qualquer oportunidade serve de desculpa para ir!

Fomos fazer uma manhã no nosso spot habitual, onde constatamos que as marés mudam bastante a fisionomia dos pesqueiros, entrando e saindo areia de uma forma incrível! No mesmo sítio tão depressa se pode estar a pescar com pedras à mostra (e com dentes afiados), como pode-se estar a pescar num extenso areal...A pesca é isto! :)

O peixe não quis colaborar muito, excepto para o leiteiro do costume que na estreia da sua Daiwa Lateo 100MH-Q (uma grande cana, sem dúvida um investimento muito bom para quem leva o spinning a sério) acabou por tirar um robalo com uns 42cm mas decidimos dar-lhe outra oportunidade para crescer :)

Foi o único peixe que saiu nessa manhã, que começou fria mas acabou por ficar agradável quando surgiram os primeiros raios de sol. Aproveitei a falta de actividade dos peixes para brincar um pouco com a máquina fotográfica e tirar umas fotos!



Numa outra noite, com gana de ir à pesca e sabendo de antemão que estaria maré cheia (algo que não é do nosso agrado) a vontade ganhou e não hesitamos, mesmo assim tinhamos que ir à água! Uma espreitadela rápida ao windguru, 2 chamadas, 3 mensagens e 20mins foi o quanto bastou para decidir e organizar tudo.
Mesmo a pescar na maré cheia pode sempre aparecer alguma surpresa...

Começamos a pescar por cima de umas pedras que conhecíamos mas sempre a apalpar terreno, a tentar ver até poderíamos ir com as amostras. Depois da primeira sondagem feita, mudamos para armas mais seguras e não demorou muito até eu ter um ataque e ferragem com sucesso!!

Batia nervoso e sem força típico de peixe pequeno e por algumas vezes até deixei de sentir força devido às correntes e ondas. Esperei que a onda empurrasse o peixe areia acima e quando lhe vou a deitar a mão... Uma pequena baila! Nunca tinha apanhado nenhuma ao spinning e fiquei obviamente contente, mais uma espécie para o meu curtinho registo de capturas :)
Pequena e primeira baila
Libertada a pequenota, ainda tive logo de seguida um toque mas a ferragem foi sem sucesso, o João teve outro e ficou por ali a actividade, continuamos noite dentro mas apenas a coar água...

Já agora, aproveito o post para (caso não tenham reparado) repararem que o blog tem um banner novo e gostaria de saber a vossa opinião, por mais simples que seja desde que seja construtiva, será bem vinda :)

Abraço!

20 comentários:

  1. Pois nem sempre conseguimos pescar nas condições que queremos, mas prontos temos que aproveitar para matar o vício... :)
    O novo banner, está muito fixe!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh tu entendeste bem o que quis dizer, o vicio é mais forte... ;)
      Obrigado :D

      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Muito bem Gradeiro Mor o banner está muito fixe, esse TP4000 fica bem em qualquer foto,e vi que mandaste pintar a amostra para condizer com o carreto.
    Temos que ir a eles, eles andam por aí aos pares de 3 eheheheh.
    Um abraço
    João Baltazar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho é que vou mandar emoldurar aquela amostra eheheh
      Vamos a eles, temos contas a ajustar ;)

      Eliminar
  3. Olá Cláudio,
    Eu sou fã do amanhecer, mas quando não posso, tal como tu e para matar o vicio qualquer altura e maré é sempre bem-vinda.
    O banner está fixe. :)
    Forte abraço e força neles!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela noite dentro é o nosso habitat, mas por vezes lá temos que trocar as voltas... :P
      Obrigado pela opinião :D

      Abraço!

      Eliminar
  4. Boas Carlos, a malta na minha zona gosta de pescar muito ao spinning com a maré cheia a virar para a vazante, e mais ao romper da manhã que á noite, mas de noite também se pesca muito e com bons resultados.
    Quanto ao baner esta catita e dá sempre nova vida ao blog.
    Boa atitude essa libertação de um robalo já com medida.
    Um abraço e continuação de bons lances, seja a que horas for, deste que o vicio aperte temos de lá ir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,
      Já me apercebi que conforme a zona, mudam as marés e alturas mais propicias e é precisamente isso que nos leva por vezes a fazer estas experiências :)
      Obrigado pela opinião ;)

      Grande abraço!

      Eliminar
  5. Acho que nunca fiz um amanhecer ao spinning... :) Agora marés cheias é quase sempre!!
    É mesmo isso, isto não é uma ciencia exacta senão safavamo-nos sempre!

    Força aí Claudio!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer um amanhecer é engraçado, ver o dia a nascer, as pedras a ganharem vida, o lusco-fusco...
      E é mesmo isso, se fosse uma ciência exacta era uma seca :P

      Abraço!

      Eliminar
  6. Olá Claudio.
    O vicio fala sempre mais alto do que as condições:) A lateo é sem duvida uma grande cana, estou muitíssimo satisfeito também . Espero que tenhas muitas alegrias com ela.

    Abraço
    André Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André,

      O vicio da pesca é aquilo que nos faz acordar de madrugada, fazer km's, levar banhos frios e apanhar noites geladas... Malucos!
      A Lateo não é minha, mas sim do João :)

      Abraço!

      Eliminar
  7. Malucos mesmo :) mas como Robert Traver menciona no seu livro Trout Magic " ...num mundo onde a maioria dos Homens parece passar a vida a fazer coisas que detestam, as nossas pescarias são uma fonte inesgotável de prazer e um pequeno ato de rebeldia.Porque os peixes não mentem ou enganam, nem podem ser comprados, subornados ou impressionados pela força do poder, respondendo sempre à quietude, á humildade e a uma infinita paciência ..."
    Desejo então ao João tenha muitas alegrias com a lateo :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh Leiteiro como ele é, não vai demorar muito para a pôr a mostrar o que vale...

      Abraço

      Eliminar
  8. Boas Morais,

    É mesmo assim, nem sempre pode ser com as condições que gostamos , mas por vezes temos de nos sujeitar ás condições que há para matar o bixinho! ;)
    Parabéns pelo release e essas fotos estão muito boas mesmo!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Inácio,

      Tem que ser, sempre ouvi dizer que não se deve contrariar gente maluca e se "as vozes" dizem para ir à pesca... Tem que se ir à pesca eheh :P
      Obrigado!

      Grande abraço

      Eliminar
  9. Estou aqui pela 1ª. vez e penso que ainda vou a tempo de "agarrar" dicas úteis. Sou de Penafiel, mas adoro Viana e toda a sua Costa, desde a Amorosa, até aos limites... Adoro a pesca, mas pouco ou nada percebo, não obstante pegar na cana desde 1970! A partir de agora, com a vossa permissão e paciência, vou seguir-vos aqui e, quem sabe, um dia no terreno. Bem haja pelos seus conselhos e opiniões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António,

      Desde 1970 já lá vai um bom tempo, mas enquanto houver vontade tudo é possível :)
      É com agrado que espero que goste do blog e vá seguindo com a mesma vontade com que vou partilhando as minhas aventuras e peripécias piscatórias!

      Um abraço

      Eliminar
  10. Boas c,morais...tenho seguido o teu blog o qual me tem supriendido mto pelo melhor,PARABENS.ja agora podes me diser se a lateo ja se vende ca?se sim onde a posso comprar?OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia, obrigado pelo elogio e espero continuar a melhorar :)
      A Lateo já se vai vendendo um pouco por todo o lado, esta foi adquirida na Modern-Angler

      Abraço

      Eliminar