quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Adeus Verão...Olá Outono!

Recentemente as condições tornaram-se as ideais para voltar ao spot que tem dado resultados ultimamente. Havia um senão, não teria companhia para esta investida...Entre deixar escapar esta oportunidade ou ir sozinho, optei pela segunda apesar de não me agradar nada pescar sozinho, simplesmente não é a mesma coisa!

Material pronto, faço-me à estrada e quando cheguei ao local não demorou muito até confirmar que as previsões estavam certas, seria certamente uma boa noite de pesca. Com uma noite quente e ausência de vento voltei a levar apenas 1 fato, tshirt e corta-vento, mas não demorou muito para estar a pescar apenas de tshirt e fato! Incrível, está quase a terminar Setembro e estava um calor à noite que mais parece Julho ou Agosto...Este clima está doido!!!

Era uma maré grande, de lua e a maré baixa iria ser de pouca água, pelo que apenas fiz alguns lançamentos para ver se andava lá peixe e fui rodando e experimentando algumas amostras, sempre sem grande fé ou esperança.
Entre os lançamentos ia verificando as horas e quando estava no fim da descida e a iniciar-se a subida, comecei a empenhar-me um pouco mais, a partir dali iria ter apenas umas 2h no máximo para tentar a minha sorte e sair da pedra sem ser a remos!

Durante os lançamentos iniciais apercebi-me de uma zona onde a corrente puxava para fora em vez de arrastar para a costa e insisti na zona por ter alguma profundidade comparando com a restante área à minha volta. Faço alguns lançamentos com uma Lucky Craft 130MR precisamente para essa zona e quando estou eu descontraído a desfrutar a noite.... Levo uma pancada na cana! Tinha um cravado e começo o meu monologo "E cá está eleeee.....!!!!!!!!..........Fugiu." Aaaaaahhhhhh, o cabrão soltou-se! Parecia ser um peixe jeitoso e depois de ferrado deu 3 cabeçadas e foi à vidinha dele!

Voltei a insistir na mesma zona mas não tive mais nenhum toque. Entretanto as coisas estavam mais compostas com a subida da maré e já permitia lançar noutras direcções. Hora de mudar de amostra!
"Hum....Lua cheia...Vai esta escurinha com brilhos, pode ser que resulte!". Escolhi uma amostra que em condições semelhantes e no mesmo local já me deixou feliz, a Macua MC07.

Lançamento atrás de lançamento, o mais normal nesta coisa de Spinning, até que num desses lançamentos volto a sentir uma pancada seca e a cana a dar sinal de si!! Desta vez não escapas, pensei eu e dei um puxão mais forte para cravar as fateixas, não estivessem elas mal presas...!

Trabalho bem o peixe, ainda fugiu um pouco para a zona de corrente mas estava controlado, consigo o trazer até a tona e só faltava o cobrar. Mas o local onde estava era alto em relação à água, pelo que tive que usar o plano B. Usar as ondas e um pedaço de areia! Arrastei-o com as ondas para a zona de areia, encalhei-o e só tive que saltar para a areia e deitar-lhe a mão antes que viessem ondas.

Quando o coloquei em terreno seguro, estava feliz e bem feliz! Tinha conseguido capturar um robalote jeitoso e ao aplicar as previsões do tempo ao local em questão, saí-me bem!
Previsões certas = Sucesso!
Continuei a lançar na esperança de encontrar mais um ou mesmo o que me fugiu inicialmente mas não tinha destinado mais nenhum para essa noite. Tive que abandonar o local por causa da maré estar a subir agora em bom ritmo e antes que fosse forçado a fazer uma pesca ilhada, dei por terminado e fiquei apenas com uma pesca "peninsulada" :)

Quando cheguei a casa é que reparei, esta foi a ultima pescaria do Verão de 2013...
Que venha o Outono com seus tons castanhos e belos robalos!
Ler mais »

domingo, 22 de setembro de 2013

Os 10 lançamentos

Depois de umas férias em grande do João e eu sem maneira de ir à pesca, estavamos os dois com a pica toda para fazer uma pescaria a sério o mais rápido possível.
A primeira investida coincidiu com uma valente tempestade no mar onde no meio da escuridão só se viam raios a cair e como não temos grande jeito para servir de pára-raios, adiamos a pescaria para outra data.

Na segunda investida as coisas já foram feitas de forma diferente. Começamos por inspeccionar no dia anterior alguns sítios que costumamos frequentar. Da inspecção tiramos as conclusões necessárias e o local escolhido de forma fácil. Estava lançado o desafio, iríamos ter pescaria no dia seguinte!

As condições revelaram-se as previstas, com o mar pequeno e a trabalhar bem assim como o vento a dar apenas sinais de vida com umas brisas ocasionais, as ideais para o local escolhido!
Estava uma noite de verão autentica com uma ligeira brisa fresca típica do mar mas um imenso calor abafado quando a brisa parava. Facilitamos de tal forma que apenas levamos o mínimo para manter a temperatura do corpo agradável, no meu caso a parte de baixo do fato, uma tshirt e corta-vento!

Canas montadas, amostras na bolsa, fatos vestidos e lá vamos nós ver o que a noite nos reserva...
Logos nos primeiros lançamentos deu-nos a sensação de sentir algo, mas poderia ser algum estralho ilegal ou areia/rocha mais elevada no caminho. Certo é que não voltou a acontecer...

O tempo ia passando, a hora mágica da viragem da maré estava a aproximar-se e a dança das amostras começava, onde se experimenta esta amostra, depois aquela, e porque não a outra que é interessante para aquelas situações... Quem pratica spinning sabe a rotação que as amostras podem ter quando se "adivinha" peixe e não se arranja forma de os estimular a atacar!

Numa das mudanças, digo eu ao João "Perdi a cabeça, vou lançar para ali a Saltiga". Ora, quem me conhece sabe bem que as melhores amostras não saem da bolsa sempre, apenas quando tenho confiança e conhecimento do pesqueiro, para saber se é seguro ou não usar sem o risco de a perder. Meia duzia de lançamentos e sinto uma pancada seca e uns puxões! "Tenho um! Mas parece-me ser pequeno..." digo ao João, que tratou de recolher a linha dele para me facilitar a recolha.
A surpresa veio quando chegou à nossa beira e fomos recolher... Uma valente lula interessou-se pela Saltiga Laser Sardine e veio para fora, dando-me mais uma espécie nova capturada!
Nhaam nhaam calamares!


Tiradas as fotos da praxe, voltamos à carga pois quem sabe se não estariam mais na zona à caça. Tal não veio a revelar-se e voltei à dança das amostras. Numa das trocas, vejo a luz do João a apontar para mim e um movimento. Era um belo robalo que ele tinha apanhado mesmo à beira e prontamente o recolheu sem grande alarido!
Um robalo ninja
O tempo ia passando novamente, o peixe já tinha dado sinal e a moral estava em alta, mesmo sem haver mais capturas. Mas como que é bom tem que acabar e já que o dia seguinte era dia de trabalho, decidimos terminar ao fim de 10 lançamentos cada um.

Lançamento 1.... Lançamento 2....Lançamento 3.... Lanç.....Acabo de fazer o 4º lançamento e o João quase a recolher o 3º dele quando ferra mais um robalo quase aos pés e mesmo ao meu lado!
Recolhido o peixe, voltamos ao inicio da contagem para o encerramento.
Novamente, lançamento 1...Lançamento 2...Lançamento 3....Lançamento 4 e..... Mais um! Com a mesma amostra, mesma zona, aconteceu a mesma situação de ataque e como resultado foi mais um para a contagem.
O resultado final
Voltamos ao 0 dos lançamentos e desta vez prolongou-se mais a contagem e mesmo no nº10 tive um toque que não ficou ferrado, terminando com um valente "f*****-se, tive toque e fugiu!" a pescaria onde eu fiz uma captura sem escamas e o João me deu uma coça :)
Haja alegria :D
Mesmo depois da coça, a boa disposição reinou e ficou na mesma o pedido de rematch com direito a desforra, mas desta vez vou levar escamas para casa eheh ;)

Canas: Hiro Magister Lure 3m - Daiwa Infeet 2,82m
Carretos: Shimano Twinpower 4000 - Daiwa Luvias 3012H
Fio: Sufix 832: 0,23mm - 0,20mm
Baixo:  Duel Powercarbon 0,37mm - Gorilla UC40 0,45mm
Amostras: Daiwa Saltiga 17 Laser Sardine
Macua A41 165
Maria Chase 115 SW MIOH
Ler mais »