segunda-feira, 24 de março de 2014

Melhores dias estão para vir...

Depois da tempestade vem a bonança. Ou assim deveria ser, não fosse este tempo instável que ainda mexe com o mar.
Estes últimos 3 meses foram duros em todos os sentidos. Muito mar, muito vento e isso tudo junto traduziu-se em muitas mudanças.
Entre algumas aberturas que o tempo ia oferecendo e como quase todos os pescadores a ressacar por uma pescaria, lá ia eu tentando a minha sorte. Mas era apenas isso, tentar a sorte.
Os sítios que anteriormente conhecia muito bem e davam resultados são neste momento enormes pedreiras rapadas e ainda sem grandes petiscos para os peixes.
Outras alternativas foram descobertas, mas por serem "novidade" ainda não sei o quê nem como funcionará e por isso não deram frutos.

O mar caído da semana passada trouxe bastantes relatos de capturas um pouco por todo o lado, alguns de meter respeito, mas infelizmente a mim não me tocou nada. Mas a vontade de ir a pesca aperta e contra isso nada a fazer senão insistir de qualquer forma....

Este fim de semana olhei para as previsões a ver o que fazer da vida. Mais uma vez o vento forte volta a mexer com o mar. Ficar em casa é uma opção que começa a ser angustiante, decidi ir dar uma volta para outros lados.

Como ando sempre com uma cana de spinning no carro e uns palhaços, fui ali ver se já cá andam os chocos. As marcas que fui encontrando eram frescas, apesar de não serem em grande quantidade já era um sinal positivo.

Lançamento atrás de lançamento, lá ia passando o tempo. Umas vezes trazia lixo, outras umas cenouras-do-mar (caralhetes) e assim fui-me entretendo, era uma maneira de enganar o corpo e mente - "estás a pescar, é melhor que ficar em casa".
O sol já se tinha posto e dei a mim mesmo um prazo para o fim da pesca.
Outro lançamento e sinto um pequeno toque seco e um peso do outro lado da linha.
Puxo devagar, com ritmo certinho, adivinhava-se a primeira captura.
Desta vez já vim preparado com um camaroeiro, estico-o e mal vejo o choco na tona, rede por baixo dele!
Eis o curioso choco
Aí está, o primeiro registo fotográfico do ano, um simpático choco :)

Ele estava zangado...!
Voltei novamente a lançar e não demorou muito para sentir algo ainda mais pesado do outro lado da linha. O processo repete-se, puxar devagarinho e certinho, sem pressas. Mas se era polvo ou choco, isso infelizmente nunca irei saber.
Tinha acabado de esticar o camaroeiro quando deixei de sentir peso... Soltou-se e foi à vidinha dele.

Da próxima vez, quem sabe....!

5 comentários:

  1. Boas Moarais,
    não deu para o spinning mas pelo menos deu para sair de casa e tar com a cana na mão, não sendo uma pesca que estás habituado ainda deu frutos, mas como dizes pode ser que da próxima corra melhor.
    Um abraço e as pescas possiveis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,
      Dar até tem dado, um pouco condicionado mas tem dado... Excepto capturas :P
      Esta pesca é precisamente para ter a cana na mão, lançar e venha o que vier, é "lucro" :)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Boas Cláudio,
    Também por aqui, os pesqueiros ficaram irreconhecíveis com tamanhas tempestades mas no entanto neste princípio de Março ainda fiz umas capturas.
    Mais dia menos dia vais dar neles e com força. :)
    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      Assim espero! Já ando com uma ressaca daquelas :D

      Abraço e força neles aí para cima :)

      Eliminar
  3. Boa Tarde, ando á procura de contacto de pescadores, da zona de Viana. Preciso de comprar principalmente Polvo. paulosbsaraiva@gmail.com

    ResponderEliminar