domingo, 10 de agosto de 2014

A noite do cardume de um

Esta pescaria começou como tantas outras começaram, uma espreitadela às previsões de vento e marés, uma conversa rápida com o meu primo no Skype e combinamos investir mais uma vez.

Só para terem uma ideia de como foi a conversa:
[15:01:17] Cláudio: amanha, spin?
[15:01:22] Milton: amanha spin
[15:01:51] Cláudio: graaade
[15:01:52] Milton: check

A ideia era apenas ir à pesca e disfrutar um pouco já que o mais certo era voltarmos cada um com sua grade às costas. Mas por vezes este tipo de previsões saem ao lado...

Chegamos ao local e deparamo-nos com uma noite super agradável, com uma temperatura fantástica e sem vento nenhum. Resumindo, estava uma daquelas noites de verão!
Canas prontas e vadeadores vestidos, era hora de tentar a nossa sorte mais uma vez.
Começamos a pescar e não demorou muito para optar por tirar o corta-vento, com a temperatura alta e ausência de vento era como estar dentro de um forno!

O tempo foi passando e a rodagem às amostras foi sendo constante, ora vai esta, ora experimento aquela que vai mais longe, depois esta que vai um pouco mais fundo...
Uma pausa para comer alguma coisa e como não tivemos resultados, fomos tentar num sitio ao lado.

Novamente, sem qualquer toque ou parecido. Se não soubesse, diria que estava no mar morto! :)
Decido voltar ao local inicial e ainda na rodagem às amostras, Saltigas, Luckycraft, Macuas e eis que chega vez da La Segunda 115.

Nesta altura somente eu estava a pescar, o meu primo estava mais afastado a ver a comedia que havia por ali nos buracos.
E sem que nada o fizesse prever....

Levo uma pancada forte e seca, a cana dobra-se toda e o carreto começa a cuspir fio como nunca tinha visto!!!
Aaahhhh, o delicioso som do carreto ZZZZzzzZZZZZZZzzzzzzzzzz!
Não tenho a certeza mas diria que durante os 10 segundos iniciais não tive forma de parar aquilo, apenas consegui aguentar como podia!
Com pouca profundidade quando estes gajos nadam parecem comboios, e tinha ali um candidato a TGV!!
Dei um berro a avisar que tinha um peixe ferrado, mas não teve qualquer reacção a não ser acender a luz e apagar novamente....
"Querem ver que o gajo pensa que estou a gozar...?" pensei.

Continuei a aguentar as investidas, a luta estava difícil!! Cana toda dobrada, muita linha fora e um peso grande do outro lado, eu tinha que tirar aquele peixe!
"Anda cá c*****o que este é grande!!" berrei novamente e desta vez já tive uma reacção, mas a reacção foi vir calmamente na minha direcção, como se nada se passasse.
"Olha-me este, em vez de me vir ajudar....Deves estar a gozar comigo deves!"

Aos poucos e a muito custo começo a ganhar algum controlo à situação e já consigo recuperar fio.
Estava tranquilo e com calma, até me aperceber que ele se desloca para uma zona com pedra...

Nessa altura já tinha o meu primo perto e pedi-lhe para acender a luz para ver a direcção do fio. Confirmou-se, estava a ir para a zona proibida!! Se queria ter alguma hipótese de lhe deitar a mão, tinha que apertar com ele. Aperto só um pouco mais o drag e começo a usar em conjunto cana e carreto para o puxar para onde queria, bem longe das pedras!

Aos poucos foi cedendo e não me foi difícil ficar de olhar esbugalhado quando vejo aquele dorso prateado no cimo da água já quase derrotado... Wwwwooooooowwwwww, é enorme!!
Trago o peixe o mais próximo possível para ser recolhido, o meu primo desce ao nível da água, deita-lhe a mão, puxa-o para cima e....

Já estáááaáá!!!!!!! YYEAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH :D

Fiquei eufórico e super contente, que belo robalo e que luta fantástica!! Melhor era impossível!!
Um belo robalo com a La Segunda...
....E que luta fantástica me deu!
Íamos deitando para o ar valores possíveis para o peso, apenas concordando que era peixe para mais de 4kg, sem duvida alguma. Faltava saber quando mais teria...
Mediu 74cm...
...E tinha 4,670kg!
Esta luta foi sem duvida alguma das que mais pica me deu, logo a seguir à corvina. E disso não tenho qualquer dúvida, nunca vi aquele carreto a cuspir tanto fio seguido!

Era impossível não estar contente, ao medir e pesar deu para perceber que tinha subido mais um pouco o meu record pessoal com este peixe para os 4,670kg!
O sorriso não engana!
...!!!
Depois da captura, voltamos a pescar com a moral revigorada mas foi captura única. Não tivemos mais nenhum toque nem nada. Foi o verdadeiro "cardume de um"...
Mas a noite estava mais que ganha!

Terminamos a pesca quando já não dava para pescar e fomos embora, agora com o meu record renovado e a nova Infeet Seabass mais que aprovada!
Há noite assim.... :)

Nota: O peixe não tem encostado nem colaborado muito, desengane-se quem pensar que isto foi só uma ida e uma captura. Antes de fazer esta excelente captura, andei a penar durante umas 6 ou 7 vezes, sempre com uma grade às costas ou então capturas minúsculas. Não basta lá ir uma vez nem andar atrás do "ouvi o amigo de um amigo de um conhecido meu dizer que saiu peixe".
É preciso ir e insistir, com ou sem feeling. Primeiro vai-se à pesca e depois logo se vê como corre porque em casa não se apanha nada!

1. Boas Morais!
    Nem mais, em casa é que não se apanha nada...
    Esses cardumes de um são normais aqui por baixo lool, mas esse um valeu bem a pena :) belo peixe Morais, parabéns pela captura e pela insistência, pois eu bem sei que desmoraliza quando não se apanha nada varias vezes de seguida...

Um abraço e força para se bater mais recordes :)

1. Ehhh lobo, tava a ver que tinhas desaparecido!
      Este valeu a pena lá ir e abafou as grades anteriores :) Desmoraliza, mas com jeitinho e alguma sorte à mistura acabamos por ser recompensados!

2. Boas Cláudio,
    Parabéns pelo teu novo Record, agora há que disfrutar e pensar já em ultrapassar a fasquia! :)
    Há isso há para ai muito menino, que pensa que aquilo vai-se ali uma horita e carregasse robalos de 5Kgs para cima e depois tem que ser na exacta coordenada que o amigo do amigo e do amigo mais que amigo, apanhou e carregou e carrega sempre... LOL
    O que interessa é que de todas essas vezes que foste à procura deles, divertiste e não perdeste amostras, o resto vem por puro acréscimo!

Forte Abraço e força com essas investidas...

1. Ehhh Manel, há muito "pescador" enganado...
      Compram material a torto e a direito e depois é ver à venda com 2 ou 3 utilizações :P
      Mas vou começar a deixar as coordenadas.... Podem é levar para o meio do monte ehehe :)

Grande abraço!

Eliminar
  3. Ganda barrote oh Cláudio!

Parabéns pela Luta!!
    É verdade sim sr. ha que ir e insistir, carregar uns chibos valentes para depois colher os frutos!

Parabéns pelo lance!!

1. Boas Cristóvão,

Foi uma luta "daquelas" :D
      E olhando agora para trás, valeu bem a pena os chibos e "chibinhos" que fui colecionando :)

Eliminar
  4. Com tanta procura haveria de chegar o teu dia Cláudio, lindo bicho, mais que merecido:) muitos parabéns, força ai um abraço.

1. E já diz o ditado que "tantas vezes vai o cântaro...." :)

Eliminar
  5. Grande Cláudio, belo peixe! Tenho a certeza que vai ser o teu recorde por pouco tempo! ;)

Acrescento ainda que gostei muito de pescar contigo nas curtas férias e de te conhecer! ;)

Em breve vou ver se posto um relatinho da nossa grade com muita natação! :))))

Abração!

1. Eheheh vamos lá ver, é sempre bom bater recordes e subir o patamar... :)

Foi uma pescaria curtinha, mas foi muito fixe :) Um outro dia vamos fazer uma a sério e sem tempo contado!

Ah e da próxima levo o colete, sempre me canso menos ahah :D

6. Boas Cláudio ;)

Muitos Parabéns pelo teu novo Record! Peixes desses já deixam as pernas no estado que mais parecem duas varas verdes !Esão momentos destes que nos deixam ficar com recordações fantásticas.
    Acho que a nota final está fantástica e 100% certinha ! ;)

Grande Abraço!

1. Boas Inácio!

Obrigado e acredita que durante um bocado fiquei apenas a "curtir a cena", sem acreditar no que tinha ali :)
      A nota final é apenas a verdade.... Insistir para ter sucesso ;)

7. Parabéns Cláudio,
    as imagens demonstram bem a satisfação da excelente captura e valem mais que mil palavras, agora é tentar bater o novo recorde com a fasquia bem mais elevada, nada que com essa persistência que tens não se consiga.
    Um abraço e continuação de bons lances.

1. Boas Pedro!
      Obrigado e é bem verdade, foi uma satisfação total ter ganho a luta :)
      A fasquia está alta, mas ainda é possível atingir e superar...Veremos o que nos reserva o futuro ;)