segunda-feira, 1 de junho de 2015

Porque um dia todos fomos crianças...

A propósito do Dia Mundial da Criança, lembrei-me de fazer um post diferente, cheio de memórias e boas recordações.

Um dia todos fomos crianças com as respectivas birras e risadas, brincadeiras e amigos, com tudo que uma criança deve ter e ser. Muitas foram obrigadas a trabalhar por necessidades, outras a seguir um desporto não escolhido por elas próprias, que por vezes apenas eram do agrado dos pais.
No meu caso, tive felizmente o prazer de me ser apresentado logo desde criança este belo e fascinante mundo que é a pesca.

Para este post fazer sentido, foi necessário ir ao baú das fotos, digitalizar (que na altura as máquinas não eram digitais) e por momentos, simplesmente ficar a olhar para elas. Pensar como o tempo passa mas "aquela" sensação sempre que um peixe está ferrado do outro lado da linha não desaparece, passe o tempo que passar....
A alegria é sempre a mesma, a ansiedade antes de um dia de pesca é a mesma, a satisfação depois de um bom dia de pesca... Tudo na mesma!

Começando com uma simples cana da índia feita e oferecida pelo meu padrinho (que ainda a tenho guardada), rapidamente lhe tomei o gosto e depois disso, não havia nada mais a fazer... Tinha que continuar, continuar a pescar!
As primeiras pescarias
Tive sorte também por ter sido acompanhado, incentivado e ajudado de todas as formas e feitios pelo pessoal da Casa Filipe.
Foi nessa loja de pesca que passei horas, dias, semanas da minha vida a ver, sentir, respirar, viver pesca.
Graças a eles, meti-me em competições de pesca em água doce. Aprendi muito...
A primeira prova de pesca - Rio Douro - Pala
Treinos às percas :)
A paixão pela pesca ia crescendo e com ela também crescia a vontade de querer aprender mais, de ir mais longe.
Os fins de semana eram frequentemente requisitados por mim para me levarem à pesca, ocasionalmente lá conseguia o que queria e pela proximidade, a pista de pesca em Amarante era o destino.
A pesca com cana directa já era passado, começava a querer compreender e praticar a pesca à bolonhesa e inglesa.
Foram muitas as lutas em Amarante...
...Algumas eu venci :)
Nas férias a pesca também tinha que ter lugar, fosse no mar ou no rio. Na companhia do meu pai, padrinho e primo, tive bastantes pescarias partilhadas...
Foram muitas as horas passadas no rio Tua de cana na mão, a tentar enganar os valentes barbos da corrente...
Vilarinho das Azenhas...
...rio Tua e a sua velha ponte...
E um belo e colorido pimpão :)
Já nessa altura tinha curiosidade pela pesca com amostras, mas ainda era um bicho confuso, com tantas formas e feitios, mas nem isso me fazia desistir.
Estava a pescar, estava no meu meio e isso deixava-me de sorriso na cara :)
Achigãs foram as primeiras "vitimas"... :)
O tempo ia passando e as coisas estavam cada vez mais a ficar sérias no que toca à competição.
Comecei a frequentar alguns concursos para ganhar experiência, para ir percebendo como funciona tudo, qual a organização das coisas que devo ter e o que não devo fazer...
Foram vários os locais visitados, alguns com resultados memoráveis!
A primeira visita à Barragem do Ermal...
...E a segunda visita à Barragem do Ermal!
Dos concursos ao campeonato regional foi um pulo. Já tinha algum conhecimento e treino, era hora de arriscar. Correu bem, pois logo na minha participação consegui sagrar-me Campeão Regional Norte (2002) na categoria de Juniores :)
Foi de todos os campeonatos que participei, aquele que melhor me correu com provas divididas entre a pista de pesca do Prado e a pista de pesca de Cavez acabei por fazer 3 primeiros lugares em 4 provas... Épico!
Uma das muitas visitas a Cavez
Em acção em pleno Prado :)
Daí para a frente, tive algumas participações em campeonatos ora Regionais, ora Nacionais (conforme a classificação) e fui visitando diversos paraísos da pesca como Chaves, Penacova, Cabeção, Mora, Coruche...
Luta feia contra barbo
Em quantidade é melhor :)
Chaves novamente, prova dura...
Penacova Regional Norte, das provas mais duras que tive
Ainda em Penacova
Mora - Cabeção - Prova Nacional
Ainda relembrando que se tratava de uma criança, é sempre necessário lembrar que se consegui o que consegui, foi porque tive apoio (grande e forte) de algumas pessoas.
Sem essas pessoas, não teria sido a mesma criança, não teria o apoio que é necessário ter, a paciência para aguentar tudo e a disponibilidade que tem que se inventar para as provas distantes.
Foram viagens a horários loucos de madrugada em plenos domingos (e por vezes sábados), kms atrás de kms de estradas nacionais com o material na bagageira.

Falo obviamente dos meus pais, aqueles que me aturaram durante anos e me apoiaram imenso.

Neste dia da criança, lembrem-se que mais do que um brinquedo ou um presente, uma criança deve ter apoio, carinho e amor.
Um brinquedo eventualmente será posto de parte ou partirá. Os alicerces dos pais, são eternos...

A criança que viram entretanto deixou de o ser, cresceu como pessoa e pescador, aprendeu outras técnicas, outras mentalidades, adoptou outros princípios e ganhou outras ambições.
A paixão, essa grande culpada por isto tudo.... É a mesma desde o primeiro dia.

E acima de tudo lembrem-se: preservem a natureza, respeitem os tamanhos mínimos e sempre que possível libertem as vossas capturas.
Um dia serão outras crianças a pescar :)

18 comentários:

  1. Bem... Deixaste-me de lágrima no olho. Sabes que se fosse necessário faríamos outra vez todos esses kms, viagens, sacrifícios de modo a que pudesses "crescer" como "cresceste" e te tornasses em quem és ; o nosso orgulho. É bem verdade que as melhores prendas são AMOR, CARINHO, APOIO, e isso filhote podes crer que sempre tiveste e terás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Um dia destes temos que ir outra vez à pesca do carapau a noite inteira, só para te mostrar quem é que é o pescador eheh :)

      Eliminar
    2. Nunca tive dúvidas sobre isso. Apesar de algumas vezes te ter ganho (sorte, claro) sabes que sempre fui à pesca para te acompanhar e não pela paixão (essa ficou todinha contigo). Mas quem sabe se numa pescaria aos carapaus, e apesar de há anos não estar com uma cana de pesca nas mãos, não te dou uma "abazada"... :-)

      Eliminar
  2. Bem Claudio até eu fiquei com a lágrima no olho, como me lembro tão bem de te ver crescer :-), eras mais chato que as pulgas, lol (tou a brincar), fizeste-me voltar atrás no tempo e lembrar de muitas coisas boas, e ficar com muita saudade de algumas pessoas e de momentos. Parabéns pelo homem que te tornaste, orgulho-me em te ter como meu sobrinho. Só te desejo muitas felicidades no longo percurso que ainda tens para percorrer. Um xi <3 muito grande da tia "Chata"

    ResponderEliminar
  3. Muito bom Claúdio, fizeste-me relembrar a minha infância..................Saudades desses tempos.

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando damos conta, já o tempo voou e ainda ontem estavamos a aprender a lançar uma cana ou amarrar um anzol !
      Coisas da vida.... :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Esta espetacular este post! Parabéns um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luis :) Fiz-o com toda a sinceridade possível e com aquilo que ainda me lembro....

      Abraço

      Eliminar
  5. hahahahahahaha
    Grandes memorias Morais :))))
    Altas fotos...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois é Pedro!!!
      Não nasci com uma cana nas mãos, mas pouco faltou! :P
      Um dia irei relembrar este post e ter mais histórias para acrescente... ;)

      Abraço!

      Eliminar
  6. Tenho pena de não ter fotos dos meus primórdios na pesca...o tempo voa e já lá vão 40 anos...tinha eu 10 anos quando fiz a primeira captura de uma linda fário, na "ponte da fiação"...a partir daí a pesca às trutas, robalos e mais tarde aos achigãs tornaram-se uma paixão!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente estas fotos escaparam, porque eu na minha "rebeldia juvenil" não gostava de fotos e fazia os possíveis para "estragar" uma boa foto :)
      Soubesse eu que hoje olho para elas e queria ter muitas mais fotos dos momentos....

      Abraço

      Eliminar
    2. Ainda bem que consegui tirar algumas "à socapa"...Senão... lá estavas como o outro a queixares-te de não ter fotos...

      Eliminar
  7. Olá Cláudio ..
    Os meus sinceros parabéns por este post, esta espetacular .
    Recordar é viver...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Augusto
      Disseste tudo, Recordar é viver....

      Abraço

      Eliminar
  8. Boas Cláudio,
    Desde pequeno já tinhas aquele feeling...
    Grandes momentos, dá para fazer uma bela de uma compilação!

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel :)
      Como disse, felizmente tive a sorte de poder acompanhar sempre esta paixão e tive quem me guiasse no caminho certo, caso contrário hoje estaria noutra onda qualquer....

      Grande abraço!!

      Eliminar