quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Passeio Matinal

O mês de Agosto é sinónimo de férias, descanso, praia! Mas quando toca a escolher o destino costuma ser uma pequena dor de cabeça...

Já não rumava há algum tempo em direcção à Costa Alentejana e isso ajudou na escolha do local para passar uma (muito) curta semana de férias.

Os motivos são variados, mas fáceis de entender: as praias são calmas e agradáveis com uma água cristalina e bem longe dos "focos" habituais (nunca percebi a panca de ir para o Algarve no Verão...) , mas acima de tudo com uma paisagem belíssima.
Pôr-do-sol em Porto Covo
A contar fazer 1 ou 2 passeios matinais a saltitar pelas pedras, levei uma pequena porção do material de spinning. Cana, carreto, bolsa pequena com 1 pouco de tudo (vinis, amostras de 12 a 17 e passeantes) e meio fato de mergulho, o suficiente para passar umas belas horas a pescar antes do sol nascer.

Como o tempo esteve um pouco "avariado" aproveitei um passeio para apreciar algumas zonas.

Bela praia algures pela Costa Vicentina ;)
Em conversa com o João que estava de passagem pela zona, acabei por escolher o rumo da próxima investida mas essa mesma investida acabou por ter um sabor agridoce.

Levantei cedinho ainda com a remela no olho e vesti-me rápido para me fazer à estrada. Isto é tudo muito bonito e tal, mas levantar cedinho custa!! Só que quem o faz em dias de trabalho, também o faz nas férias....!
Chegado ao local, equipei-me com o material mínimo e como não levei o corta-vento comigo, acabei por deixar a máquina fotográfica para trás.

ERRO!!

Ao primeiro lançamento e ainda a dormir, tive logo um ataque que acabou por desferrar, ouvindo-se então as primeiras palavras impróprias em voz alta do dia :)
Continuei a insistir no local mas sem sucesso, hora de mudar de local...

Mudo de local e o Sol começava a dar o seu ar de graça, achei que estava na altura de colocar um passeante. Patchinko 140, foste a escolhida!

Ao fim de alguns lançamentos tenho um ataque (não vi) e estava ferrado! Bastantes toques nervosos e rápidos, quando recolhi o peixe confirmei as minhas suspeitas!
Desgradei a manhã com uma baila jeitosa, estava ali o meu primeiro peixe (decente) à superfície...!

"E agora? Máquina fotográfica para registar o momento? Não trouxe......" - e seguiu-se mais uns impropérios direccionados à minha pessoa por não levar a máquina.

Libertei o peixe, apesar de ter boa medida. Achei que merecia uma nova oportunidade :)

Não senti mais nada de seguida, o sol ia subindo pelas costas e com os primeiros raios de luz, via-se ao longe nas ondas peixe. Bastantes.... Tainhas? Robalos? Bailas?
Não conseguia chegar lá...
Quem anda nestas lides sabe o quanto frustrante conseguem ser estes momentos...!

Voltei em direcção ao sitio inicial e também a caminho do carro, fazendo alguns lançamentos aqui e ali, até que ferro mais um robalote com uma Maxrap Long Range, também ele devolvido sem foto...
Pesca terminada, passeio matinal concluído e que bem me soube!
Agora com o telemóvel já consegui tirar algumas fotos, mas o "mal" já estava feito.
Há algo "mágico" que nos faz acordar cedo e deitar tarde, vezes sem conta só para viver estes momentos.

Ainda não descobri o quê.

Não me importo de ir tentando descobrir.

2 comentários:

  1. Boas Cláudio,
    Fantástica a Costa Alentejana, uma simbiose perfeita entre a terra e o mar e com spots 5*. Em Setembro lá estarei novamente...
    Para mim esse "mágico" é a paixão...a paixão da pesca!
    Forte abraço


    ResponderEliminar
  2. Boas Cláudio,
    Pelo menos sempre sentiste uma pequena actividade no meio dessas paisagens fabulosas!!!
    Para a próxima será melhor!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar