quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Escapadinha a Viana

Aproveitando o (ainda) feriado recente, juntei uns dias de férias e estavam criadas as condições para umas investidas de spinning no meu cantinho predilecto - Viana do Castelo.
Ou pelo menos assim eu pensava, pois o S.Pedro trocou-me as voltas e apesar do vento estar calmo, o mar estava com força. Diziam as previsões que ia apanhar mar de 2-3m e períodos entre os 12-14s....

Nada bom, nada bom....


Mas férias são férias e já que tinha ali oportunidade não podia desperdiçar! No primeiro dia, perdi algumas horas a ver como estão os spots habituais, se tinham perdido ou metido areia mas acima de tudo, se aguentavam o mar grande e forte.

Acabei por encontrar alguns cantos interessantes, com bons espumeiros formados desde bem longe onde as ondas quebravam com toda a sua força.
Trabalho de casa feito, vamos lá tentar a sorte!

A primeira manhã é sempre mais fácil de levantar, parece que ganhamos molas e saltamos da cama! E eram 6h da manhã, com um gelo daqueles...
Sem sentir os dedos, lá monto tudo e vou para o primeiro spot com o pensamento "bem, vou aqui fazer uns lançamentos mas o mar nem vai deixar pescar e rapidamente vou ter que procurar outro sitio".
Mas eu adoro estar enganado, pelo menos quando é pelo lado positivo!

Consegui estar cerca de 1h à pesca no mesmo ponto e instantes antes de caírem sobre a água os primeiros raios de sol, apanho um robalo com uns 2 palmos! E esta, hein?
Olá companheiro...!
Diz "Olá" à câmara :)
Tirei a foto da praxe, para ter a certeza que o frio não me tinha afectado a moleirinha e estava a ter miragens :)
Sessão de selfies....
....Bem gelada!!!
Depois da rápida sessão fotográfica, hora de libertar o jeitoso. Tinha certamente a medida, mas não a MINHA medida. Libertar é a escolha acertada!


Os minutos iam passando e depois de aproximadamente 1h de pesca, a maré estava já a dar a volta e como com períodos de mar grandes não se brinca, pirei-me dali para fora em busca de outros pousos.
Reparei então no meu relógio...Que calor estava!!!
Um calor estranho....!
O sol foi subindo e felizmente a era glaciar estava a acabar, já sentia os dedos! Com o mar que tinha pela frente, havia boa chance de apanhar um robalão daqueles, mas ao mesmo tempo estava muito instável e confuso...
Tal acabou por não acontecer mas não tinha muitos motivos para ficar desanimado, até pelo contrário. Contra as previsões, fui à pesca e acabei por enganar um simpático robalo.

Hora de ir embora, no dia seguinte há mais por explorar! Mas...Já que estava um lindo dia de sol, tiram-se algumas fotos ;)
Contrastes naturais
E que belas cores...



No dia seguinte, já com previsões mais "amigáveis" fui até outro spot em busca dos prateados.
Desta vez, levei comigo um "brinquedo" novo que conto usar de vez em quando nas minhas investidas diurnas - uma action cam!
Já a tinha há algum tempo mas apenas tinha feito pequenos testes e brincadeiras, nada sério... Achei que poderia fazer umas boas filmagens e quem sabe com uma captura!

Procurei e insisti bastante em 2 espumeiros largos mas escamas, nem vê-las...
Bem... Podem avaliar vocês mesmos o que tive pela frente e o porquê de estranhar nem um pequeno ataque!


Entretanto a bateria acabou e fui-me deslocando para outros pousos, atento a espumeiros onde pudessem andar os nosso amigos robalos.
O que fica para trás são as pegadas e momentos
Caminhava eu entre 2 pontos rochosos, quando vejo um pequeno polvo a "correr" em direcção à água mas parou quando me aproximei. Ora já que paraste, vamos lá tirar umas fotos :)
Faz-te à vida jovem!!
Close-Up
Ia o deixar ali mas vi que umas gaivotas já estavam de olho nele, então dei-lhe um empurrãozinho até a beira das ondas e foi só esperar por 1 ou 2 para ele ir à vidinha dele
Vai marinheiro vai vai!!!!
Mais uma manhã bem passada, apenas tenho pena de não ter tocado em escamas mas foi bem melhor que ficar em casa :)
Na despedida....




Terceira manhã, revelou-se uma manhã novamente com previsões agradáveis e novo spot para bater.
Pessoalmente, não gosto de ir sempre ao mesmo sitio, gosto de ir "passeando" e ir vendo como as coisas estão. Se der peixe, deu :)

Novamente acompanhado pela câmara, voltei a tentar a minha sorte de capturar (em video e na realidade) um peixe jeitoso mas...


Desta manhã não há muito a contar, foi mais uma investida onde insisti bastante em espumeiros e zonas rochosas, com vinis, zagaias e amostras rijas mas não quiseram nada comigo.
Apenas que me cruzei com um polvo de tamanho jeitoso numa poça. Ele olhou para mim, eu olhei para ele e disse "Vou-te comer." E comi. :)

Fica aqui uma foto bonita que tirei, pescar de dia é mesmo bom para capturar estes clicks mágicos...
Aquelas cores....

E assim me despedi de Viana, com a promessa que na próxima visita irei pescar com o mesmo prazer, isto se não for mais! :)

2 comentários:

  1. Boas Cláudio,
    Nem com o TPC bem feito te safaste...
    Há dias assim... Não conheço esses pesqueiros, mas certamente será igual aos que frequento, simplesmente está tudo reunido para apanhar uns peixes mas eles não encostam!!!
    No 3º dia, estava mesmo bom...
    Pelo menos ainda deste com um polvo jeitoso e safaste outro das gaivotas... :)
    Valeu a pena a insistência e aperta com eles

    Forte Abraço e Boas Festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel,
      Opa, em teoria até me "safei" porque consegui desencantar um robaleco com condições adversas :P
      E sim, nos dias seguintes havia sitios que estava mesmo a pedir uns peixes bons e nadinha de nada...
      Mas pronto, é mesmo assim a pesca :)

      Grande abraço!

      Eliminar