domingo, 13 de março de 2016

Imprevisto Agridoce

A pesca é e será sempre das actividades mais incertas e imprevisíveis.
Numa questão de horas, minutos ou mesmo segundos, o jogo muda, tudo muda, tanto para o bem como para o mal.

Imprevisível e instável como tem estado o mar, a vontade aperta e dia após dia a esperança de uma abertura vai aumentando com o passar do tempo. Cansei-me!
Não quis esperar mais, fiz-me à vida e mais que farto de estar em casa procurei uma zona abrigada e calma para fazer uns lançamentos.

O plano era tentar enganar umas tainhas com pluma, pura e simplesmente com o intuito de passar tempo. Mas novamente a instabilidade levou-me a considerar um plano B, para não me deslocar em vão.
O plano B foi lançar uns vinis, jigs pequenos e quem sabe enganar algum predador mais pequeno. Uma cavala, um bodião ou quem sabe um sargo mais atrevido, qualquer coisa servia para ter a cana a tremer....!
E como não tenho material especifico para este tipo de pesca, teve que ser o material de achigã a desenrascar!

Chego ao local, tudo de acordo com o previsto. Calmo, água com boa cor e visibilidade, pouco vento, parece que está tudo Ok. Excepto a parte das tainhas!
Não havia nenhuma à tona, estavam tímidas provavelmente por causa do frio.
Então não há que desesperar, ataca-se com o Plano B!

Cana montada, meto uma ponteira de fluor 0,25mm, "se andarem as cavalas por perto, isto chega e sobra" pensei eu.
Voam jigs de 20g para atingir boas distancias, vinis tipo minhoca para bater zonas mais próximas e quem sabe fazer sair algum peixe escondido nas pedras, medalhas para tentar atrair uma acelerada cavala mas nada mexia...

Vou rodando as amostras que tinha comigo e chega a vez de um pequeno Black Minnow 90. Com águas abertas e cor realista, porque não arriscar?

Não contei quantos lançamentos fiz, mas foram alguns. Mais para a esquerda, mais para a direita, paralelo à costa, recuperação rápida, lenta, zig-zag.....
Sei que estava a recolher e o vinil quase encostado aos meus pés, vejo um cardume de "coisas escuras" surgir do nada, precisamente onde estava o meu vinil e um peixe aflito... Espera, será que está ferr..... JÁ ESTÁ!!!

O QUE É ISTO?!?!

Um robalão ataca, mesmo aos meus pés! E eu vi tudo, com toda a clareza possível!

Puxava e dava boas pancadas mas a cana amortecia bem, o carreto dava fio mas apenas o necessário... Calma, muita calma!
Cana de achigã 2,1m, carreto Sienna 2500, ponteira 0,25mm.... Sabia que tinha uma carga de trabalhos pela frente, tudo se resolve!!
Quando podia recuperava alguma linha, sempre de cana levantada quando o peixe queria afundar e cana para o lado quando tinha a boca fora de água.

Tive que encalhar o peixe com calma numa rocha, descer e enfiar o polegar bem dentro da boca.
Não tinha grip comigo, quem é que leva um grip para cavalas e sargo?
Calma que já não está a lutar tanto. Agora é só apertar firme, de uma só vez e......
O gigante e o minorca
Light Gear - Big Fish
Já está. JÁ ESTA!!!! O QUE É ISTO?!?!?!? NÃO PODE ESTAR A ACONTECER, É UM SONHO!!!!
Acabei de tirar um BRUTO robalão, com ponteira 0,25mm, uma cana de spinning ligeira e um carreto que custou menos que uma amostra...!!! - SURREAL!
Fantástico....!!!
Não queria acreditar, não podia estar a acontecer... Eu só queria passar algum tempo e acontece-me isto?!
Mais uma foto :)
O peixe pousado chama a atenção a um casal que estava por perto, aproveitei para lhes pedir para me tirarem uma foto e acederam simpaticamente ao meu pedido entre elogios e coisas como "Tão grande! Que peixe é? Um robalo?! E com essa caninha tão pequena?!" :)

Um sorriso...
...Outro Sorriso!
Para mim, o dia estava ganho. Saí de casa com o intuito de passar algum tempo e acabei por travar uma batalha fenomenal, com material ligeiro e nada a pensar neste tipo de capturas...!

Então, mas o peixe era assim tão grande?Bem....Acho que posso dizer que sim. Bati o meu record, este belo robalo com 70cm acusou 4,770kg! Bónus extra, com material ligeiro!

E já agora, uma pequena curiosidade: precisamente com este conjunto cana/carreto, apanhei os meus 3 maiores predadores: Achigã, Truta e Robalo :)
"É preciso ter olho...."

Mas nem tudo foi fantástico....

Há coisas que nos deixam em abaixo, por serem feitas consciente ou inconscientemente. E no meio desta aventura, duas coisas deitaram-me abaixo.
Duas coisas distintas, mas ambas importantes...

A primeira coisa de que me arrependo, foi a minha hesitação em levar a actioncam. O meu pensamento antes de sair de casa foi "Bah, levar isto para que? Não apanho nada e não, vou agora levar isto...Está bem está!!".
Burro! Tive uma ferragem clara e perfeita aos pés, com água limpa e material ligeiro, nunca mais na vida vou ter outra assim, uma filmagem destas ia ser BRUTAL!!!
Mas deixei-me levar pelo pensamento negativo e agora azar, não filmei...

A segunda coisa que me arrependo..... É dura e foi inconsciente. Sempre que pensar nesta captura, neste record vou-me lembrar disto.
....Era uma fêmea.... Cometi um erro, um grave erro. Errei redondamente! Daqueles que é fácil apontar o dedo e dizer ao outro "erraste!" mas difícil de digerir quando se trata de nós próprios...

Não preciso que me seja apontado o dedo, quando me apercebi já era tarde demais e arrependo-me da minha atitude egoísta e egocêntrica....

Pudesse eu voltar atrás, teria tido outro fim esta história agridoce....

12 comentários:

  1. Boas Cláudio
    parabéns ,não te arrependas de não libertar, pois os barcos matam mais "alvins" num dia que nós lúdicos 1 ano ....SAUDE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno,

      Em parte, arrependo-me porque tenho gosto em libertar 4 ou 5 dos pequenos, neste caso impedi a criação de centenas ou mais...
      Custa na mesma, não podemos usar os barcos como bode expiatório quando também se tem impacto, apesar de mais pequeno não deixa de ter impacto...

      Abraço!

      Eliminar
  2. Boas claudio , deixa-me já dizer : QUE BELO ROBALAO !! Cada vez mais acho que essa é a verdadeira essencia da pesca , pescar peixes grandess com material ligeiro , uma luta mais equilibrada para o lado do peixe ! E quem sabe se tens levado um 0,40 normal ele nao passava lá e nem um oi dizia á amostra ??? A luta deve ter sido incrivel , com essa caninha sentias cada escama da menina a soltar linha ! muito bom relato ! Foi mesmo pena isso da camara , quanto ao robalo nao te matrizes , pois tenho a certeza que esse robalo vai proporcionar uma boa janta , rodeado de alegria e boas conversas á mesa ! Pior fazem as redes ilegais que matam 20 e 30 desses para nao dizer mais ... um pescador de vez em quando tambem tem de ter direito a isto . Pois a vida nao está facil para ninguem e uma refeiçao dessas é sempre bem vinda ! Grande abraço e tens que começar a ir mais vezes ás cavalas eheheheh :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André,
      Foi uma boa luta, por ter sido aos pés e nas condições que foi teve um sabor extra :)
      Quanto as redes, legais ou ilegais, no fundo o problema é que acabam por matar uma criação, é tudo uma questão de números: vale mais um robalo grande, ou futuros 1000 robalos? :\
      Eheheh fazes bem, as cavalas também merecem ter o seu momento :)

      Abraço e obrigado

      Eliminar
  3. Boas Cláudio,
    Parabéns pela novo record e com esse material mais gozo deu ainda, nunca digas nunca, pois nunca se sabe o que o futuro reserva e pode ser que esse conjunto ainda te traga Maioresss Alegrias... é uma questão de o utilizar mais... :)
    Em relação a ser fêmea, só te questiono uma coisa quantos robalos já apanhaste este Ano?!? Quantos abaixo da medida e ovados foram capturados por profissionais e lúdicos inconscientes?!?!
    Também sabe levar janta para casa, não concordas?!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Agora só falta tirar uma corvina com este conjunto eheh :) Nem em sonhos!
      Este ano é a primeira captura que tenho... Mas preferia que fosse um gorducho cheio de comida, em vez de uma fêmea com criação.
      Não dá para controlar o que os outros fazem mas o que eu faço ou poderia fazer, já é outra coisa...Mete-me um pouco de impressão, só isso :\

      Grande abraço!

      Eliminar
  4. Boas Cláudio,

    Também já tive essa sensação de apanhar um tarolo com material ligeiro. É realmente diferente...
    Quanto ao facto de ser fémea, não te martirizes... Dou-te um exemplo na caça ao javali: Existe um código, digamos de honra, em que não se deve matar javalis fémea. Contudo, nem sempre é possível distinguir o sexo do animal.

    Grande abraço e continuação de bons lances

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luís,

      É uma grande sensação que fica, sensação de um combate mais equilibrado e perto dos limites, qualquer falha pode ser critica!
      A diferença da pesca para a caça é que se apanharmos e conseguirmos perceber que é fêmea, temos a opção de libertar em aberto mas na caça já não é bem assim...

      Abraço!

      Eliminar
  5. Comé Morais!
    É mesmo a pesca é imprevisível e nunca sabemos do que lá vem...
    Uma das melhores capturas que fiz ao spinning foi num dia que o mar estava forte e só lá fui para passar o tempo, foi um Robalo de 5kg e se fosse hoje possivelmente não ia à pesca porque o mar era forte de mais...
    Eu por acaso tive sorte e tinha a camera de filmar comigo e consegui filmar tudo, na altura ainda tinha paciência para essas coisas de filmagens :)

    http://lobodumar.blogspot.pt/2011/02/robalao-5-kg-novo-record.html

    Em relação a ser uma fêmea ovada não te sintas culpado, pois qualquer um quer apanhar uma fêmea dessas e leva-la para casa e quem o disser o contrario é porque está com azia...
    Fazes a tua parte quando libertas pequenos juvenis e esta é a altura em que podemos bater recordes, quando as fêmeas estão gordas e ovadas...

    Parabéns pelo excelente exemplar :)
    Abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa oh Nunes, tá quieto!!
      Não metas o dedo na ferida que ainda doi!! Tens mesmo que me lembrar que não levei a cam? :P
      Eu lembro-me de dessa captura, brutal!

      Quantas vezes um gajo sai de casa a pensar "hoje é que vai ser" e afinal, não é... Outras, sai-se de casa "só para não ficar no sofá" e pimba :)

      Preferia um robalo cheio de fibra e/ou comida... Não gosto de usar o peso das ovas para meta de recordes, não é bem a minha cena :\
      Mas pronto, bola para a frente e que venham as próximas capturas! :) Com camara ligada, de preferência :D

      Grande abraço!

      Eliminar
  6. Viva Cláudio!
    Parabéns pela captura e record do achigã...digo labrax, lol :)!
    Com essa "canita" foi uma adrenalina e pêras, uma sensação fantástica!!!
    Quanto a ser fêmea...se ainda não degustaste , faz bom proveito!
    Forte abraço e boas fainas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh Boas José,
      Um "bass" será sempre um "bass", esteja no mar ou em água doce :)
      A canita portou-se muito bem e à altura ;) Foi brutal e ver tudo "in-loco" é do melhor que há, fantástico mesmo!

      Abraço!

      Eliminar