quinta-feira, 9 de junho de 2016

Noite de Clássico

A pesca não é uma ciência, nem nada que se pareça. Mas existem alguns factores que por vezes ajudam a acertar as agulhas e ter bons momentos.

Conhecer o pesqueiro não implica apenas saber o nome e reconhecer a vista. Implica muito, mas muito mais. O trabalho de casa bem feito inclui reconhecer padrões, saber quando e como o peixe costuma encostar, quais as melhores alturas, que factores têm que estar favoráveis para que isso aconteça...

E este relato é de precisamente uma dessas noites, onde todos os factores e previsões se alinharam e apenas faltava o peixe colaborar.

Estive atento às previsões durante alguns dias, sempre a controlar e desejando que as mesmas não se alterassem muito, pelo menos para pior. E eis que chega o momento!

Desafiei o João, mas a hora da maré e uma pequena gripe fizeram com que recusasse. Lancei o mesmo desafio ao Grigas, que aceitou sem qualquer problema, a Team seria representada por 2 dos 3 gradeiros :)

A caminho do spot, comentei com o Grigas que das duas uma: ou a noite iria ser fantástica, ou então íamos coar água a noite toda. Mas eu punha os meus 5 tostões na primeira hipótese!

Calmamente e sem ninguém por perto, preparamos o material e fizemo-nos ao mar.

Faço o primeiro lançamento e ainda estava o Grigas a chegar ao pé de mim, já eu ouvia um belo Zzzzzzz e tinha um peixe ferrado!!
O primeiro da noite, ao primeiro lançamento!
Fizemos logo grande festa e avisei logo o Grigas "prepara-te que hoje irá ser uma noite em grande".... E foi!!!

Troco de amostra (apeteceu-me experimentar), e ao terceiro lançamento....ZZzzzzzzzz mais um peixe!!
Segundo peixe, ao terceiro lançamento...!
Ao quinto lançamento... Outro ferrado! E por ser pequeno, voltou para a água de onde veio!

E já contava com 3 capturas!
Depois foram precisos mais uns 20mins para ter a resposta do Grigas com o primeiro peixe da noite!

O primeiro do Grigas!
Mais alguns minutos passaram e... Eis que chega o meu quarto peixe da noite....!

O meu quarto robalo da noite...
E já contava pelos dedos!
Continuamos assim até que acalmou o ritmo, apesar da contagem já ir nuns generosos 6-3 (total capturados, incluindo os libertados) e decidimos mudar para outra pedra, para ver se as coisas voltavam ao mesmo ritmo.

Mudamos de pedra, faço o primeiro lançamento e.....ZZZzzzzzzzzz mais um robalo ferrado!!
Mais um ao primeiro lançamento, na mesma noite!
Faço outro lançamento e.....pois..... Zzzzzzzzzzzzzzzzz já está outro!!

Dois em dois... Já é abusar!
Deixo o Grigas fazer um lançamento antes de eu lançar e.... lá está.... ZZzzzzzzzzz outro para ele!

Este seria o meu terceiro :)
E as contas estavam bem equilibradas, até o Grigas apanhar-lhe o jeito e tira 3 de rajada, e eu a vê-los passar, nem pararam para tirar foto! :)

Pelo meio ainda teve alguma sorte pois um peixe mais energético abanou-se na hora errada e por pouco não ficou com uma fateixa espetada... Ficou-se pelo arranhão mais profundo, mas ainda apto para pescar!

Íamos já com 8-7 e como eu não queria ficar sem dar resposta.... ZzzzzzzZZzzzzzz  robalo ferrado!! Pequenote, voltou para a água... :)
Fica a foto do registo :)
A maré mandava nos sair da pedra e como não gostamos de arriscar, mudamo-nos para o primeiro spot. Voltamos para o sitio inicial e passado um bocado, eis que chega o meu 10º robalo da noite!
Eis o 10º robalo da noite!
Precisei de ajuda para contar com os dedos :)
Mais 5mins e já estava cá fora mais 2 pequenotes, prontos para serem libertados ;)

Foto e de volta para a água!
O Grigas não gostou e tratou de responder prontamente com mais um robalo, o seu 8º robalo da noite! :)
O 8º robalo do Grigas!
E como o tempo não pára, o dia começava a mostrar as suas cores e a esperança de apanhar mais algum peixe iam desaparecendo... Mas havia algo que estava a faltar e por algumas vezes comentamos um com o outro no meio da pescaria: faltava um "peixe-duplo", ou seja, os dois com peixe ferrado ao mesmo tempo!

Bem.... Que melhor despedida da noite, do que com um peixe duplo? ;)
Double strike - double fish!

Estava na hora de abandonar o sitio, a maré já estava a fazer das suas e ainda tínhamos muito que caminhar...Mas antes, era preciso uma boa foto da praxe, para relembrar mais tarde!!
As capturas do Grigas
As minhas capturas!
A "profecia" cumpriu-se e tivemos uma noite de um clássico, onde tudo se alinhou para esta loucura. O Grigas não sabia onde se meter, nunca tinha apanhado uma pescaria assim, nunca tinha visto tantos robalos a sair assim, dentro do mesmo calibre e tão "facilmente" ;)

No total foram capturados 13 robalos por mim e 9 pelo Grigas, dos quais apenas trouxemos 8 e 7 respectivamente, tendo os restantes sido libertados que apesar de terem medida legal - não era a nossa medida.

Sentimos a falta do João, repetimos várias vezes entre os robalos capturados que "porra, o João devia estar aqui também!!", ele merecia ter lá estado connosco, a noite também deveria ter sido dele. Mas ainda não é possível adivinhar quando ocorre um "fenómeno" destes...

Alguns pontos a reter desta noite:

• As previsões do mar e vento, assim como a altura e hora da maré foram as ideais para o spot;
  • Apesar do elevado numero de capturas, não bastou atirar qualquer coisa à água para apanhar peixe. Apercebemo-nos de que o peixe estava longe e a atacar mal a amostra caísse, mas o vento complicava essa tarefa. A solução foi utilizar amostras que lancem longe e comecem logo a trabalhar: Silent Assassin ,Saltiga e Z140, com preferencia para a Silent por colocar imediatamente o peso na cabeça (ao contrario das outras). Umas 5 ou 10 maniveladas bastavam para perceber se ia dar peixe ou não - poucas foram as capturas a meio do caminho;
  • Para não perdermos preciosos metros no lançamento por causa das barrigas de linha criadas pelo vento lateral, tivemos que travar a amostra em pleno voo 1segundo antes do contacto com a água;
  • Com o lusco-fusco, deixamos de ter qualquer toque;

PS: é este o estado em que fica o polegar depois de "malhar" neles a noite toda :)
O dedo todo rasgado e arranhado :)