segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Tudo ao contrário!

São várias as vezes que vamos à pesca a pensar que vai ser apenas mais uma pescaria normal.
Faz parte, ao fim de algum tempo já sabemos o que a casa gasta e com o que podemos contar. Mas então, será que ao fim de algum tempo já nada nos surpreende?

Errado! Ainda há momentos que nos deixam de mãos na cabeça a pensar "como raio isto aconteceu?!"
Ainda bem que assim é, ninguém gosta de rotinas :)

Relativamente à pescaria em si, começa com um mar desajeitado e nada simpático. Uma ondulação irregular, com ondas cruzadas vindas de várias direcções não deixava trabalhar as amostras à vontade, sendo necessário acelerar um pouco a recuperação ou pescar mais pesado.

Sondamos o pesqueiro com as amostras habituais, mas do peixe nem sinal. Eis que o Grigas diz que vai desgradar uma Maria Duplex. E eu ri-me, como em tantas outras situações que alguém diz "vai ser agora".
Primeiro lançamento, recupera a amostra com toques e de repente... "Olha olha, tenho peixe! Mas está a bater de forma estranha...."

Eu recupero a minha amostra e fico a aguardar pelo peixe, para o recolher. Mas não via peixe nenhum... Dizia o Grigas que estava mesmo a minha frente, mas eu não via nada! Até que vejo algo castanho na água. Pareceu-me um choco, talvez um polvo, mas nada de prateado!

Uma melhor e mais cuidada observação e eis que vejo um.... Linguado.
O desgraçado do Grigas apanha ao primeiro lançamento, com a amostra que disse que ia desgradar (e desgradou), um linguado! Qual é a probabilidade?!

O linguado roubado!
Grigas, por esta não esperavas tu!
Olhó linguado fresquinho!
Rimo-nos da situação e ficamos parvos durante um bom tempo, foi algo mesmo fora do comum....!
Durante o resto da pesca, de vez em quando lá vinha um "isto hoje está mar de linguados!!" com uma gargalhada logo de seguida :)

Continuamos a pesca, mas sem sinal deles. Insistimos, trocamos amostras por vinis, vinis por afundantes, afundantes por flutuantes... Nada.
Já ponderávamos ir embora quando o Grigas diz que sentiu algo na amostra mas não ficou. Eu tinha acabado de recolher a amostra e disse "Sentiste toque? Então vou já pôr aqui esta amostra e trato já disso!"

Lançamento longo, algumas maniveladas e.... Temos cabeçudo!! Luta bonita, controlada e peixe recolhido. Um belo robalo, possante e cheio de fibra fez-me ganhar a noite.
Valentão!
Sem estica-o-braço :)
Mas não ficou por aí a noite... Cerca de 30mins depois da minha captura, tenho outro ataque! Este era claramente mais pequeno e a luta não se prolongou muito. Não tinha tamanho para levar para casa, então depois da foto voltou para a água. Mas algo chamou à atenção antes de voltar para a água...
Robalote gordinho
O robalote estava de barriga cheia e ao retirar a amostra vejo um rabo de peixe na boca do robalo. Que raio o gajo tinha na barriga?!
Com o alicate puxo pela cauda do peixe e.... Um carapau. Um robalo com uns 38cm aproximadamente, engoliu(!!!) de cabeça um carapau de 16/18cm. E ainda se foi atirar a uma amostra de 16cm!!!
Robalo e...Carapau?!
Carapau bem grande!
Maior que a amostra!!!
Surreal, completamente surreal! Já tinha apanhado um robalo com polvo na barriga, bastantes com pilado... Mas nunca com um carapau!
Certo é que depois de retirar o carapau, o coitado ficou de barriga vazia para a água. Pode ser que aprenda a não ser guloso :)
As capturas da noite :)
Do bucho do grande
Há noites que realmente são fora do normal.... Tudo ao contrário! :)

6 comentários:

  1. Comé Morais!
    Eu também tenho a mesma opinião, quando um gajo sai de casa para ir para a pesca não vale a pena muita excitação porque um gajo já sabe o que a casa gasta :)

    E realmente essa poucos esperam encontrar, um robalo desse tamanho com um carapau pela goela a baixo, porra que o gajo devia estar mesmo com fome que ainda se foi atirar à amostra :)
    Isso é que foi uma noite de pesca um pouco estranha, um linguado ao spinning e um carapau já escamado :)
    Olha que eu uma vez já apanhei um pregado mas com vinil, era pequenito.

    Agora o que tu fizeste não se faz...
    Tirares comida da boca de um criança e ficas com ela para ti!!!!!!!!! Francamente...
    ahahahahahahaha

    Abraço e parabéns pelas capturas
    Força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mekieee Lobo!

      A vontade e maluqueira por ir à pesca é sempre a mesma, mas nunca podemos ir a contar que vai ser assim ou assado, corre sempre de maneira diferente :)

      O rapazinho estava a ser guloso e por pouco não se lixou, o castigo foi voltar para a água de estômago vazio... :P Mas foi um bonito 2em1 ahahah

      Pregado só apanhei 1, mas foi a pescar ao fundo :)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Boas Morais,
    A dar assim com linguados não vale a pena levar a cana de fundo... LOL
    Quer dizer o Grigas leva com o toque e tu é que o vais lá buscar... LOL
    Foste roubar a comida ao robalote, isso é para ele se jogar já à primeira amostra que lhe passar à frente! :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha é que é mesmo... Da próxima vez nem quero imaginar, ainda me saca uma dourada ou um sargo...!!
      E isto é mesmo assim, ou ferra quando tem toque ou eu vou lá e tiro-o para fora :P

      Espero que o pequenote reconsidere bem a dieta que está a levar, porque a comer assim desta forma vai morrer cedo e não vai ser por obesidade :)

      Abraço!

      Eliminar
  3. Boas Cláudio, a pesca é mesmo uma caixinha de surpresas, por acaso já vi um colega meu apanhar um linguado ao spinning, o problema é que nas três pescas que se seguiram apanhou duas Salemas e um peixe aranha...eheheh... já andava passado...lol
    Parabéns aos dois pelo companheirismos e pelas capturas.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Hélio!
      Epa, espero que isso não aconteça... Era muito mau! Mas iria ser qualquer coisa de surreal.... :)

      Grande abraço!

      Eliminar