quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

El Gordo!

Depois dos primeiros arranques do ano tirados quase a ferros, passado uns tempos surgiu uma outra oportunidade mas muito tímida e discreta. Nesta altura do ano, todas as oportunidades devem ser aproveitadas e esta não foi diferente.

Por ter sido muito em cima da hora, acabei por ir sozinho ver se eles andavam lá. Não é problema, pois por vezes também precisamos de um tempo a sós com o mar...

A noite estava fria, foi preciso agasalhar-me bem para conseguir aguentar. Que saudades das noites de aragem quente e abafada!

Chegado ao local de ataque, começo por pescar para um dos lados que costuma ser mais restrito por causa do mar. Mas não estava a mexer bem como gosto... Ao fim de uns lançamentos, opto por mudar de lado.

Terão passado apenas alguns 5 ou 10mins quando levo uma boa pancada na cana e sinto o fio a sair do carreto! Afinal anda aí qualquer coisa!!!
Trabalho o peixe ao largo para o cansar, vou recuperando linha e quando chega a hora de o recolher surge uma pequena complicação... Não tinha ondulação nem nível de água para o fazer passar as pedras!
Bem..... Temos que nos desenrascar e neste caso, a solução foi virar o peixe para outro lado e recolher na areia. Puxo para a zona da areia, abro um pouco o drag para não forçar e como estava um pouco alto, lá vai salto para a areia!

Apresso-me para recolher a linha folgada pelo salto, aperto um pouco o drag e com a ondulação cobro o peixe. E fico boquiaberto....
Um bom peixe...!
Grande barriga!!!!
Era um peixe gordo como tudo!!! O primeiro pensamento foi "pronto, temos aqui uma fêmea" mas pelo sim, pelo não optei por verificar. Com a mão deslizei pela barriga abaixo e só sentia "cascas", certamente de caranguejo (99% de certeza pilado). Incrível, o peixe era mesmo obeso!!!
Não podia faltar a selfie!
Momento Picasso
Insisto no mesmo local e não tive mais nenhum ataque, com a habitual rodagem de amostras. Hora de voltar ao sitio inicial!

Vou agora deixar algumas das abordagens que fiz enquanto estive neste mesmo local:
- A maré tinha alguma água e um pouco de corrente quando cheguei no inicio da pesca. Pescava com amostras que chegassem longe para tentar apanhar a zona fora da corrente, mas vinham "a correr". Sem sucesso.
- Quando lá regressei, já estava mais calmo mas ainda alguma com corrente. Tendo em conta a altura da maré, uma amostra afundante de 17 não iria ser produtivo, iria bater na areia. Optei por uma de 14 afundante, só o suficiente para aguentar a corrente. Sem sucesso.
- A maré começa a virar acalmando a corrente. Ao mesmo tempo, surge a lua iluminando o mar. Coloco uma amostra flutuante que não afunde muito e com reflexos...

Ao fim de meia duzia de lançamentos tenho um ataque já nesta ultima abordagem, mas acabou por não ficar ferrado libertando-se após uma pequena corrida...

Isto apenas para dizer que não há amostras milagreiras, não há amostras que "inventam" peixe só porque estão na mala e dizem os outros que sim. O que há são ferramentas adequadas para cada situação e temos é que tentar tirar o máximo de proveito dessas mesmas ferramentas, na situação adequada!
Se vai correr sempre bem e é linear? Obviamente que não ou não fosse assim a pesca, incerteza e apaixonante! Mas cabe a nós, pescadores, tentar ter a sobriedade e clareza suficiente para perceber o que temos pela frente e como vamos abordar...!

O gorducho!
Depois do ataque insisti mais um pouco, mas a pesca estava feita, já tinha um bom peixe que quando fui pesar revelou-se uma boa surpresa. Depois de tantas capturas a andar lá perto eis que chego "ao número que me faltava" a nível de capturas. Algumas de 2kg, poucos de 4kg, bastantes de 1kg... Mas nenhum de 3kg e neste caso veio certinho, mais concretamente - 3,005kg!

Vamos lá ver como corre a próxima investida....!

4 comentários:

  1. Boas Cláudio,
    Parabéns pelo número que faltava, mas olha que eu não sou esquisito com números, tudo a partir de 2 kg´s, já marcha... lol
    Agora venham outras oportunidades para dares cabo deles! :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Ahahah também não sou muito esquisito! Mas era algo que achava curioso, bastantes capturas mas nunca uma com esse número :) Sempre acima ou abaixo.... Até chegar este gorducho :)
      Já estou a ressacar de tanta espera...!!

      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Comé Morais!
    " Nesta altura do ano, todas as oportunidades devem ser aproveitadas" onde é que eu já vi isso!!! hahahahaha
    E só apanha quem lá vai passar frio...
    Concordo plenamente contigo quando falas em ferramentas adequadas a cada situação, tenho algumas cores em 4 ou 5 ferramentas diferentes, pois cada pesqueiro é um pesqueiro e cada condição de mar pede uma ferramenta diferente ;)
    Parabéns pelo gordo e força aí.
    Saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mekie Lobo!! :D
      Ahahaha não sei onde viste isso, mas deve ter sido verdade! É preciso molhar o cu e deixar o face... ;)
      Opa, a verdade é mesmo essa... São ferramentas bonitas e caras, mas que é preciso tentar perceber quais e como utilizar. Não é porque funciona uma vez que vai funcionar sempre, assim como não é porque o Zé ou o Tó diz que é bom, vai funcionar bem em todos os sitios!
      Mas pronto, cada um sabe de si... :P

      Grande abraço!!

      Eliminar