quinta-feira, 22 de junho de 2017

Eu nem queria ir...

O relato seguinte aconteceu não há muito tempo atrás, numa altura em que o Grigas me estava a chatear e insistir bastante para irmos ao Tejo atrás das corvinas.

Sinceramente, não é um tipo de pesca que me agrade... Passo a explicar: não gosto, nada mesmo, de pescar no meio da confusão e loucura que existe à volta delas. As pessoas perdem muitas vezes a capacidade de serem racionais e humanas, transformando-se em bestas, estúpidas e egoístas. Confrontos e trocas de bocas não é comigo, perder material por azelhice de outros que não sabem o que estão a fazer também não!

Por isso, prefiro dizer que não e aproveitar momentos a sós no mar do que ir atrás delas!

Mas a vontade e persistência do Grigas para irmos era mais que muita e então fizemos um acordo: vamos ao mar pela manhã e depois ao final do dia vamos atrás delas. Assim ficamos os dois contentes e é o mais justo!



Logo pela manhã encontrámos um mar forte, com sol a pique e, a menos que aparecesse um peixe perdido do nada, era grade certa. Insistimos, procurámos, trabalhámos amostras, vinis e zagaias mas estava-se mesmo a ver, era grade e ponto final.

Como nós vamos à pesca para nos divertirmos, antes de abandonar acabámos por ficar entretidos numa poça com um caboz gigante que deu uma pequena sessão fotográfica.... Engraçada :)

Acho que vais ter que ir ao dentista...
Esticóbraço!
Pesca feita, hora de ir almoçar. Fomos almoçar num tasco onde se come como deve ser: Bom e Barato! Não preciso dizer muito mais, porque nota-se bem a fome com que o Grigas estava! :)

NHAM-NHAM!!
Já não teve o mesmo sorriso quando acabou o vinho fresquinho... Calma Grigas, ainda temos uma pescaria para fazer! :P

Não adianta, não vamos pedir outra!!
Repostas as energias, passámos por casa para trocar de material e seguimos para o Tejo. Não havia muita gente, eu até agradeci. Não gosto mesmo nada de confusão e era ideal para mostrar como é feita a pesca ao Grigas.

Fazemos uns lançamentos antes da viragem da maré, perdemos 2 ou 3 vinis, vou explicando para onde lançar e como trabalhar o vinil... Estávamos entretidos e a disfrutar a coisa! A maré começa a virar...

Estava o meu vinil a chegar perto quando levo uma pancada forte, sinto o vacilar da cana e rapidamente digo ao Grigas "Olha olha, já está!"

E instalou-se a loucura :)

ZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!!!!!

O carreto começa a cuspir fio sem parar, a cana verga-se toda para aguentar o arranque, o Grigas maluco a puxar a linha dele para não atrapalhar... Lindo de se ver!

Puxa forte, manda mais uns arranques e apenas podia ir aguentando... Finalmente começa a parar. Hora de tentar perceber o que temos do outro lado, puxando devagar e bombeado. Não me parecia muito grande, comparando com a minha primeira mas corvina era de certeza.

Pouco a pouco foi cedendo, com a cana fui mantendo sempre tensão no fio que ajudava o carreto a recuperar. É importante manter a calma nestas alturas. Se o peixe estiver bem ferrado, acaba por sair eventualmente!

Antes de encostar, o peixe manda mais uns arranques mas já sem grande vigor. Acaba finalmente por encostar, um velho amigo vai lá baixo buscar o peixe e..... Já está! O Grigas estava imparável e num êxtase surreal, eu sorria de tão contente por ter sido bafejado com tamanha sorte e o melhor de tudo, por ter partilhado com ele este momento!

Uma pequena valentona!
Bocarra amarela!

Com cerca de 9kg e à volta de 1m de tamanho, revelou-se um oponente muito bom... É uma sensação única os arranques deste peixe! Foi uma bela captura.... E eu nem queria ir! :)

9.06Kg - 105cm
Vinil Mordiscado
Resta apenas agradecer ao amigo que lá foi buscar a corvina. Ele sabe bem quem é e qual a história por trás disto tudo, não preciso referir nomes.
Grande abraço para ti e mais uma vez, obrigado!

12 comentários:

  1. Que maravilha!
    Grande Dupla, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Boas Morais!
    Para começar aproveito para dizer que estou de acordo contigo, confusão e gente parva não obrigado, como já deves ter percebido nos meus relatos...
    É por isso que perco de apanhar Douradas todos os anos, porque não tenho paciência para ir aos pesqueiros que elas frequentam "quentes"
    É desses restaurantes que eu gosto ;)

    Bom não querias não querias mas até safaste bem a coisa com um peixinho de 9 kilinhos hahahahahha
    A pesca é mesmo assim, a surpreender quando menos esperamos...
    Parabéns e vai-te mas é a elas ;)
    Saude da boa e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mekie Lobo!

      Epa, spots quentes e cheios de malta não é para mim... Pesca é relax, não é complicações ;)

      Opa, calhou esta ser enganada... :P Nem queria nada...!
      Elas que fiquem lá descansadas, já tive a minha dose para este ano :)

      Grande abraço!

      Eliminar
  3. -Boas Claudio
    -Este é um episodio de pesca,pois nunca sabemos como acaba e mesmo sem vontade de ir a esses pesqueiro acabou bem com um peixão rssssss
    -Parabens pela corvina e nao pode ser sempre robalos
    -Xau Claudio e continua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui,
      É verdade, nunca sabemos como irá acabar uma pescaria, por vezes há surpresas :)
      Robalos ainda é o meu predador predilecto, é mais envolvente com tudo...!
      Abraço

      Eliminar
  4. Boas Morais,
    Não querias ir, mas lá fizeste as duas jornadas e afinal foste premiado na que não querias... lol
    Parabéns pela captura, deve porreiro apanhar uma corvina dessas ao spinning. Eu infelizmente ainda não tive paciência para ir a elas, a janela é muita pequena e o pesqueiro não é perto de casa. :( Mas gostava de trincar uma e qq dia vou me a elas... lol
    Bom espírito de equipa é o que se pede e assim foi feito.

    Forte Abraço e apertem com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Epa, é verdade... Deve ter sido por ter feito birra :P Insisti que não queria ir e então, toma lá! :)
      É um peixe muito lutador, inesquecível mesmo! Uma pancada, um arranque fulminante e apenas conseguimos aguentar a bronca....!

      Grande abraço!

      Eliminar
  5. Boas Cláudio.
    Também não gosto de confusão, por isso é que vou para as ilhotas, eheheheh.
    Parabéns pela corvina, lindo peixe...
    Continua ai nessa boa onda, força ai, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      Epa quem me dera a mim umas ilhotas... :) Quero uma ilha só para mim ahah!
      Obrigado, grande abraço!!

      Eliminar
  6. Boas Cláudio!!!
    Parabéns pela Corvina!!!

    concordo contigo, é preferível ir para um sitio sossegado do que para a confusão!

    Abraço ;) PS..ainda não vi o meu blog na tua lista ahahah abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Diogo :)
      Confusão quero-a bem longe! Não é para mim....

      Já tinha adicionado aos a seguir, mas não tinha actualizado o plugin lateral :) Já actualizei ;)

      Abraço!

      Eliminar