quinta-feira, 21 de junho de 2018

Peixes que valem o Mundo

Quando, há cerca de 6 meses, decidi mudar a vida de forma radical, sabia que, além da vida pessoal, também iriam mudar as rotinas piscatórias e que, com isso, viriam complicações e incertezas.

Incertezas sobre como pescar, onde pescar, quando pescar, de que forma pescar, tanto em mar como em água doce!... Tudo isso, somado aos fracassos sucessivos, começa a moer a paciência e lucidez, perde-se um pouco o foco e vêm os "Ses" e os "Talvez".

"Se eu for para ali, e Se eu fizer assim, Talvez consiga algo"

"Se eu usar isto, desta forma e em determinada altura, Talvez consiga enganar um peixe"

Tudo suposições, sugestões de outras experiências de sucesso, mas que não são molde facilmente aplicável.
Entra a perseverança em jogo, que também se desgasta e esgota com o tempo e repetidas investidas sem grande sucesso.

Isto tudo apenas para dizer que, por muito que haja uma certa teimosia e insistência, é preciso, eventualmente, conseguir algo que nos ponha um sorriso na cara - capturas!

Nos últimos tempos, em três situações distintas, consegui esse tal sorriso, momentos que contribuíram para uma grande renovação do stock de persistência! :)

Quando o principal foco ultimamente tem sido água salgada - spinning - ocorreu-me tentar uma abordagem diferente, algo que quando estava por Lisboa era mais frequente. O objectivo foi pescar sargos à chumbica. Comecei por procurar um sítio e fui ao encontro de um que tinha o que procurava, tal como tinha visto em experiências passadas.
Resultado?
Um bom sargo para me dar um sorriso!

Robalote? Este veio enganado :) e voltou para a água!

2 bons sargos, não podia pedir muito mais! :)
Primeiras capturas do Mar do Norte, não podia pedir mais! Apliquei o pouco conhecimento que tinha sobre o assunto e consegui com sucesso atingir aquilo a que me tinha auto-proposto - pescar sargos à chumbica!

Após esta pescaria, veio o 9ºTorneio Luís Vicêncio, organizado pelo PCA, e novamente consegui ter, por duas vezes, o tão esperado sorriso. Foi um dia fantástico, que me deixou de baterias bem carregadas, tanto pelas capturas, como pelo reencontro com os amigos!
3 Estarolas :)

Que saudades eu tinha de um robalo....!!

Robalote... E onda a chegar!

Os 3 nadadores de serviço!

Afinal ainda sei apanhar robalos... :)
Foi um grande torneio, muitas e boas capturas, consegui com 2 capturas engraçadas fazer um 13ºlugar!

O novo desafio foi conseguir fazer uma abertura (tardia) aos achigãs. Sim, já adivinharam, consegui apanhar 2 achigãs (1 pequenote e 1 palmeiro), com direito a uma perseguição até bem perto da margem por um XXL que me deixou bem "nervoso"...
Achigã palmeiro com chatterbait
Capturas trazem satisfação, trazem calma e paz ao pescador. É esse o culminar da pesca - enganar e capturar o peixe. Sinto-me mais tranquilo, apesar de ser um gradeiro na mesma...

Estes peixes podem ser banais, do mais comum que existe e inclusive para o pescador "normal" até merecem algum desprezo por não terem grande valor como capturas.

Eu como pescador que me sinto e sou, prezo estas capturas.

Para mim, valeram o mundo.

3 comentários:

  1. Entao pescador mudaste po norte… abraço Filipe

    ResponderEliminar
  2. Boas Morais,
    Quando acontecem essas mudanças radicais, geralmente também trazem esses pequenos contra tempos... Mas pelo menos o que interessa é que ainda consegues ter um tempinho para lá ires!
    De resto com um pouco de perseverança, não tarda nada começas a sacar eles ao spinning, é preciso é lá ir...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Manel!

      Desculpa a resposta tardia, andei (e ando) um pouco atarefado por estes lados e o tempo tem sido escasso :)
      Para já, o importante tem sido tentar absorver ao máximo toda a informação e começar a processar, aos poucos vou lá chegando....

      Grande abraço!

      Eliminar