segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Açores 2018 - O Regresso

Olá a todos!

As férias já lá vão e há muito para contar só que o tempo para escrever e editar videos tem sido pouco ou nenhum...
Mas tinha prometido um relato dos Açores e o prometido, é para cumprir!

Se no ano passado o sonho era apenas pura e simplesmente pescar lá, este ano os objectivos eram mais realistas e adequados à ilha em si. A altura não foi a mais propícia para os pelágicos mas foi o que se conseguiu arranjar e também é preciso ter um certo desafio, senão nem tem piada... ;)

Desta vez não irei chatear com relatos diários (à semelhança do que fiz no ano passado) mas irei apenas deixar algumas aventuras que fui tendo.

Para os mais preguiçosos e com menos imaginação, deixo-vos um video-resumo no fim do relato :)



Com duas semanas de férias pela frente, os dois primeiros dias foram reservados para o descanso merecido e acalmar a ansiedade, porque isto de trabalhar quase 1 ano seguido sem férias é duro...!
Acabados de chegar!

Chove e chove e chove....

Praia da Vitória
Quando chegou a hora fiz-me à estrada e fui visitando spots já visitados no passado e também spots novos, indo à descoberta. As condições climatéricas estiveram sempre incertas - ora estava muito vento e aguaceiros, ora estava um sol bem agradável.
Pois, que isto não tem nada a ver com o tempo de Verão... Aquele bafo quente, abafado e húmido que tanto me queixei foi "substituído" por um ar mais ameno mas sempre a ameaçar chuva. Mais a frente vão perceber (e poder ver)....

Voltando à pesca, foram várias as investidas e quase sempre fui feliz com pelo menos uma captura, por mais simples que fosse!

Logo na primeira investida tive o prazer de me estrear no shore-jigging com uma garoupa jeitosinha e completei o dia com outra garoupa mas desta vez com vinil.
Pelo meio ainda me meti em despesas nos vinis graças a um peixe-porco que teimava em ratar-me tudo que fosse mole e parecesse um peixe! E por pouco não vinha cá para fora, não fosse o raio do peixe estar ferrado pela beicinha e cair ao levantar...!

Desta vez, safaste-te...!
Garoupa da Pedra & Shore Jigging

Garoupa e Gradeiro!

Vinil Despedaçado

Segunda captura do dia

Oh Yeah!

Primeiras capturas açoreanas!

Vinis completamente destruidos!
Nos dias seguintes continuei a explorar os cantinhos da ilha, com uma companhia especial (e dedicada à pesca!) para ver se dava mais sorte. Entre pesca com amostras e pesca com isco, íamos-nos safando com um peixito aqui e acolá.

Para mim entrou no CV  uma espécie nunca capturada antes - prombeta - e mais uns lagartos (ai que saudades eu não tinha...!)
Já a pescadora novata, estreou-se e muito bem com uma bela prombeta e mais umas capturas de tamanho menor, fugindo-lhe um bom peixe que nem deixou ver a cor! Fica para a próxima ;)
Gradeiro e Lagarto!

Peixe-Lagarto

Morde morde!

Prombeta da estreante

Prombeta do Gradeiro

Mais uma captura!

Olhó lagartinho fresquinhe!

Ilhéu das Cabras
Numa outra pescaria, o plano era fazer o pôr do sol com amostras e pescar algumas horas noite dentro com isco. Mal chegamos ao spot e ao fim de uns 2 ou 3 lançamentos, ferro um peixe lá ao longe e a julgar pelos saltos... Anchova!!

Controlo o peixe tentando não dar folga e manter bem tensa a linha ao mesmo tempo que o trago para a beira. Estar a pescar num sítio alto tem as suas vantagens, mas também tem a desvantagem de ser complicado cobrar o peixe.

Ora estava o peixe já encostado à pedra, prestes a ser puxado para cima dela para depois lá irem com o puxeiro, quando.... Plof. Foi-se. Desferrou-se e fiquei a ver a zagaia a ir para o ar. Adeus anchova.... :(

Fiquei lixado o resto da noite, mas valeu-me a "sorte" de ter apanhado um caranguejo desprevenido e o ter usado como isco para safar a noite com um bom sargo. Ainda não foi desta que tirei uma "gravata" (moreia) mas vi a sairem umas 3 ou 4 ao meu lado :)

Ficou o sabor amargo da derrota.

Eu bem fui lá reclamar mas....

Ilhéu das Cabras #2

Sargo capturado com caranguejo
Sabia que era uma questão de tempo e persistência até conseguir o meu "troféu Anchova" e prova disso foi passados 2 dias do episódio da fugitiva, numa pesca feita a correr e em 2h, eu e o Ruben conseguimos tirar 1 anchova cada um - ambas praticamente aos pés!

Não foi uma luta longa, nem nada que se pareça.... Mas o que importa é...
Missão cumprida!! Mais um peixe para o currículo!
Primeira Anchova!

Missão cumprida!

As duas capturas
Os dias que se seguiram foram mais tranquilos - o meu objectivo era uma anchova (por não ter conseguido no ano passado) e consegui.
Ainda voltei no dia seguinte para ver se lá andavam mais à mesma hora, mas apenas consegui enganar mais uma garoupa.
Garoupa & DUO Realis 120SP

Gradeiro e Garoupa novamente

38ºN - Ilha Terceira
Entre amostras e iscos nos dias seguintes, fizemos mais algumas pescas engraçadas. Os rocazes (ou rascassos, não faço ideia) deram o ar da sua graça e surgiram em grande número. Quase senti saudades dos lagartos!
Vacas! What else....?

Um dos muitos bodiões

E vinham aos pares!

Rascasso bem vermelho!

Pescadora em formação
Eu disse que tinha saudades dos lagartos?.... Praticamente no último dia antes de dar por arrumada a pesca e empacotar tudo para mandar de volta, apanhei o meu maior peixe-lagarto de sempre.Aliás, aquilo nem podia ser um lagarto, era mais parecido com um dinossauro ou um dragão, só faltava cuspir fogo! O raio do bicho tinha uns 30cm, na boa! E ainda por cima tinha um daqueles parasitas que comem a língua... Digo tinha, porque voltou para a água sem o parasita. ;)
Gradeiro & Peixe-Lagarto XXL

Waaazaaaaaa!

Cymothoa exigua

Pôr-do-Sol #1

Pôr-do-Sol #2
Os últimos lances foram feitos a pescar ao fundo com anzóis pequenos e iscadas de minhoca, uma pesca que não dá troféus mas é super divertida para quem gosta de sentir a cana sempre a bater :)
Lançar, esperar 3 segundos e puxar. Peixe! Eram aos 2 e 3 de cada vez! E se a pesca em si é engraçada, as capturas são do mais diverso tanto em espécies como cores. Verdes, azuis, vermelhos, laranjas... Bodiões, carapaus, peixe-balão, rocazes, foi um pouco de tudo :)
Pequeno peixe-balão

Cores brutais!
Estas, de forma resumida, foram as 2 semanas passadas na ilha Terceira! Espero que tenham gostado deste resumo, não dá para contar tudo nem ir muito aos detalhes sem me tornar aborrecido (e o texto já vai longo).
E sim, não fiz grandes capturas nem uma pescaria de sonho mas também não ia com ilusões de capturas colossais de pelágicos. Sabia bem o que me esperava e tinha plena consciência que por ali é complicada a pesca.

Queria bastante explorar a costa norte da ilha, mas o mar e vento não deixaram, acabando sempre por ter que pescar na zona sul... Fica para a próxima!

Foram dias e dias de vento, chuva, sol caloroso, sozinho ou acompanhado (sim, porque não apanhei chuva sozinho) mas sempre de cana na mão.

E é assim que me sinto bem :)


E como prometido, deixo-vos aqui o video com algumas imagens das aventuras :)

4 comentários:

  1. Boas Morais,
    Parabéns pelo post!
    Se tivesses explorado a Costa Norte... Era mais umas fotozinhas.... lol
    De fato aquilo é um paraíso!
    Agora é esperar por mais oportunidades!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Tinha que deixar algum objectivo por concluir, para ter mais uma "desculpa" para voltar :P
      É muito bom para quem gosta da natureza!

      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Boa noite, na foto que diz ser "um dos muitos bodiões" na realidade é uma Raínha ( Ornate Wrasse) fêmea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      Tive na dúvida se punha esse nome, ou o nome "comum" de bodião. Optei pela segunda hipótese para não entrar muito no detalhe de nomes como peixe-rei, rainha, verdugo, marreco, etc :)

      Assim foi tudo "corrido" a bodião :)

      Abraço!

      Eliminar