sexta-feira, 17 de maio de 2019

Férias pela Costa Vicentina

Olá a todos!

Este poderá ser um relato mais extenso que o normal, mas a justificação é muito simples: uma semana dedicada à pesca. Sim, isso mesmo! Uma semana inteira para fazer todas as marés que o corpo deixar!
Parece fácil, certo? Mas não é... E quando as condições são mais que adversas, pior ainda...!

Eu e o meu primo já andávamos a falar várias vezes e durante muito tempo na hipótese de um "dia" fazermos uma longa jornada só de pesca. A oportunidade surgiu, as férias foram marcadas e foi tudo alinhado ao pormenor! Destino: Costa Vicentina.

Pequeno (grande) problema: as previsões iam ser cada vez piores, precisamente durante a semana que tínhamos combinado tudo... Lembrem-se bem disto quando tiverem a ler o resto do relato!

Fiz a viagem até Lisboa logo de manhãzinha, fui almoçar com o João, que já não via há imenso tempo, e depois disso encontrei-me com o meu primo. Tudo empacotado no carro, que mais parecia uma carrinha de mudanças de tão carregado que estava, fizemo-nos à estrada!

Antes de sequer descarregar as coisas, fomos logo espreitar spots, para aproveitar a luz do dia. Vimos o que queríamos, comprámos alguns alimentos e então sim - descarregar.
Tralhas de surfcasting, spinning, chumbadinha... Só tralha!
O plano era tentarmos a sorte a pescar ao fundo, podia ser que déssemos com alguns sargos ou douradas. Já que de outra forma, era impossível pescar....

Alimentámo-nos bem, vestimos o fato de chuva e fomos apanhar isco. E que chuvada levámos! E o vento? Impossível, foi simplesmente de loucos!
Parecia coisa de filme, em que a qualquer momento ia aparecer o Godzilla ou outro monstro qualquer no meio da tempestade...mas lá conseguimos safar algum isco.

A caminho do pesqueiro, com uma chuva e vento que mais apetecia era ficar em casa, encontrámos um coelhinho na beira e brincámos que já tínhamos um petisco (calma que não fizemos mal ao bichinho, ele fugiu logo).
Mas só brincámos até encontramos mais à frente um grande javali. Porra, que susto aquela visão do nada! Uma besta preta, ali parada no caminho e quase nem nos ligou, foi calmamente embora... Pudera, o susto foi maior para nós que para ele!!!

Recompostos do susto, esperámos uns 45 min. para que a chuva e vento acalmassem. Quando deixou, fomos lançar umas chumbadas bem lá do alto de uma falésia.
Íamos sentido peixe aqui e ali, mas nenhum vinha ferrado. Até que me calha a mim o primeiro peixe ferrado!

Umas valentes pancadas, levou alguma linha mas acabou por ser dominado. Faltava agora a parte crítica - levantar o peixe. E começaram as complicações...

Com o peixe encostado, o mar a bater, eu apenas posso segurar a cana e ir controlando. O meu primo põe a rabeca na minha cana. A rabeca prende no primeiro passador.
Voltamos a abrir e a passar para a frente. A rabeca quase não desliza por causa dos passadores.
Vai até à ponteira. Fica presa na ponteira. Eu tento abanar um pouco a cana e lá acaba por soltar e deslizar pelo fio abaixo. Vai descendo e descendo...

Vem uma onda de um set mais forte. Ao mesmo tempo a rabeca toca na água. O carreto começa a cuspir fio por causa do peso todo, o fio toca num penedo qualquer por baixo da falésia e puff......

Xau peixe.
É mau? É, mas pode ser ainda pior. Graças a esta confusão toda, o passador da ponteira foi completamente arrancado.
Peixe, chumbada, ponteira... Tudo com o c*****o!

Lixado da vida, volto a fazer a montagem e continuo a pescar, mesmo sem o passador. Que se lixe!

Entretanto foi a vez do meu primo ferrar peixe, um bom peixe! Controla-o de cima, vai encostando e desta vez mudámos de tática. Veio à mão para cima, agarrando na linha e puxando muuuuito devagar para não partir!
Conclusão? Vejam vocês mesmos!
Valente dourada, esticadinha mas magra...!
Ficámos malucos, uma grande dourada, já estava mais que ganha a noite!!

Mas a noite não ficou por aí... E passados uns 20 min., voltou a ser a minha vez de ter peixe ferrado, round 2!
A tática usada foi a mesma - puxar o fio à mão. Eu segurava na cana e ia compensando no carreto, o meu primo enrolava à mão até que...
JÁ ESTÁ!! A MINHA PRIMEIRA DOURADA!!! LINDA, FANTÁSTICA, EU ESTAVA EM DELÍRIO!!!
Primeira dourada - 2,265kg

Ferradinha no beicinho!
Bem, que noite estava a ser... Duas douradas, um peixe perdido, uma ponteira retalhada...!

Continuámos a pescar, íamos sentindo peixe ocasionalmente, mas sempre muito manhoso. O meu primo voltou a ter peixe ferrado, mas ao encostar acabou por partir mesmo rente ao anzol.

Pesca terminada, vamos mas é para casa que amanhã há mais!

Mas antes, umas fotos para celebrar ;)
As duas capturas da noite

A minha primeira dourada! :)

Milton e as duas douradas


--------------------------------------------------------------------------

Acordámos ainda meio abananados da noite anterior, mas estávamos ali era para pescar. Tomámos o pequeno-almoço e fomos dar uma volta durante a maré baixa para espreitar spots. Não vimos grande coisa, mas o passeio foi brutal!
Ninho de Cegonha

Flora das dunas
Como tínhamos levado as canas connosco, decidimos fazer uns lances no mesmo spot para ver se as madames ainda andavam por lá. Acabamos por não as encontrar e com a fome a apertar, fomos para casa saborear uma bela dourada escalada na brasa!
Selfie estragada pela fita :)

Dourada escalada e assada na brasa!


--------------------------------------------------------------------------

Mais um dia, mais uma saída atrás do peixe. Repararam que eu disse ao início que as previsões iam piorando cada vez mais? Pois, dia após dia, foi aumentando o vento e o mar, quase impossível pescar.
Mas temos que fazer ênfase no quase...
Os persistentes, bem agasalhados!
Porque fomos para ali para pescar, e é a pescar que estamos bem! Quem também ficou bem na foto, foi um valente sargo quileiro que safou um dia que parecia estar perdido no meio de grades!
Sargo quileiro - o safa grades
De noite, as previsões iam estar aceitáveis, mas o mar não. Optámos por mudar a tática e em vez de pescar da pedra, procurámos um cantinho que deixasse fazer um surfcasting. Acabámos por encontrar e demos com uns sarguitos, que foram o almoço do dia seguinte!
Sargos jeitosos

Antes de irem à grelha....

...Depois de estarem no solário! Que belo bronze!

--------------------------------------------------------------------------

Se antes estava quase impossível, neste dia a coisa estava mesmo má. E também para descansarmos um pouco, fomos dar uma volta ao longo da costa, visitando alguns quintais bem conhecidos e que certamente muito bom pescador irá reconhecer logo à primeira foto ;)
Praia de Almograve

Cabo Sardão

Zambujeira do Mar

--------------------------------------------------------------------------

O tempo vai passando e quando damos por ela, já estamos praticamente no final das férias. E com a sorte que tivemos até à data, obviamente que só agora as previsões acalmavam. Óbvio...

No último dia de pesca, dividimos a investida em dois. Primeiro vamos fazer uns lances para relaxar no rio, só para esticar as linhas e tal. Sem grande pressão para apanhar o que quer que seja.
Canas ao alto, Vila Nova de Milfontes ao fundo :)

De noite, com as previsões todas alinhadas como bem gostamos, tínhamos que dar tudo por tudo. A fé era bastante, a esperança ainda maior. O vento acalmou, a chuva deixou de chatear, o mar estava em queda. Tudo perfeito!
Até o pôr-do-sol foi perfeito.
Mas se sorte não tivemos até aquele momento, também não ia ser agora, não é? O que poderia estragar tal noite de tanta esperança?

Algas. Quilos e quilos de algas foram apanhados e içados falésia acima. Chegámos a deitar-nos na pedra sem estar à pesca, a olhar para o céu, apenas para fazer tempo de a maré virar e levar com ela as algas!!

Mas pouco adiantou... Juntemos agora a essa noite o facto de eu ter ferrado um peixe e, quando ia começar a levantar, lá veio o raio da onda que varreu tudo - fio na pedra e acabei sem peixe.

Acabámos por fazer uma valente jornada de quase 8H a pescar, sem grandes resultados. Um sabor agridoce, assim como a promessa de que um dia voltaremos e, aí sim, é que vai ser!!

--------------------------------------------------------------------------

Desculpem o relato longo, mas resumir uma semana com tanta pesca no meio, torna-se complicado :) Certamente muitas peripécias escaparam neste relato, outras nem valem a pena contar, mas o que posso garantir é que mesmo correndo como correu, ficarão todos os momentos bem gravados na memória.

Daqui a uns bons anos iremos estar os dois sentados, de cana na mão numa pedra qualquer - como de costume - e vamos invocar estas aventuras para a conversa. E vai ser como reviver tudo...

Isto é que é pesca. O resto são grades.

6 comentários:

  1. Comé Morais!
    Acontece muitas vezes quando se fazem grandes planos e lá vem as condições adversas estragar tudo, mas mesmo assim ainda fizeram umas pescas que como dizes ficam na memoria para sempre...
    Esse pesqueiro das Douradas é lixado para perder peixe ;)
    Boas assadas que fizeste aí ;)
    Saúde e força aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Lobo!
      As condições foram realmente o grande e unico problema, porque o resto correu tudo bem :)
      Seja naquele ou noutro pesqueiro, é sempre lixado perder peixe :P
      E nem me digas nada das assadas, só de lembrar o peixe e pimentos que foram assados, uuuuiiii....!!!

      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Viva Claudio,
    Belos momentos passados na Vicentina ; )
    Têm que começar a treinar a meter o cesto lá na varanda de casa LOL
    Tou a ver que com essa dourada ficaste rendido à pesca ao fundo ; )
    Parabéns pelas capturas e isso agora quer é continuação ; )

    Haja saúde e tudo a correr bem! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PJF :)
      Eu até treinava da varanda....Se tivesse varanda e não morasse num Rés-do-Chão ahahah
      É uma pesca que gosto, de cana na mão e sentir cada pancadinha no isco, seguida de um bom arranque ;)
      Vamos lá ver se um dia repetimos... Quem sabe!

      Grande abraço, saúdinha!

      Eliminar
  3. Boas Claudio,
    Vir de férias para a Vicentina, dá sempre umas surpresas engraçadas! :)
    Mas já sabes marcar férias e esperar que o tempo colabore é sempre um incógnita, mas mesmo assim sempre deu para fazer o gosto ao dedo!
    Agora é que te rendes ao surfcasting... lol
    Parabéns pelas matulonas, para a próxima levas o drone para as puxares para cima! :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      É um terreno fértil em surpresas e dá para praticar quase todo o tipo de modalidades, simplesmente fantástico!
      O problema de marcar férias com pesca é mesmo esse, nunca se sabe como vai estar o tempo/mar :(
      Eu gosto de pescar "ao fundo", apesar de não ser o meu tipo de pesca principal :)
      E as matulonas.... Nem com 10 drones lá ia ahah

      Grande abraço!

      Eliminar