segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Pesca de Pato - Estreia à GRANDE! (Video)

Olá a todos!

Já lá vai algum tempo desde o último post. Poderia dizer que não é culpa minha e tal, mas a verdade é que até é!
Desde o último post poucas vezes tenho ido ao mar e quando vou nada de interessante acontece (leia-se: não apanho nada).
Com tudo isso a motivação vai caindo e torna-se difícil fazer pescas a horas loucas, por vezes sozinho e para pesqueiros que nenhuma confiança me dão...

Adiante, vamos lá falar do que interessa: pesca de pato em água doce!

É verdade! Perdi a cabeça e decidi dar uma prenda a mim mesmo, virada para a pesca aos achigãs (e não só).
Pesquisei um pouco sobre o assunto, vi alguns videos para perceber como é a dinâmica da coisa, andei a maturar a ideia na cabeça, ponderei tudo bem ponderado e lá fui eu comprar o pato.

O pato escolhido foi o CAPERLAN FLTB-5:
Aqui está ele - o meu pato!

Caperlan FLTB-5
Do que tinha visto e lido (comprovei depois), é prático e estável, tem 3 bakkan's incluídos o que oferece bastante arrumação e todo ele foi desenhado com pormenores que dão a entender que não foram colocados "à sorte" mas sim por alguém que percebe da coisa.
Bakkan's no pato
Detalhes como ter um suporte lateral para uma cana suplente, ou a forma como os bakkans se prendem ao pato, no meio da água todo o espaço importa e ser prático é lei!

Não vou mentir e dizer que percebo disto a pontapé. Não percebo nada de nada! Apenas tenho algumas noções e foi com base nisso que me fundamentei.
O resto, virá com o tempo e experiências que vá tendo e trocando!



Obviamente que depois de o ter nas mãos, eu só queria que o dia de o estrear chegasse e mal tive oportunidade, lá fui eu para a barragem!

Eram 7h da manhã quando entrei na água. Uma sensação estranha, estar dentro de água a dar aos pés quando se vai lançando. Os 5mins iniciais serviram para me ambientar, depois disso.... Hora de estrear o bicho!

O dia estava nublado, a água bem verde e cheia de micro-algas em suspensão. Não estava a prever uma tarefa fácil, mas o importante era testar, experimentar, passar o maior tempo possível dentro de água para aprender o que conseguir!

Com um dia inteiro dedicado a esta pesca, passei a manhã a lançar poppers, spinnerbaits, crankbaits e vinis de mil formas e feitios para tudo quanto era cantinho com pedra, paus, margens íngremes.
Peixe? Nem toque.... Procurei em 2 zonas distintas, nem um toque!

Pausa para um lanchinho à hora de almoço - que isto de dar ao pé cansa bastante! - e depois de um café para acordar para a vida, mais 1 spot para visitar.

Pato dentro de água, pato fora de água. O resultado foi o mesmo e o tempo a passar...

Decido ir ao primeiro spot, onde comecei o dia. "Se der deu, se não der paciência!" - pensei eu.
Pela 4ª vez no dia, todo o processo de encher o pato, colocar as bakkan's de lado, calçar as barbatanas.
Já parecia um Pro! ;)

Sigo o meu caminho junto à margem até chegar ao spot em mente. Bato o spot o melhor que consigo, com vinis, poppers e toda a restante artilharia. Nada funcionava....

Já rendido à derrota, começo a regressar e ocorre-me colocar o buzzbait (o mesmo de tantas outras pescas!) já que estava uma ligeira brisa que mexia a superfície da água.

Talvez uns 4 ou 5 lances depois..... BAAAMMM!!! Um valente ataque à superficie seguido de uma luta espectacular! A cana bem dobrava com o peixe sempre a dar luta!
De camaroeiro na mão, preparo-me para o recolher, 1...2... e......Já está!!!

A euforia toma conta de tudo! O primeiro achigã de pato e poderia bem ser o meu record pessoal!!
Primeiro achigã de pato!
Não levei balança, mas o pato tem uma espécie de "plataforma" com régua e mediu uns valentes 45cm, apenas posso estimar que tivesse entre 1,2 e 1,5kg.
Maior que os meus robalos ultimamente!!!!
45cm de luta brutal!!
Peixe libertado, eu todo contente e pato estreado.
Que mais poderia eu pedir??

Talvez.... Outro achigã!
Passados 10mins depois do primeiro, num lance bem esticado junto a um tronco mais um ataque ao buzzbait.
Se o primeiro deu uma luta "feia" com puxadas fortes, este revelou-se mais atlético e mandou umas valentes piruetas fora de água, mesmo à minha frente. B-R-U-T-A-L!!!!

Peixe cobrado e apesar de ser mais pequeno que o primeiro (35cm), a felicidade era a mesma ou até mais!
E eis o segundo achigã!

35cm e muito saltador!
Mais uma libertação e volto a tentar a sorte. E eis que acontece algo que nunca esperei ver um dia acontecer...

Estava eu a dar aos pés enquanto fazia uns lances para a margem, quando num lance para baixo de uns ramos e ainda a pescar com o buzzbait, vejo um peixe a perseguir sem o atacar, como se estivesse a observar.
Vejo claramente que era um lucio-perca! Paro de recolher, deixo o buzzbait afundar um pouco, vejo-o a atacar e falho a ferragem, provavelmente não pegou bem no anzol....

Andei eu durante o resto do dia a pescar lento e fundo com vinis bem coloridos, para agora ter um a perseguir à superfície... Esta agora!!!


Depois desta meia-hora de acção nada mais se passou e dei por encerrada a estreia do pato, uma estreia à GRANDE!


Mas se acham que o relato fica por aqui, estão bem enganados.... Porque uma das vantagens de pescar durante o dia, é que posso filmar à vontade!

Deixo-vos um pequeno video com as capturas, espero que gostem!

4 comentários:

  1. Comé Morais!
    Um belo Pato saíste-me tu hahahhaha... Tou a brincar contigo ;)
    Tá fixe, deve ser porreiro pescar no meio dessa Natureza toda, olha aí os palavrões, devias ter metido um "Pip" hahahha
    Para a estreia não foi nada mau, deu pa curtires à grande, é uma pesca que por acaso até tenho alguma curiosidade em experimentar, talvez um dia...

    Tem mas é cuidado que essa cor de agua é mesmo o que as Anacondas gostam, um dia destes ainda alguma te puxa pelas barbatanas hahahaha...
    Parabéns e dá-lhe aí no pato :))
    Saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mekie Lobo!! Este ano está louco, até voltas a dar noticias antes do Outono :)
      Olha que eu pensei em por os pip's, mas queria que a malta percebesse a emoção e sendo eu do norte.... Tenho desculpa eheheh!

      É uma pesca bem fixe, tu que gostas e bem da natureza ias adorar! Tenta um dia aí pelas charcas do Algarve, vais ver que é divertido e passas um bom bocado ;)

      As anacondas que venham, ainda se assustam elas antes de mim! :P

      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Boas Cláudio,
    Parabéns pela compra e logo com uma boa estreia!!!
    Por acaso é uma pesca alternativa que gostaria de fazer, mas o tempo não dá para tudo e aqui em baixo as alternativas para esse tipo de pesca são escassas ou longe...

    Agora no teu caso mais ou menos pertinho tens bastantes alternativas e com bastante qualidade e são uma grande alternativa aos robalos principalmente quando não há condições!

    Isso agora requer continuação e tens um Mundo novo por explorar, com muitas capturas divertidas.

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Manel!
      Não é bem bem pertinho, para teres noção nesta pesca tive que fazer cerca de 50km para cada lado... Enquanto que para ir ao mar bastan uns 10 ou 20km :)

      Mas vale a pena, é uma abordagem completamente diferente! ;)

      Vamos lá ver como correm as grades daqui para a frente....!

      Grande abraço!

      Eliminar