terça-feira, 30 de agosto de 2011

Triplette de Estreias

Hoje apeteceu-me ir à pesca de manha. Mas a preguiça por vezes fala mais alto e deixei-me ficar na cama mais 30mins do que o previsto. O telefone toca novamente, lá me tenho que levantar... Com as coisas já arrumadas, restou-me comer qualquer coisa e fazer-me à estrada.
Chegado ao local, já o sol espreitava pelas colinas nas costas, monto rapidamente o material e siga para a areia. Em pleno caminho, já a pensar qual amostra iria primeiro à água, decido-me pela mais recente aquisição, uma Ryobi Trappers de 145mm com 18gr e cor chautreuse, relevou-se grande lançadora que me está a tornar fã a cada momento.

Faço o primeiro lançamento descansadinho e estou eu a falar para os meus botões, quando sinto a primeira pancada na amostra! "Já? Fogoooo!" e sim, já estava ferrado um robalinho que devia ter os seus 30/35cms. Devolvido à água com o melhor dos cuidados, dei por mim a reparar nas estreias que fiz só com um lançamento. Ora vejamos:
- Primeira vez que aquela amostra vai à água;
- Primeira vez que logo no primeiro lançamento apanho peixe;
- A melhor de todas, primeira vez que apanho um robalo com amostra rigida, já que os anteriores tinham sido sempre com vinis;
"O robalo madrugador"
Poderia ainda acrescentar que é a primeira vez que apanho peixe naquela zona, mas estaria a levar ao extremo isto dos  "primeiros". Seja como for, foi uma manha de pesca bastante agradável que é tudo que importa nesta vida de Faiiiiiina!

Boas pescarias e até breve!

Ficha técnica:

Cana: Alpha Tackles Evoc Series Marauder Heavy - XH
Carreto: Okuma Trio 40S
Linha: Multifilamento PE 0,17mm
Estralho: Gorilla UC-4 Fluorcarbono 0,30mm
Amostra: Ryobi Trappers 145mm - Chautreuse

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tomar Aveiro de assalto! - 2

Depois da investida anterior, o bichinho ficou a morder por mais e nova investida pediu-se! O Zé disse-me no dia anterior que iria falar com o Raul, um colega também do PcA, para fazer uma pescaria comigo já que é da zona. Dito e feito, um telefonema e marcamos para as 6h no local onde tive os toques. Novo relato cronográfico:

- 5h30: Toca o alarme, digo mal da minha vida, mas levanto-me!
- 5h33: Novamente a rigor, o pequeno-almoço de hoje foram umas Belgas... Huuummm!
- 5h45: Hoje está mais frio que ontem, melhor vestir um casaco. O carro está "quentinho".
- 6h00: No local, o Raul já la estava. Uma conversa, troca de impressões e monta-se o equipamento
- 6h15: Preparados, vamos para o sitio escolhido
- 6h17: Um lançamento..... Dois lançamentos.... "Oh Cláudio, já tenho um!" Pois, demorou 2 lançamentos!
- 7h00: Chega um colega do Raul, do PcA também mas não tão activo, Francisco
- 7h30: Os "pescadores" do lado, ao fundo, apanham um robalo que mais parece as saltigas que usamos como amostras. Saco com ele. Tristes.
- 7h45: Apanham uma micro-baila. Saco. Tristes.
- 8h00: Varios toques, sempre peixe pequeno! Onde anda o meu cabeçudo aveirense??
- 8h17: O "pescador" quis trocar impressões mas pelos vistos, é mais para tentar se exibir. Triste.
- 8h30: A dança das amostras continua, ora experimenta esta, ora aquela. Tive oportunidade de experimentar amostras que penso comprar futuramente, trocar impressões... A pesca é isto!
- 9h00: O meu cabeçudo não apareceu, a hora de ir embora chegou... Não vou triste, pelo contrário, tive 2 manhãs de pesca muito boas, onde sozinho consegui me safar bem e com a companhia de bons pescadores pude trocar impressões e aprender mais coisas!

Adeus Aveiro e até qualquer dia!!!

sábado, 27 de agosto de 2011

Tomar Aveiro de assalto!

Numa operação quase relâmpago, o destino deste fim de semana foi Aveiro. A chegada ao destino foi rápida e depois de uma chamada para o Zé a desafiar uma pescaria, que infelizmente não se pode juntar por motivos de força maior, deu-me umas dicas sobre locais fortes e técnicas .No entanto nada impede que haja uma exploração a solo! Vou agora fazer um relato cronográfico:

- 5h20: O sono não anda por estes lados, mais vale levantar-me antes que o despertador toque!
- 5h30: Vestido a rigor (calções, tshirt e chinelos) e a tomar um pequeno-almoço de campeão( croissant que sobrou do lanche do dia anterior)!
- 5h45: Dentro do carro, está uma temperatura....Engraçada....
- 6h00: Costa Nova, um destino desconhecido
- 6h13: Fato vestido, cana montada, Let's Go Fishing!!!
- 6h15: Primeiro lançamento eee........... Nada. Vou ter que lançar novamente!
- 7h37: Depois de vários lançamentos, vários metros a andar pela praia, chego a um bom sitio... Promete!
Algures por Aveiro...
Existem locais...

Cuja paragem é obrigatória!
- 7h49: Um toque! Um belo toque que não deu hipótese de reacção... Numa recuperação com toques de ponteira, sinto um puxão, drag a gemer e no mesmo segundo, perco a tensão na linha. Fugiu....
- 8h12: Mudança de amostra, ele anda aí, eu sinto-o.....
- 8h18: Novo toque, mas desta vez vi o lombo prateado do pequeno e atrevido labrax que se atirou à Hart Missile 130
- 8h30: Hora de mudar de local, o nível de água já não é muito
- 8h49: Toque...Ferragem... PEIXE! A grade foi-se embora, deu lugar a um belo robalo branco, com medida e que terá o privilégio de ser o meu primeiro Catch&Release!
Labrax branco
Contrastes
-9h00: Rumo ao carro, a pescaria de hoje terminou e com um belo robalo. O local promete, sem dúvida!

Video da libertação:

Ficha técnica:
Cana: Alpha Tackles Evoc Series Marauder Heavy - XH
Carreto: Okuma Trio 40S
Linha: Multifilamento PE 0,17mm
Estralho: Gorilla UC-4 Fluorcarbono 0,30mm
Amostra: Blue Fox Jig (HBBR) + Civelix Branco

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Visita Inesperada

Depois de ter sido contactado por uma mensagem particular no forum do PcA pelo Zé (deixo aqui o endereço do blog - contém lá o relato da passagem por cá), o desafio de uma pescaria foi avante e na terça-feira de manhãzinha estávamos já prontos para lançar umas amostras entre neblina ameaçadora e  água bastante..."vegetariana"!

Apesar do mar estar calmo, nas bordas e zona de rebentação havia um grande amontoado de algas soltas, o que fazia com que 98% dos lançamentos resultassem em algaes. Lançamento atrás de lançamento, alga atrás de alga, o Zé safa a grade com um robalinho que pouco maior era que a Saltiga 17 Castanha. Um bom momento de libertação que se tentou registar em video mas não correu muito bem... Melhor libertações vão chegar!
Mais uma série de lançamentos e eis que ocorre um novo ataque, agora de um marlin nacional (peixe-agulha). Apesar da libertação ter sido um pouco dolorosa para o peixe, fez-se todos os possíveis para o devolver nas melhores das condições e rapidamente estava de volta à água.
O sol começou a parecer, a hora de terminar a pescaria aproxima-se e rumamos ao carro, combinando uma pescaria para o dia seguinte! Dito e feito, no dia seguinte, à mesma hora!

Quarta-feira, dia mais fresco mas sem nevoeiro. Optamos por seguir o percurso em sentido inverso ao dia anterior depois de umas dicas do Luis Almeida. Desta vez, a água apresentava melhor aspecto e com menos vegetais, mas isso não se traduziu em mais peixe, já que a grade para os dois foi o prato do dia. Agora deixo apenas uma nota especial....

Estava quase terminada a pescaria, quando o Zé me chama muito nervoso para trás da rebentação e me diz para olhar para uma zona onde estaria um robalo. Eu sem oculos polarizados, apenas imaginei um robalinho de 1kg, talvez 2kg.... Ora, não é que passado 1min ou 2mins, se vê a uns 3mts de nós uma mancha negra, enorme! Um robalo com 4kg, no minimo e nada queria comer! Desde jigs grandes, pequenos, saltigas,  tudo o que havia no saco deve ter  ido parar à água naquele momento.... Mas quando não querem, não querem...

E assim foram mais 2 jornadas com um grande companheiro de pesca,  que em breve terá uma visita ao hotspot dos robalos, Aveiro!

Boas pescarias para todos!

domingo, 14 de agosto de 2011

Ultimas investidas sem sucesso

Pois é, a crise chegou à pesca. Deste o ultimo post tenho feito algumas investidas, tanto com spinning, fundo ou buldo.... A "melhor" pescaria que consegui foi uma cavala bem grande com um pingalim cinzento escuro artilhado com fateixa, um chumbo tipo texas para dar profundidade e um raglou de 60grs.

O mar tem estado calmo, os barcos colocam 2,3,4 ou mesmo 5(!!!) filas seguidas de redes, algumas a menos de 500mts, não duvido.... Se não há redes, então há algas em quantidades impossíveis o que leva a pensar 2 e 3 vezes antes de lançar uma amostra para perto delas.

Durante este tempo posso destacar algumas investidas, como um mini-encontro com colegas do fórum que frequento e aconselho a quem quiser seguir a pesca com artificiais a sério pois aprende-se muito, a companhia é excelente e o objectivo é apenas um: desfrutar a pesca no seu estado mais puro.

Assim sendo, combinou-se uma saída para a zona de Aver-o-Mar com colegas do PescaComAmostras e cedinho nos encontramos. Uma troca de impressões rápidas e estamos a pescar. Umas dicas do pescador local, os peixes não colaboraram. Um dia bem passado com a promessa de repetir outros dias.

Entre esta pescaria e outras investidas, fui algumas vezes pescar ao fundo mas nem as fanecas me querem este ano...Se calhar resmunguei demasiado com elas e agora olha, nada para ninguém eheh.

Fui também outra vez com o Jorge fazer meia dúzia de lançamentos para o paredão e custou-me perder a amostra que me deu o meu primeiro peixe ao spinning.... Custou, mas é vida!

Agora de férias, 15 dias que vao passar a voar, gostaria de experimentar sítios, companhias e técnicas. Os achigãs e/ou lucios(percas) são um possível destino, os robalos desaparecidos vão continuar na minha mira e noutras alturas mortas o fundo continuará a ser vasculhado.

Os peixes podem não andar por cá.... Mas eu cá os espero!