segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Por mares de Sintra - Parte 4

Hoje foi o dia dos pesos pesados!

Acordamos "cedo"(9h é cedo....) e fomos à procura dos sargos, já que a maré estava a encher até as 14h. O local escolhido foram as Azenhas do Mar, para lá da piscina natural.

Ocorreu uma situação curiosa que certamente me irei recordar sempre, com gosto!

Estávamos nós descansadinhos a caminhar para o pesqueiro e reparamos num pescador solitário a passar por nós...Deixa lá ir o colega, que lhe corra bem o dia, pensamos nós.

Chegamos ao local escolhido e começamos a montar o material, quando eu reparo que o pescador que passou por nós, estava a lançar mesmo para a nossa frente, tapando qualquer hipótese de lançamento mais longe que a gente quisesse fazer! Eu fiquei indignado e falei isso com o meu primo, ao que ele, com calma, me responde, deixa-o estar, vamos lhe mostrar como é...

Bem, dito e feito, ele lança duas colheres de engodo para a beirinha onde fazia escoa e lança para lá perto. ZÁS! Um Sargo bom cá para fora. "Bem, tiraste a cana, agora vou eu para lá" digo eu, e ZÁÁÁS! outro peixe cravado, infelizmente soltou-se... Olho para o lado para ver o outro pescador e só me apetecia estar perto para ver o olhar esbugalhado com que devia estar. Rapidamente recolheu a boia e pescou mais à beira, deixando espaço para a gente começar a pescar direitinho. E assim foi, entraram as Salemas no pesqueiro. Apanhei duas salemas, o meu primo outras duas. Uma delas cagou-me(não é literalmente, é caca mesmo) as calças, pelo que deu para dar umas valentes gargalhadas disso.

Mudamos para outro local à procura dos sargos e só sairam mais 2 Salemas e 1 Sargo. Estava assim feita a pescaria por Sintra e ficou a sensação que com o mar a ajudar, seria uma semana só de peixe mas melhores dias virão....Oh se virão!
Ler mais »

sábado, 7 de agosto de 2010

Por mares de Sintra - Parte 3

Hoje sim! Foi uma pescaria a valer!

Decidimos fazer uma pescaria aos carapaus prós lados de Cascais, onde já fizemos uma boa pescaria aos Sargos. Chegamos cedo ao local para arranjar lugar e logo o meu primo tirou um sarguito (água com ele) e começou a picar-me("Não pescas nada", "És mesmo fraquinho", etc...). Rapidamente entraram as bogas e peixes-agulha e assim que caiu a noite, era cavalas atrás de cavalas! Um total de 46 peixes, resultado competitivo 23-23! Desses 46: 23 cavalas, 2 peixes agulha, 1 sarguinho, 3 carapaus e os restantes bogas(so trouxemos as cavalas e carapaus, o resto água com eles).
Carapaus e Cavalas!
Ficou ainda marcada uma pescaria na madrugada de hoje para amanha, vamos a ver o que sai...
Ler mais »

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Por mares de Sintra - Parte 2

Hoje a pescaria foi ao fundo. Uma vez que o meu primo trabalha, eu fiquei em casa a preparar o material para quando ele chegasse, fosse só arranjar. O local escolhido foi algures prós lados do Magoito tanto quanto me apercebi, apesar do local ser do mais rochoso que já vi!

Fomos acompanhados pela pessoa que nos meteu o bichinho da pesca, o pai dele, meu tio(padrinho também). O resultado da pescaria, foi uma inúmera quantidade de chumbadas presas no fundo, 1 sargo de quase palmo, 1 sargo bom perdido pela rebentação e a ideia que poderia ter dado algo mais.

Da próxima a gente vinga-se....
Ler mais »

sábado, 31 de julho de 2010

Por mares de Sintra - Parte 1

Ora bem, e eis-me em Lisboa, mais propriamente, Sintra!

Vim aqui passar uma semaninha de férias e após uns imprevistos na viagem de sexta, hoje, sábado, finalmente chegamos. Assim que cheguei, comi algo e na companhia do meu primo, fizemo-nos ao mar, a ver o que dava. O mar não estava muito mexido, para além de estar muito clarinha a água e o vento norte não ajudar em nada!

Deste relato não ha muito a registar, a não ser o sargo pequenino que o meu primo tirou e uma chumbada encontrada que serviu para motivar uma guerra de "chumbadinha" em busca da dourada perdida(coisas de quem não apanha nada, vá).
Ler mais »

quarta-feira, 28 de julho de 2010

E deu...Faneca! Parte 3!!

Hoje decidi fazer uma madrugada na praia, depois de passar o dia na mesma em banhos e afins(férias dá nisto)!
Com as coisas arrumadinhas, fiz-me à praia dos Ingleses eram umas 4h30 e rapidamente estava com uma cana a pescar. Mas não sei se por o mar estar demasiado parado, se por não haver peixe que pegue, não gostei de lá estar e rapidamente mudei-me para o sitio do costume, em busca dos irmãos sargos.

Como levei as chumbadas de pedra, obviamente que as experimentei e fiquei com a sensação que cumprem muito bem a sua função! Infelizmente perdi 1 ou 2, mas pelo menos poupei o ambiente, não são tóxicas e ficou-me barato na carteira :P

O sol começou a aquecer e num instante apanhei 3 fanecas, onde uma delas deve ser a maior que já apanhei, tinha um bom tamanho!
Fanecas, fanecas e mais fanecas!!
A ultima faneca devia estar bem perto dos 30cms, é mesmo grande e larga, nunca tive uma faneca assim...E pelos vistos, é melhor habituar-me, já que aqui só tem dado disto! Bem....é esperar que outros mares venham!
Ler mais »