segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Experiencias - Parte 2

Ora bem, após ter experimentado o verniz numa primeira amostra e satisfeito com o aspecto em geral, lá tive eu a dar o mesmo tratamento a mais umas quantas!
Amostras envernizadas
Da esquerda para a direita:
Caperlan 12-F 4510 - Cor Azul/Verde
Tsunami 6'' 1oz "Electro School Bus"
Caperlan 12-F 3110 - Cor madrepérola
Caperlan 10-FS 0110 - Cor Esverdeada/Prateada
Tsunami 6'' 1oz "Electro Pearl White W/ Spot"

Dentro de breve terei mais novidades!
Ler mais »

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Experiencias - Parte 1

Li recentemente num blog (bastante interessante e recomendo) um post sobre amostras envernizadas. Fiquei curioso, li com atenção o post e entrei em contacto com o autor( um grande abraço Fernando, agradeço os esclarecimentos).

Feito isto, pus mãos à obra! Comprei uma lata de verniz de poliuretano, uma trincha(caso fosse necessário) e segui os passos como o autor referenciou.

A vitima foi uma das recentes aquisições, a Caperlan 12-F 3110 de cor vermelha e branca. Escolhi esta porque a correr bem, dentro de uns tempos recebo uma encomenda com uma semelhante, mas melhor, daí ter escolhido esta.

Depois de limpa a amostra, retiradas as fateixas e argolas, clip colocado e "estendal" preparado (um pau de vassoura e um elástico) restava mergulhar a amostra. Um mergulho, observo o verniz a escorrer, espero um bocado, mergulho novamente para certificar que todas as partes são atingidas e depois de parar de escorrer, coloquei no tal estendal e agora resta esperar... Darei noticias assim que estiver seco o verniz!

A primeira vitima:

Ler mais »

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Investir no futuro - Parte 1

Este mês revelou-se fraco em saídas para pescar e para compensar isso, nada como fazer algo que todo o pescador que se preze adora fazer: tratar do material e investir em material novo para preencher o vazio sentido pela falta que a pesca nos trás.

Começando pela aquisição mais antiga, uma lanterna de testa capaz de meter inveja a alguns faróis de carro(não, não é exagero). No mesmo dia em que me chegou a encomenda, testei apontar pela janela em direcção a um prédio que fica a 150mts de distancia. Sim, a luz chega lá e com perfeita nitidez! Uma pérola que espero que nunca se estrague ou perca!
Lanterna CREE 5W
O vicio continuava a apertar e para "aliviar", decidi dar uma pequena manutenção ao material.
Depois de tirar algumas areias dos carretos e verdete dos passadores(dá tanto trabalho esta porcaria....), apercebi-me que tenho investido pouco no spinning.

Já andava à uns tempos a procura de sítios e técnicas, mas faltava uma parte importante - o material. Dito isto, comecei por ver preços em lojas online e comparava os produtos. Dei por mim a navegar no ebay até encontrar conjuntos de amostras -(baratas - convém no inicio, já que as pedras são um enorme predador) e de qualidade média(não são Rapala ou Daiwa ou mesmo Dansel, mas para o efeito de iniciação, servem muito bem).
Amostras Tsunami
São 4 amostras de 15cm's e 1oz(cerca de 28gr) da marca Tsunami. Começando de cima para baixo:
Tsunami 6'' 1oz "Electro Scale" - Cor brilhante em tons de azul com padrão triangular e cor vermelha na cabeça
Tsunami 6'' 1oz "Electro Pearl White W/ Spot" - Madrepérola com pintas pretas
Tsunami 6'' 1oz "Electro School Bus" - Nome hilariante, laranja no dorso e amarelo/branco até a barriga
Tsunami 6'' 1oz "Electro Przm" - Cor brilhante em tons azulados com pintas pretas, semelhante a uma sardinha

Uma vez que iria pagar portes, aproveitei uma encomenda de um tipo de amostras que não tinha no meu conjunto, Poppers:
Poppers Tsunami
Estas 3 poppers da Tsunami também têm 10cm's cada e com 3/4oz (20gr±) têm uma particularidade curiosa... A parte da frente é furada até as "guelras" fazendo com que tenham um movimento mais activo e emitam mais barulho. Aqui ficam as referências:
Tsunami 4'' 3/4oz "Menhaden" - 3 cores: Azul no dorso, rosa na lateral e dourado na barriga, com uma pinta negra perto da cabeça
Tsunami 4'' 3/4oz "Electro Pearl White W/Spot" - Madrepérola com pintas pretas
Tsunami 4'' 3/4oz "Redfish Spot Scale" - 2 cores: Bronze no dorso e verde claro na barriga, com uma pinta negra perto da cauda

Estas encomendas foram feitas a meio do mês e curiosamente no fim de semana antes delas chegarem, fui até a Decathlon para ver se encontrava algo para o meu problema com a água (leia-se aqui: não me molhar/ frio sentido).

Acabei por sair de lá com mais 3 amostras, 5 cabeçotes de 15grs, 5 vinis, 1 pencil e uma caixa de chumbos!
Chumbos e Vinis
Os vinis com cabeçote de 15grs e chumbo corrido, poderá dar jeito em dias que seja necessário uma pesca mais leve.

Amostras da Decathlon
Aqui tenho as 4 amostras novas, um bocado fracas mas como referi anteriormente, para iniciar não é preciso muito bom(além de super baratas)! São todas da marca vendida lá, Carpelan, o Pencil tem 10cm's e pesa 15gr, as restantes 3 pesam 16gr e têm 12cm's.
Deixo as referências:
Carpelan 12-F 3110 - Cor madrepérola
Carpelan 12-F 4510 - Cor Azul/Verde com raios semelhantes a uma cavala
Carpelan 12-F 3110 - Cor Vermelha/Branca
Carpelan Murray 100 Silver Green (10-FS 0110) - Cor Esverdeada/Prateada com pinta negra perto da Cabeça

Mas como fui a procura de algo para me proteger do frio e água, acabei com comprar algo que ainda vou agradecer por ter investido. Um fato de surf/bodyboard de 2/3mm integral!
Fato de surf 2/3mm Tribord
Com este fato e as botas de mergulho que já tinha, fica assim mais fácil as aproximações ao mar, quer seja por rocha, quer seja mar dentro! Estou ansioso por poder fazer um teste a serio a isto!

Para finalizar, fica algo que não tem a ver directamente com a pesca, mas certamente ajudará a passar melhor aquelas noites chatas onde não se passa nada e o frio é o pior inimigo.
Termo para bebibas!
Apesar do aspecto "duvidoso", este termo leva 0,7L de café/chá/bebida que me apeteça e como o copo é a própria tampa....Maravilha!

Agora resta esperar pela segunda parte das novidades, que ainda estão a caminho(literalmente).

E assim andam as coisas por estes lados, muita vontade, poucas investidas e mais que muitos planos! Resta agora nos próximos posts relatar o que todas estas aquisições trouxeram, sejam com bons e belos resultados ou apenas viagens ao mundo da pesca!

Fiquem bem!
Ler mais »

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tempos de Crise

Antes de mais, minha crise não é monetária(felizmente consigo viver minimamente bem) mas sim temporal(leia-se: o tempo tem estado uma bela m%$# para a pesca).

Consegui dar duas fugidas para fazer uma pesquinha rápida, apesar de não ser num dos meus sítios favoritos, serviu perfeitamente para o gasto!

Falo de um dos sitios mais batidos aos Sábados e Domingos por "cotas", "domingueiros" e "pescadores malandros" (eu enquadro-me neste ultimo, já vou explicar o porquê).

Ora como agora os dias são de cada vez menos horas de luz e mais frios, e como a vontade de pescar é inalterável durante todo o ano, desta vez ganhou a pesca e fui lançar a cana para o porto de abrigo. O local, apesar de fortemente sujo pelos "ditos pescadores", não é desagradável de todo onde os acessos são fáceis, o local de estacionamento melhor ainda e as condições para lançar impecáveis. Cana montada(a "velha" Barros) e lançada para dentro de água com uma generosa iscada de sardinha, restava-me esperar.

Ora, é aqui que as vantagens deste local sobressaem pois enquanto eu tinha a cana mesmo ao lado do carro, abri a bagageira, e fazia de banco enquanto me abrigava do vento gelado que já se fazia sentir! (Nota: aqui percebe-se o "pescador malandro")

A pescaria vai correndo como de costume (pacífica..sempre pacífica) até que tenho uns toques valentes! Saltei logo da bagageira e esperei pelos toques seguintes...Logo se fizeram sentir e záááááss, cravei um peixe! Cabeça a sonhar já, o que poderia ser?, era pesado, o que será ali naquele lugar?, quando .... Uma enorme faneca!
Fanecas XXXL
Bem, estava marcada a pesca, era mais um dia de fanecas XXXL e depois de tiradas 3, tentei lançar mais perto das rochas, a ver o que poderia andar por lá...
O Safio da noite
Não me enganei muito e um safiozinho caiu na iscada de sardinha! Estava feita a pescaria e como o frio já apertava, rumo a casa que há muito para tratar antes de congelar.
Ler mais »

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Catch &...

Não, não é "Catch & Release" mas apenas apanha de tiagem. Como disse no post anterior, restava apenas dedicar um pedaço do meu tempo para apanhar tiagem e ouriços, o que eu fiz mal saí do estágio. Dirigi-me o mais rápido possível para Carreço na esperança de apanhar ainda alguma luz do sol(fui prevenido com lanterna - ainda bem) e apenas munido de um tupperware, lá me dediquei a apanhar uns petiscos para os peixinhos.
Uns belos Ouriços
E a apetitosa Tiagem....!
O objectivo seria no dia seguinte mal acabasse o horário de trabalho, fazer-me chegar o mais rápido possível à praia dos Ingleses para poder dar uso à bela da tiagem e aos ouriços apanhados de fresco e quem sabe enganar um Robalo ou um Sargo esfomeado. Bem.... O resultado foi uma mini-faneca que devolvi à água!

Como nisto da pesca tem muito que se lhe diga, fica a experiência da apanha de tiagem e um ponto de referencia quando estiver a procura.
Ler mais »