domingo, 6 de março de 2011

Pescarias Semanais - 3em1

Vou agora relatar 3 pescarias desta semana de uma só rajada!

Começa na terça-feira, logo após o ensaio. O vento estava calmo, o tempo de pesca era curto então eu e o Sebastian decidimos ir até à praia do cabedelo, numa zona onde parecia estar a formar uma coroa de areia no Domingo. A noite estava calma, mas o peixe não andava lá... Um pregado pequeno saiu inicialmente e foi devolvido à água.A noite vai passando e estávamos nós, na conversa, quando de repente.... A minha cana dobra toda, o fio começa a sair do carreto com velocidade ZZzzZZZZzzZZZZzz e num impulso levanto-me da cadeira e pego na cana...Infelizmente, quando lá chego, so senti dois puxões e depois mais nada...Ao recolher, o isco vinha comido mas peixe, nem sinal... O anzol não cravou...

Ficamos mais um bocado na ansiedade de voltar a acontecer, mas a noite estava feita... Ficou o bichinho instalado...

No dia seguinte, o Sebastian tinha combinado ir até Esposende com uns colegas e eu aproveitei a boleia para ver o que lá andava. Foram 3h , 4 pescadores e peixe nem vê-lo.... Como ainda havia tempo, decidimos experimentar o sitio da noite anterior. E em boa hora o decidimos fazer!

Passados uns 30mins de pesca, tivemos uns toques e daí saiu um sargo de palmo que acabou por ser a minha pescaria dessa noite.
Sargo palmeiro
A noite começou bem e ficamos na expectativa de apanhar o cardume de sargos. Já quase a preparar para ir embora, a cana do Sebastian dobra-se e começa a dar toques violentos! Rapidamente ele pega na cana, começa a trabalha o peixe e eu a ajudar com a luz. Ao chegar perto ainda deu mais luta, mas já estava destinado a vir para terra. O resultado foi um excelente robalo de mais de 45cms e cujo peso ainda será descoberto(não tínhamos balança) mas certamente está acima do kilo e talvez perto dos 2kg!

Deixo aqui as fotos dos pescadores:

O Sebas com o troféu da noite!

Claro que eu não podia deixar de tirar foto com o peixe, não é todos os dias que se pode!
Na sexta-feira o tempo estava super calmo, sem vento. Como é óbvio e depois da pescaria de quarta, é preciso aproveitar estas ocasiões! Inicialmente o sitio seria a Praia dos Ingleses, mas ao chegar lá eram tantos carros que o mais certo era nem haver espaço para colocar as canas. Posto isso, tenta-se a Praia da Arda. Por fora, estava tudo calmo, mas dentro de água havia uma corrente enorme e sempre a empurrar para cima das pedras. 2h de pesca e alguma prisões, fez com que o rumo fosse outro.

O sitio escolhido foi o mesmo das pescarias anteriores mas desta vez parecia estar a pescar num rio, tal era a calmaria.... Sem ondas, nem maneira de descobrir possíveis coroas de areia, tornou-se difícil a escolha do sitio mas lá me coloquei mais ou menos no mesmo sitio. Depois começaram a acontecer coisas estranhas....

Uma das canas tinha caranguejo iscado no anzol do fundo e pareceu-me ter tido um toque. Ao recolher, confirmei que tinha ido lá algo mas não ficou... Duas canas montadas, ponteiras ao alto, sem movimento e ao recolher por 2x o anzol de baixo simplesmente não vinha. Fio cortado, sempre rente ao anzol, levava-me a desconfiar que andaria por ali congro/safio ou algo com capacidade de cortar o fio com tamanha facilidade! O tempo foi passando, peixe nem vê-lo e ao ver uma trovoada a formar-se à minha frente, dei por terminada a pescaria antes que acontecesse um azar maior.

E assim foram as minhas 3 ultimas noites de pescaria! Resultados:

1 Robalo com mais de 45cm e para cima de 1kg
1 Sargo da areia com mais de 20cms
1 peixe-aranha devolvido ao mar(vá, agradece lá ó Sebas eheh)
1 pregado devolvido ao mar
1 toque(foi mais um susto) que me deixou a tremer!

Agora é investir nestas pequenas saídas e descobrir onde anda o peixe...

Abraço!
Ler mais »

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Catch....And Release!

Hoje foi um dia diferente de pesca! Começou logo cedinho, a caminhar para o fundo do paredão no cabedelo com o Sebastian, empurrados por um vento norte que noutro dia qualquer teria empurrado para ficar mas é em casa, mas o desafio estava lançado e contra tudo isso, decidimos pescar na mesma.

Aproveitando o vento pelas costas, lançamentos longos eram a ordem do dia! O dia porém não se revelou produtivo, já que as iscadas vinham quase sempre comidas sem haver toque algum (caranguejo ou peixe pequeno, provavelmente).

Lançamento atrás de lançamento, não havia toque ou peixe. Decididos a ir embora, um ultimo lançamento e nesse ultimo lançamento, sai uma solha pequena! Ao pegar no anzol, reparei que a desgraçada tinha engolido tudo... Com cuidado, tentei tirar com o saca-anzois mas começou a sair sangue... Pensei que já estava tramada e optei por trazer para casa....
Pequena solha
(Peço desculpa pelo sangue)
Ao chegar a casa, vi que o sangue parou e ainda respirava. Então optei por colocar um pouco dentro da água a ver se aguentava-se bem. Começou a respirar mais, a mexer-se e então senti remorsos. Peguei no carro e nela, dirigi-me até à foz e libertei-a prontamente! Não me arrependo de a ter libertado, apenas de ter sido tão tardio, mas penso que corrigi e repus o mal feito.

E assim foi o domingo!

Abraços
Ler mais »

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Experiencias/Investimentos - Parte 3

No ultimo post referi que tinha recebido 2 amostras iguais e só uma delas iria(inicialmente) ser envernizada para poder haver comparação entre elas. Pois bem, o resultado está aqui:
Envernizado vs Normal
A amostra debaixo é a envernizada e pode-se reparar que escureceu ligeiramente mas a luz reflectida é maior. Isto dentro de água deve-se traduzir em melhor apresentação da amostra e efeitos visuais mais fortes e atractivos.


Entretanto, recebi a ultima encomenda de amostras.

A de cima, vermelha e branca, com 14cms e 25gr, efeitos reflectivos interessantes.
As seguintes, de 13cms, 22gr, com semelhança a sardinha e cavala.

Já foram testadas na banheira e fiquei admirado pelos sons produzidos pelas esferas, bem audíveis fora de água! Envernizadas e preparadas, agora só resta coloca-las a trabalhar e ter sorte!

Abraço
Ler mais »

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Novidades e Experiencias - 2 em 1

Hoje recebi mais uma encomenda(já só falta uma, para já) e esta nem foi preciso levantar nos correios!
São 2 passeantes iguais:
Fisher DCR - 11,5cm 20g - Color Nº01 - Cor esverdeada com dorso castanho e olhos vermelhos
Passeantes novos
Aproveitei a oportunidade de ter 2 amostras iguais e coloquei apenas uma no verniz. Assim, quando secar terei oportunidade de demonstrar quais as diferenças entre elas!

Entretanto, coloquei as restantes amostras que me faltavam envernizar e ainda dei uma pintura à Dansel que está toda marcada das rochas.


Da esquerda para a direita:

Tsunami 6'' 1oz "Electro Scale"
Tsunami 6'' 1oz "Electro Przm"
Alpha Tackles Coyote Carvex 05031001 - 22g 11cm
Alpha Tackles Coyote Carvex 05031002 - 22g 11cm
Tsunami 4'' 3/4oz "Redfish Spot Scale"
Tsunami 4'' 3/4oz "Menhaden"
Tsunami 4'' 3/4oz "Electro Pearl White W/Spot"
Fisher DCR - 11,5cm 20g - Color Nº01
Dansel Lubina-L ANA2

Algo curioso/asneira que pode sair desta nova fornada são as swimbaits da Alpha Tackles. Se o verniz prender muito o movimento, não sei até que ponto poderão recuperar com meia dúzia de lançamentos para o mar. Se ficarem fixas, certamente terão um movimento diferente do esperado... Vamos lá ver o que sai dali!

Agora só faltam mais 3 amostras chegarem por encomenda e devo ficar-me por aqui em aquisições. Depois falta o tempo permitir para fazer tantos lançamentos que terei que ficar de cama(ehehehe).

Fiquem bem!
Ler mais »

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Investir no futuro - Parte 2

Como disse no último post, da próxima vez traria mais novidades e trago! Chegou uma encomenda que se poderá revelar útil a longo prazo nestas andanças de spinning. E eis a novidade:

300mt de multifilamento 0,17mm com 15lb laranja!

A marca é chinesa e o fio pode-se revelar uma valente porcaria....Mas...E se não for assim tão mau? As vezes que vou a pesca não me permitem fazer um investimento num fio de 20€ ou mais, para ficar a apodrecer num canto... Daí recorrer a este fio!

A primeira impressão que tenho sobre o fio (Dyneema Spectra) é que realmente é difícil de cortar. Não tenho experiência com este tipo de fios, o que foi também influente na escolha do fio, não quero começar com um caro e perder mais de metade por asneiras(cabeleiras, corta aqui, corta ali), mas quando digo que é difícil de cortar, digo que é mesmo! Para haver uma noção, a mesma tesoura que corta como manteiga um fio 0,40mm mono, teve que cortar 3x o multifilamento. Pode ser inexperiência, pode ser tesoura de porcaria, mas que custou, custou!

O facto de ser laranja, dá pano para mangas... Existe quem defenda que nestas coisas, deve-se camuflar ao máximo tudo e por tanto, fios só pretos, cinzentos, castanhos, verdes escuros e azuis escuros, ocasionalmente brancos. Existe também quem defenda que com um chicote de Fluorcarbono bom (aqui vou investir melhor) já se pesca bem e o multi terá a sua utilidade na localização visual da amostra. Eu pessoalmente, gosto do laranja.
Coloquei cerca de 150mts de fio, os restantes podem ficar para refill ou então para um outro carreto que precise(bóia talvez).

Fiquem bem!
Ler mais »