quinta-feira, 5 de maio de 2011

Finalmente!

O primeiro já saiu...Agora que venha o resto do ketchup!!

Contarei tudo assim que tiver tempo/disposição.

Nota: 1,2kg e 48cm
Ler mais »

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Investir ainda mais?

Antes de mais, gostaria de aqui deixar o meu desejo das melhoras rápidas para um colega pescador e dono da loja que costumo frequentar... Saber das noticias é sempre mau, mas saber que está em recuperação ajuda. As melhoras Jaime!

Ora bem, cá estou eu de volta e com algumas novidades. Ultimamente tenho feito umas pescarias rápidas e nada de complicado, ora vou fazer 1h/2h de fundo ora vou lançar 2 ou 3vezes a cana de spinning... Porém, na sexta feira passada, desafiei o Sebastien para uns lançamentos com as canas de spinning. Desafio aceite, fomos para uma zona onde nunca lá tinha estado e fiquei admirado com o aspecto em geral do sitio, dava a sensação que o robalo ali andava...(não me enganei, como vão ler mais à frente).

Canas montadas, amostras escolhidas e lá vamos nós para as rochas. Lançamento atrás de lançamento, um banho aqui e ali, peixe nem vê-lo.... Vamos para outra rocha, com mais altura e virada para uma baía com alguma rebentação, espuma e profundidade(constatou-se depois que havia ali um rego) e mais uns lançamentos seguidos. Peixe nem ver...

Mudamos de "técnica" e deixamos as amostras de lado para experimentar um casting jig metálico com uma borrachinha comprida, branca e eu com um jig normal(o verdinho que comprei recentemente). A noite já estava a dar ar da sua graça e decidimos ir embora, ao que o Sebastien me diz "pareceu-me ter tido um toque, mas nao ferrou... Amanha ou domingo volto aqui de manhãzinha".

É aqui que começa a história de hoje...

Estava eu a dormir descansadinho na terrinha, quando as 11h da manha de domingo toca o meu telemóvel. Atendi ainda meio ensonado e eis que recebo a noticia "apanhei 4 robalos, 3 com mais de kg e quase todos seguidos!". Claro que achei que ainda era dia 1 de Abril e mandei-o passear ou então para me mandar MMS.... Ora pois bem:

A solução foi a mesma usada na sexta-feira passada, casting jig com borracha branca a girar. Uma vez que não tenho nenhum desse tipo, já tinha visto umas mudanças possíveis e curiosas de aplicar e também precisava de renovar o meu stock de amostras boas (algumas das mais recentes em termos de lançamento deixam muito a desejar) aproveitei a dica e investi nalgumas amostras/jigs!

Deixo aqui as aquisições mais recentes:

Da esquerda para a direita:

Dansel TUNNED - 12cm 25g - A27 - Cor prateada, com ventre vermelho e dorso preto
Hart Missile 120 - 12cm 25g - Cor prateada, com dorso esverdeado ,cabeça vermelha e ventre amarelado
Vega Akada - 14cm 28g - CLB - Cor prateada, com manchas amarelas e dorso preto
Vega Akada - 14cm 28g - GS - Transparente com cabeça preta e vermelha e tons esverdeados no resto do corpo
Dansel Lubina-XL - 14cm 28g - A34 - Semelhante a uma sardinha, igual à perdida inicialmente

Como um dos objectivos era também expandir o tipo de amostras, comprei uns extras:

À direita e esquerda, 5 pingalins com "purpurinas", sendo os da esquerda brancos transparentes e os da direita pretos/cinzentos transparentes. No topo, 10 destorcedores do tipo gancho, para prender os pingalins. A meio, 3 jigs diferentes mas com o mesmo objectivo: lançamentos longos, efeitos brilhantes e sempre junto ao fundo. O jig de cima tem textura, ondulado e com pintura semelhante a um peixe, onde a parte da barriga brilha. Pesa 28g. O seguinte é brilhante, com dorso preto e ventre vermelho, pequeno mas com 35g.
A zagaia é idêntica à usada para apanhar os robalos acima mostrados e pesa cerca de 40g.

Já receberam todos o tratamento do verniz, dentro de alguns dias irei mostrar que alterações fiz aos jigs.

Até lá, pesquem bem e muito!

Ler mais »

domingo, 6 de março de 2011

Pescarias Semanais - 3em1

Vou agora relatar 3 pescarias desta semana de uma só rajada!

Começa na terça-feira, logo após o ensaio. O vento estava calmo, o tempo de pesca era curto então eu e o Sebastian decidimos ir até à praia do cabedelo, numa zona onde parecia estar a formar uma coroa de areia no Domingo. A noite estava calma, mas o peixe não andava lá... Um pregado pequeno saiu inicialmente e foi devolvido à água.A noite vai passando e estávamos nós, na conversa, quando de repente.... A minha cana dobra toda, o fio começa a sair do carreto com velocidade ZZzzZZZZzzZZZZzz e num impulso levanto-me da cadeira e pego na cana...Infelizmente, quando lá chego, so senti dois puxões e depois mais nada...Ao recolher, o isco vinha comido mas peixe, nem sinal... O anzol não cravou...

Ficamos mais um bocado na ansiedade de voltar a acontecer, mas a noite estava feita... Ficou o bichinho instalado...

No dia seguinte, o Sebastian tinha combinado ir até Esposende com uns colegas e eu aproveitei a boleia para ver o que lá andava. Foram 3h , 4 pescadores e peixe nem vê-lo.... Como ainda havia tempo, decidimos experimentar o sitio da noite anterior. E em boa hora o decidimos fazer!

Passados uns 30mins de pesca, tivemos uns toques e daí saiu um sargo de palmo que acabou por ser a minha pescaria dessa noite.
Sargo palmeiro
A noite começou bem e ficamos na expectativa de apanhar o cardume de sargos. Já quase a preparar para ir embora, a cana do Sebastian dobra-se e começa a dar toques violentos! Rapidamente ele pega na cana, começa a trabalha o peixe e eu a ajudar com a luz. Ao chegar perto ainda deu mais luta, mas já estava destinado a vir para terra. O resultado foi um excelente robalo de mais de 45cms e cujo peso ainda será descoberto(não tínhamos balança) mas certamente está acima do kilo e talvez perto dos 2kg!

Deixo aqui as fotos dos pescadores:

O Sebas com o troféu da noite!

Claro que eu não podia deixar de tirar foto com o peixe, não é todos os dias que se pode!
Na sexta-feira o tempo estava super calmo, sem vento. Como é óbvio e depois da pescaria de quarta, é preciso aproveitar estas ocasiões! Inicialmente o sitio seria a Praia dos Ingleses, mas ao chegar lá eram tantos carros que o mais certo era nem haver espaço para colocar as canas. Posto isso, tenta-se a Praia da Arda. Por fora, estava tudo calmo, mas dentro de água havia uma corrente enorme e sempre a empurrar para cima das pedras. 2h de pesca e alguma prisões, fez com que o rumo fosse outro.

O sitio escolhido foi o mesmo das pescarias anteriores mas desta vez parecia estar a pescar num rio, tal era a calmaria.... Sem ondas, nem maneira de descobrir possíveis coroas de areia, tornou-se difícil a escolha do sitio mas lá me coloquei mais ou menos no mesmo sitio. Depois começaram a acontecer coisas estranhas....

Uma das canas tinha caranguejo iscado no anzol do fundo e pareceu-me ter tido um toque. Ao recolher, confirmei que tinha ido lá algo mas não ficou... Duas canas montadas, ponteiras ao alto, sem movimento e ao recolher por 2x o anzol de baixo simplesmente não vinha. Fio cortado, sempre rente ao anzol, levava-me a desconfiar que andaria por ali congro/safio ou algo com capacidade de cortar o fio com tamanha facilidade! O tempo foi passando, peixe nem vê-lo e ao ver uma trovoada a formar-se à minha frente, dei por terminada a pescaria antes que acontecesse um azar maior.

E assim foram as minhas 3 ultimas noites de pescaria! Resultados:

1 Robalo com mais de 45cm e para cima de 1kg
1 Sargo da areia com mais de 20cms
1 peixe-aranha devolvido ao mar(vá, agradece lá ó Sebas eheh)
1 pregado devolvido ao mar
1 toque(foi mais um susto) que me deixou a tremer!

Agora é investir nestas pequenas saídas e descobrir onde anda o peixe...

Abraço!
Ler mais »

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Catch....And Release!

Hoje foi um dia diferente de pesca! Começou logo cedinho, a caminhar para o fundo do paredão no cabedelo com o Sebastian, empurrados por um vento norte que noutro dia qualquer teria empurrado para ficar mas é em casa, mas o desafio estava lançado e contra tudo isso, decidimos pescar na mesma.

Aproveitando o vento pelas costas, lançamentos longos eram a ordem do dia! O dia porém não se revelou produtivo, já que as iscadas vinham quase sempre comidas sem haver toque algum (caranguejo ou peixe pequeno, provavelmente).

Lançamento atrás de lançamento, não havia toque ou peixe. Decididos a ir embora, um ultimo lançamento e nesse ultimo lançamento, sai uma solha pequena! Ao pegar no anzol, reparei que a desgraçada tinha engolido tudo... Com cuidado, tentei tirar com o saca-anzois mas começou a sair sangue... Pensei que já estava tramada e optei por trazer para casa....
Pequena solha
(Peço desculpa pelo sangue)
Ao chegar a casa, vi que o sangue parou e ainda respirava. Então optei por colocar um pouco dentro da água a ver se aguentava-se bem. Começou a respirar mais, a mexer-se e então senti remorsos. Peguei no carro e nela, dirigi-me até à foz e libertei-a prontamente! Não me arrependo de a ter libertado, apenas de ter sido tão tardio, mas penso que corrigi e repus o mal feito.

E assim foi o domingo!

Abraços
Ler mais »

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Experiencias/Investimentos - Parte 3

No ultimo post referi que tinha recebido 2 amostras iguais e só uma delas iria(inicialmente) ser envernizada para poder haver comparação entre elas. Pois bem, o resultado está aqui:
Envernizado vs Normal
A amostra debaixo é a envernizada e pode-se reparar que escureceu ligeiramente mas a luz reflectida é maior. Isto dentro de água deve-se traduzir em melhor apresentação da amostra e efeitos visuais mais fortes e atractivos.


Entretanto, recebi a ultima encomenda de amostras.

A de cima, vermelha e branca, com 14cms e 25gr, efeitos reflectivos interessantes.
As seguintes, de 13cms, 22gr, com semelhança a sardinha e cavala.

Já foram testadas na banheira e fiquei admirado pelos sons produzidos pelas esferas, bem audíveis fora de água! Envernizadas e preparadas, agora só resta coloca-las a trabalhar e ter sorte!

Abraço
Ler mais »