quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Visita Inesperada

Depois de ter sido contactado por uma mensagem particular no forum do PcA pelo Zé (deixo aqui o endereço do blog - contém lá o relato da passagem por cá), o desafio de uma pescaria foi avante e na terça-feira de manhãzinha estávamos já prontos para lançar umas amostras entre neblina ameaçadora e  água bastante..."vegetariana"!

Apesar do mar estar calmo, nas bordas e zona de rebentação havia um grande amontoado de algas soltas, o que fazia com que 98% dos lançamentos resultassem em algaes. Lançamento atrás de lançamento, alga atrás de alga, o Zé safa a grade com um robalinho que pouco maior era que a Saltiga 17 Castanha. Um bom momento de libertação que se tentou registar em video mas não correu muito bem... Melhor libertações vão chegar!
Mais uma série de lançamentos e eis que ocorre um novo ataque, agora de um marlin nacional (peixe-agulha). Apesar da libertação ter sido um pouco dolorosa para o peixe, fez-se todos os possíveis para o devolver nas melhores das condições e rapidamente estava de volta à água.
O sol começou a parecer, a hora de terminar a pescaria aproxima-se e rumamos ao carro, combinando uma pescaria para o dia seguinte! Dito e feito, no dia seguinte, à mesma hora!

Quarta-feira, dia mais fresco mas sem nevoeiro. Optamos por seguir o percurso em sentido inverso ao dia anterior depois de umas dicas do Luis Almeida. Desta vez, a água apresentava melhor aspecto e com menos vegetais, mas isso não se traduziu em mais peixe, já que a grade para os dois foi o prato do dia. Agora deixo apenas uma nota especial....

Estava quase terminada a pescaria, quando o Zé me chama muito nervoso para trás da rebentação e me diz para olhar para uma zona onde estaria um robalo. Eu sem oculos polarizados, apenas imaginei um robalinho de 1kg, talvez 2kg.... Ora, não é que passado 1min ou 2mins, se vê a uns 3mts de nós uma mancha negra, enorme! Um robalo com 4kg, no minimo e nada queria comer! Desde jigs grandes, pequenos, saltigas,  tudo o que havia no saco deve ter  ido parar à água naquele momento.... Mas quando não querem, não querem...

E assim foram mais 2 jornadas com um grande companheiro de pesca,  que em breve terá uma visita ao hotspot dos robalos, Aveiro!

Boas pescarias para todos!
Ler mais »

domingo, 14 de agosto de 2011

Ultimas investidas sem sucesso

Pois é, a crise chegou à pesca. Deste o ultimo post tenho feito algumas investidas, tanto com spinning, fundo ou buldo.... A "melhor" pescaria que consegui foi uma cavala bem grande com um pingalim cinzento escuro artilhado com fateixa, um chumbo tipo texas para dar profundidade e um raglou de 60grs.

O mar tem estado calmo, os barcos colocam 2,3,4 ou mesmo 5(!!!) filas seguidas de redes, algumas a menos de 500mts, não duvido.... Se não há redes, então há algas em quantidades impossíveis o que leva a pensar 2 e 3 vezes antes de lançar uma amostra para perto delas.

Durante este tempo posso destacar algumas investidas, como um mini-encontro com colegas do fórum que frequento e aconselho a quem quiser seguir a pesca com artificiais a sério pois aprende-se muito, a companhia é excelente e o objectivo é apenas um: desfrutar a pesca no seu estado mais puro.

Assim sendo, combinou-se uma saída para a zona de Aver-o-Mar com colegas do PescaComAmostras e cedinho nos encontramos. Uma troca de impressões rápidas e estamos a pescar. Umas dicas do pescador local, os peixes não colaboraram. Um dia bem passado com a promessa de repetir outros dias.

Entre esta pescaria e outras investidas, fui algumas vezes pescar ao fundo mas nem as fanecas me querem este ano...Se calhar resmunguei demasiado com elas e agora olha, nada para ninguém eheh.

Fui também outra vez com o Jorge fazer meia dúzia de lançamentos para o paredão e custou-me perder a amostra que me deu o meu primeiro peixe ao spinning.... Custou, mas é vida!

Agora de férias, 15 dias que vao passar a voar, gostaria de experimentar sítios, companhias e técnicas. Os achigãs e/ou lucios(percas) são um possível destino, os robalos desaparecidos vão continuar na minha mira e noutras alturas mortas o fundo continuará a ser vasculhado.

Os peixes podem não andar por cá.... Mas eu cá os espero!
Ler mais »

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Uma aposta! - 2ª Mão

Ora bem, dando seguimento à aposta feita uns tempos atrás, eu e o Jorge decidimos ir à pesca já que o vento não tem dado descanso por estes lados e assim que houve uma abertura.... Canas na mão! Um colega nosso de trabalho que perguntava sempre quando iria connosco à pesca, aproveitou a oportunidade e também decidiu ir connosco.
Porém, a escolha do local não foi fácil. Partindo inicialmente de 4 possíveis destinos, lá decidimos ir para a zona de Neiva até mesmo para explorar novos sítios. Mas eis que chega uma desilusão.

Ao chegarmos à zona de Neiva, deparamo-nos com o seguinte ambiente: mar parado, rede a cerca de 100mts da costa, outra rede distanciada a uns 50mts da outra, mais outra rede distanciada também a cerca de 50mts.... Ora, tanto quanto eu sei, a distancia permitida para colocar redes é 500mts da costa(salvo erro). Mas garanto que aquelas não estavam a 500m, nem tão pouco 300m.... Mas se fosse só num sitio, tudo bem, vamos mais para cima ou mais para baixo... Mas ao longo de cerca de 2km estava tudo cheio de redes!!! Como é possível isto?!? Tristeza....

Como os outros sitios estavam mais deslocados para Norte e o tempo já se estava a esgotar, optamos pela opção mais proxima, o Rodanho. Mas o que se previa foi o que aconteceu, um mar completamente parado, areia regular ao longo de centenas de metros, sem grandes espumas para o robalo poder caçar. Mesmo assim, optamos por ficar!

E lá fomos nós os 3, água pela cintura, galochas pelas coxas(já aqui se pode prever muita água lá dentro - ai a falta que me faz o fato....) e lançamento atrás de lançamento a grade ia sendo cada vez mais uma certeza até se tornar um facto.

Mais uma grade para ambos e uma pequena estreia para o Vitor. Quem sabe não se torne mais um viciado na pesca...? O futuro dirá!

Actualização de Resultado: Jorge 2 - 0 Cláudio
Ler mais »

domingo, 12 de junho de 2011

fish'n'Trip - Take 2 & Take 3


Dia 2 - Manhã - "Zero à esquerda....E à direita!"

Depois de mais uma manhã dolorosa para acordar, eram 5h30 e estávamos a caminho do mar novamente e mais uma vez em busca dos sargos. Porém, não tivemos muita sorte, novamente. O mar esteve parado, praticamente transparente e ocasionalmente vinham umas ondas mais agitadas - Mar de enchios.

Inicialmente fomos para a zona do dia de ontem mas não se revelou uma boa aposta e rapidamente procuramos outro sitio. Novo sitio, o mesmo problema, mar calmo e sem grandes hipóteses para os sargos por ali passarem. Pesca praticamente no final, a tentativa de safar a grade relevou-se numa fracassada tentativa de pesca ao agulha - NEM ISTO!

Coisas arrumadas, uma grande às costas, ala que faz tarde!

Dia 2 - Tarde - "A ver navios passar"


Dia curioso este...

E perceberão o porque disto. Depois de um almoço bem passado, a frustração da grade deu lugar à "loucura" e eis que entre o almoço e o jantar decidimos ir até ao Tejo para tentar a sorte nas corvinas( ou o que viesse, tamanha era a fome de peixe) e pegamos nas trouxas o mais rápido possível para nos pormos num instante a pescar. Fomos para a zona de Belém e o local estava todo ocupado, menos uma zona e rapidamente nos apercebemos do porque. Ora, sendo uma zona citadina, havia arvores e bancos em todo o passeio....Excepto no local onde estavamos! Mas como estávamos ali para pescar, rapidamente nos adaptamos ao local! Tshirts fora - para pescar um bronze -, cana de fundo com
lingueirão apoiada nas mochilas e canas de spinning a trabalhar alguns jigs e vinis.

A pesca estava a decorrer dentro do normal - grade - e eis que acontece algo meio insólito. Um barco passa perto da margem - quando digo perto, é mesmo perto pois num lançamento seguinte consegui passar a linha de água deixada pelo barco... - e prende a linha de pesca de um senhor que estava com 3 canas de fundo à nossa direita! Gritaria, cana a puxar, gestos e de repente... Blup. Uma cana vai água dentro! O senhor irritado, arrebenta com o fio da cana que tinha na mao, recolhe a outra e vai muito irritado embora, a dizer que vai esperar por eles na marina e faz e acontece....

Lançamento vai, lançamento vem e (não, não apanhei a cana) tenho um toque na cana de spinning! O drag que estava muito solto começa a soltar algum fio mas rapidamente sai fora um robalinho com pouco mais de um palmo (os seus 30cms prai).


Savage Gear Sandeel a fazer estragos, novamente!
Fiquei um pouco a contemplar o peixe e o vinil (Savage Gear Real Pearl a fazer estragos novamente) e reparei que o vinil pouco mais pequeno era que o peixe...Peixe mesmo voraz! Rapidamente tratei de lhe retirar o anzol da boca com muito cuidado e para espanto de algumas pessoas que estavam a passear e assistiram, devolvi à água. Obviamente perguntaram porque fiz isso, se o robalo era "bom" e "jeitosinho" ao que eu respondi com humor e com seriedade: ainda é apenas um "menino" e eu quero é peixes a sério; depois respondi que existe uma legislação que deve ser cumprida para preservar a espécie e que aquele ainda não tinha atingido a maturidade pelo que
me competia a mim, que o capturei, tratar da libertação.

Dois lançamentos depois, prendeu no fundo a Real Pearl e lá ficou...Bolas... Pouco depois, horas de ir embora e estava feita a pescaria por Lisboa!

Resultados finais: 0-1, 0-0, 0-1!

PS: Não estou, de todo, saciado de pesca/pescarias... Vingo-me a jogar em casa! 

Até já Viana!
Ler mais »

sexta-feira, 10 de junho de 2011

fish'n'Trip - Take 1

Antes de mais, devo dizer que estou cansado como tudo! Pronto, agora que marquei a minha posição, o relato da primeira investida.

Dia 1 - "O dia do Super-Cota"

 O plano de pesca de hoje de manha foi acordar as 4h45 para pelas 5h e tal estarmos no pesqueiro a tirar uns sargos à boia. Após um levantar doloroso e atrasado, lá nos fizemos à estrada e graças a tudo que é sagrado que não havia praticamente ninguém na estrada para nos atrasarmos ainda mais!

Chegamos ao Cabo da Roca, o aspecto do mar não dava grande motivação pois estava sem ondas e muito claro. Carregados com o material, descemos aquela porcaria com cuidado e custo. Engodagem inicial, preparar as canas e estamos a pescar. Não havia toques, não havia grande movimento das águas, apenas não estava bom para apanhar uns sargos. Entretanto chega um senhor já com uma idade e coloca-se mais ao lado a pescar ao fundo com 2 canas. Nisto tira um sargo. Outro. Outro. Mais um. Não eram grandes mas ao menos davam animação! Eis que desistimos do sitio e decidimos rumar para outros lados. Aquela subida..... CUSTA TANTO, MAS TANTO!....

Depois de beber quase uma garrafa de água quando chegamos ao topo do Cabo, procuramos um sitio com águas mais agitadas para os lados do Cabo Raso. Sendo feriado e com bom tempo, todos os cantinhos já estavam ocupados mas lá arranjamos um mais ou menos... Nova engodagem, viam-se peixes nas ondas(tainhas provavelmente) e estávamos novamente a pescar. Uns toques timidos indicavam a presença de alguns peixes miúdos. Assim do nada, tenho um toque e apanho um sargo, não muito grande, que retornou ao mar. Nova mudança de sitio e ficou feita a pesca num mar calmo.

Agora a cereja no topo do bolo.

Fomos ver uns sitios para uma pescaria logo à noite e vimos 2 senhores a pescar à bóia e ficamos um pouco a observar. Posso dizer que em alguns minutos tirou cerca de 4 sargos e ainda deixou fugir um. Pronto, ficamos "revoltados" e baptizamos o senhor de "Super-Cota" já que estava a dar-lhe seguidinho nos sargos.

Depois foi chegar a casa, almoçar e cama que logo a noite há nova investida (carapaus e cavalas são o alvo, penso eu de que...).

PS: 1-0 para mim....ehehehehehe :)
Ler mais »