sábado, 25 de agosto de 2012

Manutenção: Okuma Trio 40s


A manutenção do carreto é uma parte fundamental, pelo menos uma vez por ano, não vá o destino nos obrigar um dia a contar a história sobre "aquele que fugiu"...

Uns tempos atrás achei que estava na altura de dar uma manutenção ao meu carreto e procurei alguma informação sobre a manutenção do Okuma Trio 40s. Não encontrei grande coisa mas acabei por encontrar um guia muito bom mas para a versão anterior, o Okuma Trio 40. Achei o manual tão interessante e com imagens tão claras, que perguntei ao autor se poderia usar as fotos, traduzir partes e publicar, algo que não se recusou de modo nenhum!

Quem conhece os dois carretos sabe que são praticamente idênticos, mudando apenas algumas características técnicas (velocidade, peso, manivela...) e por isso este manual pode ser aplicado aos dois modelos.


1ª Parte - Desmontagem

A manutenção neste caso em concreto não vai incluir a bobine, embraiagem e a asa do carreto(rodízio), mas estas partes deverão também ter a sua devida atenção.

Antes de começar, deve-se primeiro ter o material necessário. Papel de cozinha absorvente, óleo para o carreto, massa e ferramentas.  As ferramentas necessárias são uma chave Philips (cruz) pequena, um alicate e uma chave Torx (estrela) pequena, tudo ferramentas fáceis de arranjar numa loja do chinês.



Começa-se então a desmontar o carreto, primeiro retira-se a tampa da embraiagem e a bobine do fino.



De seguida retira-se os washers, convém decorar e guardar estas peças na sequência certa num papel para depois montar na ordem certa.


Retirar o parafuso indicado.



Desapertar a porca do veio que se vê na imagem seguinte.



Retirar o rotor. 




Retirar a manivela. 



Retirar os 3 parafusos que seguram os rolamentos. 



Retirar a anilha e a placa metálica. 



Retirar com cuidado a mola, para não voar.




Retirar os 4 parafusos laterais, sendo 1 em cruz e os restantes 3 em estrela.




Retirar a engrenagem e o rolamento.





Aqui temos o pormenor de um furinho/ponto na transmissão que será de bastante utilidade depois na montagem, para alinhar as peças. 



Retirar a placa de oscilação.




Retirar o rolamento, a cremalheira e o veio central.







Retirar a engrenagem de transmissão.




Retirar o compartimento dos rolamentos. 




Retirar os rolamentos com cuidado porque o compartimento que segura os rolamentos pode sair e os rolamentos soltarem-se. 



Nesta altura devemos ter um cenário semelhante ao da imagem seguinte. Lembrem-se sempre de manter as peças alinhadas/arrumadas por ordem lógica de montagem, tornará a tarefa bem mais fácil e evita surpresas.



Aplicar algum óleo nos rolamentos, pode-se usar uma tampa de plástico para evitar desperdícios!



Tudo separado e pronto para ser limpo. 




A secagem, não convém ter excessos. 



Tudo junto novamente (esta parte é complicada e requer alguma paciência).



Agora com o compartimento.



Agora é a vez da engrenagem, retirar a peça de apoio da manivela, rolamento e anilha. 





Lubrificação dos rolamentos. 



E a secagem das peças.



Agora a cremalheira e respectivo rolamento.




Depois de lubrificado, secar e montar novamente. A engrenagem anterior também já deve estar montada.



Limpeza do corpo do carreto, note-se alguma ferrugem lá dentro. 




2ª Parte - Montagem

Começa-se com a engrenagem de transmissão.

Para alinhar as peças, usa-se como guia um ponto/furo (poderá estar pintado de vermelho ou não).




Coloca-se o veio e alinha-se com a alavanca da engrenagem.




Coloca-se novamente a placa de oscilação. 



Coloca-se agora a engrenagem do veio. 



Depois coloca-se o compartimento com os rolamentos e o rolamento.




Coloca-se a placa metálica e os 3 parafusos respectivos.



Coloca-se a mola no sitio. 




3ª Parte - Aplicação da massa 

Deve-se aplicar massa onde o ponteiro indica nas imagens seguintes.


Aplicar um pouco de óleo no rolamento, mas não muito! 



 Colocar a tampa do carreto e aparafusar os 4 parafusos no sitio correcto.



Colocar a anilha do veio. 



De seguida o rotor. 



Colocar a porca do veio no sitio.



Apertar o parafuso, a porta deve estar com a parte direita alinhada com o parafuso para ser possível apertar.



Colocar as anilhas no sitio. 



Colocar a bobine no sitio e está pronto para mais uma época! 



Notas finais: 
- Os óleos e massas lubrificantes não são todas iguais, assim como não são todas adequadas para carretos. Existem até óleos que são corrosivos a certas partes do carreto por serem abrasivas aos plásticos!
- Este procedimento deve ser feito num sitio plano e sem confusão. Uma criança por perto ou um cão energético podem colocar peças pequenas a voar para nunca mais serem vistas e o carreto fica inutilizado!
- Se não conseguem ou não têm grande jeito para este tipo de operações, não arrisquem! É preferivel deixar nas mãos de quem sabe o que faz e como se faz.
Ler mais »

domingo, 5 de agosto de 2012

O robalo nº1 ou nº2 ?

Antes de vos contar a mais recente pescaria, há uma pequena novidade que tenho que referir. Depois de muito me queixar e sofrer nos ombros por causa do peso e formato da mala antiga, tomei uma decisão. Tinha que arranjar uma mala com outro sistema de transporte senão de cada vez que fosse à pesca era um martírio em vez de me dar gozo. Em conversa com o João, ele indicou-me uma loja que tem a mala da Shimano a um preço porreiro e que quando fosse lá, podia me dar um toque caso eu quisesse.
Nem demorou muito a chegar o tal toque e na ultima semana já as minhas amostras tinham uma casa nova!
Mala Shimano para 18 amostras
Apesar de ser indicada para 18 amostras, neste momento leva qualquer coisa como 25 e ainda há algum espaço! Feito o primeiro test-drive, foi aprovada pelo corpo, dores de ombros foram inexistentes!


Voltando ao dia de hoje, foi mais um dia de pescaria com o João! Uma troca de mensagens e estava combinada a hora, 6h15 no sitio do costume. Material carregado, na viagem ia-se pondo a conversa em dia e num instante estamos a observar alguns pesqueiros para traçar a rota. Rota decidida, material pronto e os plásticos lá vão para a água! O mar apresentou-se com uma boa cor e bem mexido, tudo indicava que o peixe iria andar por ali. E não nos enganamos, o João foi o primeiro a tirar um robalito de 30cm, que foi devolvido, e prometia haver mais e melhores! Ainda houve tempo antes do sol começar a fugir para mais um toque bom para o João e um mini-robalo(18cms) a atirar-se à amostra dele. O tempo ia passando e a minha grade estava à vista...

Eu ia experimentando aqui e ali, com esta e aquela amostra, até que me lembrei "e se eu experimentar a minha Saltiga?..." Procurei na mala, a cor Laser Sardine pareceu-me adequada, clip fechado e lá vai ela! Os lançamentos ao inicio saíram um pouco enrolados mas depois apanhei-lhe o jeito e cada lançamento era uma bala a sair disparada! Estava eu entretido a perceber o trabalhar da amostra tanto nos lançamentos como dentro de água quando... Tuuumm tuumm tuumm cabeçadas no outro lado da linha! Eu tinha um peixe cravado e era jeitoso!
Chamei o João, o peixe ia cedendo e eu ia ganhando linha. Tudo estava bem, a grade deixava de ser uma realidade e passava a ser uma lembrança de outras pescarias... Quando eis que acontece. Faltavam cerca de 1metro entre a linha da água e a areia para o peixe ficar seguro. O peixe dá um abano, a linha estava sobre tensão por causa da escoa e apenas vejo a amostra a voar, o peixe atordoado na beira a água. Atiro-me ao chão de joelhos, na tentativa vaga de o apanhar mas era tarde... Ele fugiu.
Dois pontapés na areia e uns 5 palavrões serviram para recompor e seguindo as palavras do João "vá, volta a lançar já porque aí parado não apanhas nada", eu recomecei os lances. Lançamento atrás de lançamento, ferro outro num instante! Ainda com a imagem do anterior em mente, fui agora mais cuidadoso ao trazer o peixe para a areia. Falta pouco... JÁ ESTÁ! A grade está safa!

Mal lhe deito a mão, reparo em algo curioso, este robalo tinha um rasgo na pele como se tivesse sido rasgado por um anzol... A coincidência levantou logo a hipótese de ser o mesmo robalo que fugiu uns minutos antes! Fica a dúvida no ar....
O robalo #1 ou #2?
Apesar de já ter tamanho legal (uns 36cm ou 37cm), achei que este curioso peixe merecia melhor destino, então foi libertado para continuar a viver! Que tenha aprendido a lição mas que volte daqui a uns tempos e bem maior :)

Fiquem bem!
Ler mais »