Uma vez que o mar não tem dado grandes tréguas para ir à pesca, tenho aproveitado os últimos tempos para trabalhar uma ideia que já andava na minha cabeça à alguns tempos... Reaproveitamento de vinis antigos e/ou disfuncionais. Inspirado por um video que vi recentemente, decidi arregaçar as mangas e trabalhar a ideia...
Dentro de uns dias pretendo partilhar todo o processo de elaboração assim como um video a mostrar como se comportam dentro de água!
No domingo passado acertei com o João uma pescaria matinal, para ver se dávamos com os robalos. Eram 5h15 da manhã de Domingo, estava um frio desgraçado mas isso não nos impediu de seguir em frente!
Chegados ao local, deparamo-nos com um cenário pior que o que tínhamos previsto, com mar muito agitado e sujo. Já estávamos longe de casa, tínhamos o material connosco e saímos determinados a molhar o material, logo era isso mesmo que iríamos fazer!
Decidimos ir para outra zona mais resguardada, onde o aspecto até prometia mas não tínhamos grande fé no local, talvez por não termos qualquer experiência lá e o início do dia não ter sido como contávamos. Entre os vários lançamentos, olho em frente e vejo que começa a nascer o sol, aproveito então para descansar um pouco e para dar uso à máquina nova tirando umas fotos...
O horizonte...
...iria dar lugar...
...ao Sol
Andávamos nós a saltitar de rocha em rocha, quando nos cruzamos com um pescador que se revelou ser um colega do PcA. Conversa habitual entre pescadores, a zona, as amostras, histórias de pescarias e num instante estávamos os 3 a pescar no mesmo sítio e a conversar, apenas a desfrutar o momento perto do mar...
Durante a tarde, aproveitando o bom tempo e a quase ausência de vento, aproveitei para fazer uma brincadeira com o material de pluma e a câmara nova.
Dirigi-me para a zona Expo, onde há muitas zonas verdes e amplas, com um chapéu e um pedacinho de elástico. Em vez de aplicar uma pluma na ponta, apliquei o elástico (para não me espetar) e tratei de treinar lançamentos tanto a nível de postura e pontaria, como distância obtida. O alvo era o chapéu virado ao contrário com a câmara a filmar lá dentro, começando inicialmente a cerca de 15 passos de distância e acho que cheguei aos 20 e qualquer coisa...
O resultado (após editar as partes chatas) foi este, espero que gostem!
Tal como diz o título, "E porque não?" tentar aprender um pouco mais sobre esta vertente da pesca? Já à muito tempo que andava com a ideia na cabeça, vi alguns (bastantes) vídeos sobre técnicas de lançamento, de capturas, de produção de pluma, de viagens inesquecíveis, de pequenos momentos de felicidade com material tão diferente do habitual....
Pesquisei durante uns tempos, tentei arranjar uma boa combinação de material e portes de envio, mas para onde quer eu olhasse havia sempre algo que não agradava...
Ou o preço ou os portes ou o material em si, algo não me puxava para ir naquela direcção como investimento inicial e experimental! Acabei então por me render ao conjunto mais acessível, o conjunto de pluma da Decathlon.
Cana de pluma 8,5" 4/5 - Carreto Linha WF5F
Traz o básico para quem quer se iniciar nesta modalidade (como eu), a cana, carreto, fio, leader cónico e 8 plumas secas. A minha ideia é deixar as plumas em casa e treinar os lançamentos numa zona aberta e sem movimento. Eventualmente, quando o tempo quente voltar, poderei fazer umas investidas num ribeiro ou lagoa, mas até lá, treinar treinar e treinar!
Primeiras plumas
As plumas têm um aspecto minimamente aceitável, mas por enquanto terão que chegar.
Olhando para a cana, achei que lhe faltava algo personalizado.... Olho para o outro lado, vejo um autocolante novinho e por usar...Ora, nem é tarde nem é cedo e o resultado é o seguinte!
Conjunto completo
Não sei se terei sucesso, não sei se terei nem quando será a primeira captura, não sei onde será, nem que espécie vou tentar. Mas não é por essa falta de "rumo" que vou deixar de tentar aprender!
Por agora resta-me interiorizar as dicas e lições que vou vendo em video para nas tardes livres começar a abanar a cana até doer o braço! :)
Neste domingo que passou cumpriu-se mais um convívio anual do PcA que já conta com 4 edições! Sendo esta a minha segunda vez, conhecendo agora mais pessoas e cada vez mais à vontade com a modalidade, desta vez desfrutei ao máximo tudo!
IV Torneio Luís Vicêncio
O dia começou com uma situação, no mínimo, caricata. Ora acontece que de Sábado para Domingo entrou em vigor o horário de Inverno, atrasando-se os relógios 1h. Eu alertei todos os companheiros que consegui para este facto e inclusive mudei as horas do meu telemóvel antes de me deitar. Eis que acontece algo que eu não estava mesmo à espera: o telemóvel mudou novamente a hora durante a noite! Conclusão, a hora de partida com o João era às 4h15, eram 4h20 está ele a ligar-me e eu a pensar que não tinha ouvido o despertador .. Afinal ainda nem tinha tocado! Mas nada de chatices, o dia era para desfrutar e isso não teve impacto. Apanhamos um outro amigo daqui da zona, o Rui e num instante estávamos os 3 na galhofa e a rir como se não houvesse amanhã! Formou-se um trio que ainda vai dar que falar... Pausa para um café, para mim uma tosta mista a acompanhar pois ainda não tinha tomado pequeno almoço e num instante estávamos novamente em viagem.
Eram 6h15, o dia espreitava tímido nas nossas costas quando chegamos ao local combinado, a Praia da Polvoeira. Num instante reconheci caras conhecidas e toda a gente tratou de a pôr a conversa em dia, sempre com os olhos virados para a praia, a observar lá do alto o que nos esperava.
A paisagem que nos esperava...
Vai na volta, começa-se a equipar e preparar o material para a jornada que se aproximava a passos largos. Entre preparações e picardias amigáveis, há sempre tempo para umas fotos e boa disposição!
Pequena foto de grupo!
Em preparação!
Chega a hora, o pessoal todo junta-se e como não podia deixar de ser, houve a velha e típica foto da praxe, a foto do grupo!
Família PcA
Num instante, uma enorme mancha humana começa a dirigir-se para a praia, uns para norte, outros para sul e começam a cair as amostras na água. Logo nos primeiros minutos já se via peixe a sair, pequenotes, mas já alguém estaria feliz. E isso ainda anima mais a malta, porque se o peixe anda activo, algo de bom pode estar por acontecer...
A manhã ainda era uma criança...
...assim como esta pequena baila
A manhã ia passando a bom passo e ocasionalmente ouvia-se aqui e ali uns comentários que já tinham saído uns peixes bons. Alguns colegas iam ficando apenas a apreciar a arte a partir da areia e eu, claro, ia tentando animar e motivar alguns colegas.
João a tentar a sua sorte
Até que se ve um bom peixe a sair, mesmo lá ao longe e decidimos nos aproximar mais um pouco da zona quente... E é aqui que começa a verdadeira diversão!
Ricardo Martinho com um bom Robalo! - 67cm
A maré estava a encher, os peixes um pouco afastados, a zona era rochosa e um pouco irregular, ora estava com água pela cintura ora estava com ela quase pelo pescoço! A solução foi mesmo fazer uma pesca quase radical, sempre a levar porrada das ondas de frente, a ser arrastado e tentar voltar à pesca pedra, material todo molhado... O meu Okuma esteve submerso uns bons momentos e sempre a trabalhar!
O meu "duro" Okuma Trio 40s
Eu já não queria saber se estava com água pela cintura ou pelo peito, se o carreto estava molhado ou não, queria era sentir uma pancada na ponta da linha e levar uma valente descarga de adrenalina!
Contra a maré...
...sempre a insistir....
...e nunca desistir!
Infelizmente, na altura que os peixes lá andavam a divertir-se nas ondas (viam-se os badamecos....) a minha linha arrebentou e tive que fazer uma nova ligação ali mesmo, no meio da água e das ondas... Maluquices! Entretanto, o peixe deixou de dar sinal de si, a fadiga já era alguma e começou entretanto a juntar-se mais pessoal no ponto de partida, eu praticamente dei assim a pescaria por concluída. Chamaram-me entretanto, tinham encontrado a amostra que perdi instantes antes! Maravilha!
A minha "captura" do dia
Para terminar a manhã, andei aos banhos e mergulhos a soltar amostras de dois colegas, já que estava molhado e já, não havia crise :)
Aaahhh, a bela da banhoca!!
Veio depois o almoço, onde o cansaço era geral e a fome muita. Toda a gente sentada, entradas logo sofreram a nossa fúria e não tardou a chegar o prato principal. Conversas foram muitas, bem animadas e bem dispostas, como se esperaria neste dia!
Almoço fantástico!
A entrega de prémios foi um bom momento para recordar o que nos leva juntar, todos os anos, com o mesmo espirito e alegria, recordando o fundador Luís Vicêncio que enraizou toda a postura e visão seguida. A hora da partida chegou num instante, as despedidas foram sendo entregues aos que ainda resistiam e ficou a promessa, para o ano há mais! Um abraço para todos Nota importante: Todas as capturas foram libertadas.
...nada como obter algo duradouro e resistente às adversidades encontradas durante certos momentos!
Depois do desastre que tive com o telemóvel recentemente e com receio de acontecer semelhante ao actual, comecei a pensar seriamente em arranjar uma câmara à prova de água. Entre pesquisas, fui vendo este modelo e aquele, tirando referências, vendo vídeos e teste feitos.
Na última vez que estive em Viana deparei-me com um bom cenário mas a câmara do telemóvel não me chegou para registar o momento. Então, aproveitei um tempo que tive antes de regressar para Lisboa para dar um salto ao shopping e ver algumas câmaras fotográficas. Em boa hora o fiz!
Calhei de olhar para um modelo em especial, que marcava 299€ mas por baixo tinha marcado 99€... E fiquei intrigado com o porquê de tão drástico corte no preço. Tomei nota da marca e modelo para poder investigar melhor, algo me dizia que aquilo era uma boa compra...
A máquina em questão é uma Casio Exilim G1 (EX-G1), resistente a quedas de 2m, à prova de água (até 3m), resistente a poeiras e a temperaturas até aos -10ºC! Inicialmente fiquei meio reticênte por nunca ter tido uma máquina semelhante ou ter sequer trabalho com alguma do género, mas depois de ler algumas opiniões/críticas e ver alguns vídeos fiquei rendido...
Casio Exilim G1 - Vermelha
Casio EX-G1 - Preta
Pelos vistos, o preço estava reduzido por ser o último modelo e , lá está, o de exposição. Ora vejamos, é uma máquina resistente ao choque, não será por estar numa exposição que fica estragada, nem mesmo a bateria porque estava selada na caixa!
Como a minha visita por Viana foi um tanto ou quanto rápida, tive que pedir ao meu pai para a comprar por mim e enviar pelo correio, mas só depois de um teste rápido para garantir que funciona mesmo. Mostro-vos agora algumas fotos tiradas por ele tanto fora como dentro de água numa bela e apaixonante terrinha!
Praia Norte com céu nublado
Pequeno camarão perdido
Mais outro pequeno camarão
Hoje, finalmente, chegou a encomenda e a primeira coisa que eu fiz foi experimentar eu mesmo a câmara. Mas como não tenho mar ou rio (com água limpa, entenda-se) aqui perto, tive que me contentar com algumas fotos em ambiente artificial - o bidé cheio de água!
Eis algumas das fotos que tirei dentro de água...
Umas conchas do Tejo e a sempre fiel Maria Mucho Lucir
Agora noutra posição e mais próximo
Fiz também um video, mas ficou demasiado grande para estar a fazer upload, deixarei isso para outra altura, quem sabe num próximo Catch&Release....
Para poder ter espaço que chegue e sobre, juntei-lhe um cartão miniSD classe 4 de 16GB da Kingston e penso que deve chegar para umas jornadas antes de ter que esvaziar o cartão novamente...
E para terminar o post, deixo-vos as características da câmara e uns vídeos que me tiraram as (poucas) dúvidas que tinha quanto à qualidade que consegui a um preço jeitoso!
Casio Exilim EX-G1 Key Features:
12-Megapixel, 1/2.3-inch imaging sensor
3x optical zoom: 35mm equivalent of 35-105mm
2.5-inch, TFT color LCD
Video Resolutions: WIDE 848x480, STD 640x480,LP 320x240, YouTube 640x480
Waterproof to 10ft.
Freezeproof to 14 degrees
Dust proof in corrospondince to EIC/JIS protection class 6 dustproofing
shock resistance from up to 7ft.
Dynamic Photo
Interval Snapshot
Interval Movie
BestShot Scene Selection
Intelligent AF
REC Light
AF Area: Intelligent, Spot, Multi, Tracking
35.7MB internal Memory
Li-Ion rechargeable Battery
miniSD/miniSDHC compatible
Videos de teste reais:
Num lago, com alguns peixes...
Na praia, com areia e água salgada....
Na lama e água doce...
Num mergulho...
E finalmente, num teste extremo!
Um abraço e que um dia mais tarde recordem todos os bons momentos passados na pesca...E não só ;)