sábado, 30 de março de 2013

Plumando em Penacova

Já ando há algum tempo para colocar este relato mas o trabalho e outras actividades têm-me tirado o tempo e disposição para começar e acabar de contar o último (até à data) encontro em Penacova do PcA.
Foi no dia 17 de Março, um dia que começou muito cedo com um ambiente chuvoso e mau para quem anda na estrada mas nada que com uma boa banda sonora e atenção redobrada não se consiga ultrapassar! Num instante cheguei a Leiria onde já estavam os restantes companheiros prontos para seguirmos todos num só veiculo. A conversa rapidamente se tornou alegre, onde tanto se discutia técnicas como se desafiava e sonhava acordado...

Eis que chegamos a Penacova, mais concretamente a Porto da Raiva, recebidos por um nevoeiro e uma chuva constante apesar de miudinha. Apesar de termos receio de estarmos atrasados, constatamos que fomos mesmo os primeiros a chegar! Isso obrigou, claro, a que tomássemos conta dos abrigos existentes no ponto de encontro.
O grupo abrigado à espera dos restantes companheiros
Pouco a pouco foram chegando cada vez mais caras conhecidas, umas já "antigas" outras mais recentes e algumas estreias por estas bandas, foram todos bem recebidos! Mas o que nos moveu para ali foi a pesca e a ansiedade era mais que muita, pelo que decidimos ir para perto do rio já tínhamos que preparar o material rapidamente ao som da chuva.
O material pronto, uns mais rápidos que outros e as conversas e grupos iam-se formando, dicas e opiniões iam-se trocando, estava lançado o convívio!
Pequeno grupo de verdadeiros truteiros
O convívio acontecia debaixo de uma chuva teimosa
O "mister" a dar as dicas de ataque :)
A grande preferência para o estilo de pesca caiu sobre as medalhas e canas convencionais, mas eu optei por dar uma chance ao meu kit de pluma e finalmente o experimentar na água com a esperança de uma captura para a estreia. No entanto, fruto de uma brincadeira, arranjei uns "óculos polarizados" para me ajudarem nessa árdua tarefa :)
Em busca do El Trutado
O sticker
"Óculos polarizados" à prova de nada!
Como tem sido habitual e tradição já, tirou-se uma foto ao grupo e diga-se de passagem que de um ano para o outro multiplicaram-se como coelhos! A promessa de um bom dia de pesca estava lançada...
Foto de grupo
Foto tirada, é a hora de ir à pesca! Divididos em alguns grupos (para segurança e não só), uns foram rio acima em direcção ao açude, outros ficaram-se logo pelo ponto inicial e acho que alguns foram rio abaixo.
Açude com bom aspecto
Como estava com equipamento de pluma, juntei-me ao Simões para o tentar ajudar (com o pouco que sei) mas a maior parte das vezes acabava por me partir a rir com o que esta personagem ia dizendo :)
Ainda assim, insisti e tentei o motivar para treinar como deve ser, que isto não basta ver vídeos (ou chamada skype como ele reclamava :P) e pensar como se faz, é preciso mesmo treinar com o material!
Eu e o Simões
Perdido na paisagem
Via-se alguma actividade na superfície da água, alguns saltos longe mas um ou outro mais perto só que ainda assim fora do meu alcance. Não querendo apanhar peixe mas sim pescar com a pluma, mantive-me com a mesma "táctica" apesar das circunstâncias. Depois de uma pausa a meio da manhã fantástica com uns torresmos fenomenais, segui com um outro grupo rio abaixo. Chegamos a um outro açude mas as condições não eram fantásticas, com o rio a mandar muita água e mesmo a tentativa de aproximação ao cruzamento do Rio Mondego com o Rio Alva revelaram-se difíceis. Optou-se por ficar ligeiramente acima do cruzamento e ai permanecer até serem horas do almoço.
O segundo açude
Ao regressar ao ponto inicial, ainda conseguimos avistar uma truta jeitosa na água, mas a chuva fez questão de começar a cair tornando impossível continuar a seguir a jeitosa. Regressados ao ponto inicial de encontro, temos uma boa notícia, houve uma boa captura durante a manhã e curiosamente por quem nem queria pescar! A pesca tem destas coisas :)
Bela truta de 48cm!!
Foi uma truta apanhada num único lançamento, numa abertura entre pescadores e por um estreante, o José Belo. Palavras dele "ainda estou a tremer" demonstram bem o estado com que ficou depois deste excelente troféu! A truta foi devolvida à água, obviamente.

Por esta altura o tempo estava mais agradável, com o sol a espreitar ainda tímido mas bem prometedor para a tarde. A barriga dava horas, as diversas especialidades da casa iam chegando para satisfação dos vários pescadores esfomeados e a conversa ia saindo ao mesmo tempo que a comida ia entrando, sempre agradável e a bom ritmo!
Depois da barriga saciada, ainda houve tempo para mais uma investida rápida para tentar dar os últimos tiros na sorte.
Efeitos "pós-almoço"?
Posso dizer que a certa altura me deixei perder no momento e apenas me limitei a apreciar...
Perdido no rio
Com o sol de lado, a água completamente transparente e gelada ao nível da cintura, o fundo irregular e rochoso com bom aspecto, a lançar a pluma... Acho que naquele momento só pedia um peixe e que o tempo parasse...
Mas este meu momento "zen" foi interrompido com um assobio nas minhas costas e um gesto a dizer que estava na hora de partir. Estava terminada a jornada em Penacova, havia ainda km's de alcatrão a percorrer até Leiria e depois Lisboa. Mas não antes sem tirar umas fotos ao local do "crime" em plena descarga!
O açude com força
Adeus Penacova e até qualquer dia.... ;)

Ler mais »

terça-feira, 5 de março de 2013

Fazer a abertura...

...não às trutas mas sim aos robalos! :D

Pois é, está feita a abertura deste ano e diga-se de passagem que quase me custou um ou dois dedos!

Tudo começou com um desafio lançado pelo grande parceiro João no inicio da semana, onde o desafio consistia em fazer uma pescaria em horário de expediente (ou quase). Claro que fiquei logo cheio de vontade, mas o pior é sempre o mais obvio, o trabalho. Mas como quem quer algo, tem que fazer-se à vida, eu fiz-me à vida!
Lá tive que trabalhar mais umas horas nos dias antes de sexta...Quase quase vacilou à última da hora, mas consegui! A sexta à tarde estava reservada para a pesca!

Combinamos horas e a ansia era grande, mal eu sabia o que me esperava...Direcção? Sul!! Tratei de fazer um bom registo fotográfico e garanto que as fotos não demonstram nem um terço do quão bonita é a zona :) 
Chegamos ainda de dia, analisamos os pesqueiros, espreitamos aqui e ali, a máquina ia disparando sempre a guardar pedaços da natureza...A ansiedade aumentava, as perspectivas eram boas!

Acho que as fotos seguintes podem ajudar a entender o que pretendo dizer...










Continuamos o reconhecimento do local, desta vez na gastronomia local e tivemos um pequeno e saboroso lanche antes de começar realmente a pesca. Foi num ápice que paramos no local escolhido e montamos o material, ainda a tempo de sermos recompensados por um caloroso por-do-sol
Armas preparadas!

O calor do dia começava a dar lugar a uma noite estrelada e fria, cada vez mais e mais. A lua, companheira de outras investidas permanecia escondida algures, dando lugar às cintilantes estrelas, umas mais cadentes que outras. Lançamento, atrás de lançamento, ora mais para a esquerda, ora mais para a direita, ora em cima desta pedra, ora ali na escoa e o peixe não dava sinal... O frio aumentava, as mãos e os dedos começavam a ficar dormentes e o multi a roçar no dedo a cada lançamento não ajudava nada! Faltava um peixe...

Eis que numa troca de amostra deu-me um palpite para experimentar uma cor escura, neste caso bem escura. Uma macua 17 preta iria para a mesma água onde todas as outras nada conseguiram. Lançamento, a escoa fazia a amostra dar algumas cabeçadas na areia até que....Algo deu sinal do outro lado!!
Cabeçadas e mais cabeçadas, a cana bem dobrada! Mas o drag nem cantou...Estranho.... Começo a trabalhar o peixe, tentando perceber o que se passava, porque estava tão pesado, por algumas vezes senti o peixe a apanhar boleia das ondas e a vir na minha direcção, outras a aproveitar a corrente para se esquivar.
Mas a sorte estaria comigo nessa fria noite e assim consegui: o primeiro robalo de 2013! :)
2013 já está estreado!
Não é um robalão ou troféu,pelo contrário. Mas o sentimento é genuíno, fiquei bastante contente com esta captura por mais singela que seja...A abertura estava feita!

O robalo trouxe algum animo aos dois, mas o frio acabaria por tomar conta da nossa teimosia e antes que ficássemos sem um ou dois dedos por causa do gelo, demos por terminada esta investida. A viagem de regresso como tem vindo a ser tradição, teve pelo meio a bela da bifaninha num qualquer recanto manhoso :)

PS: Pelos vistos, continuo "leiteiro" :D
Ler mais »

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vinis Caseiros - Making of...

Tal como tinha dito no post anterior (Vinis Caseiros - Um pequeno preview...) disse que iria explicar como é possível fazer vinis em casa a partir de vinis velhos e/ou com defeito. Pois bem, nem é tarde nem é cedo!

Antes de deitar mãos à obra, um aviso:


Cuidado com o fumo que sai dos vinis derretidos!

Deve-se trabalhar num sitio bem arejado, sempre afastado do fumo e se for possível com protecção para as vias respiratórias! O cheiro não é nada agradável e saudável não será de certeza...

Feito o aviso, deixo-vos um video feito por mim a mostrar como se pode fazer um vinil caseiro.

O resultado parece-me funcional e tendo em conta que se tratava de um vinil com defeito (não nadava como deve ser), teve direito a uma nova vida e quem sabe com robalos a persegui-lo!
O resultado desta experiência
Shaker da Lunker City e Sandeel da Savage Gear
Shaker da Lunker City e Sandeel da Savage Gear - Perfil
Para mostrar como trabalham dentro de água, mostro-vos outro vídeo feito recentemente.

Editado:
Depois de fazer este último vinil, fiz um outro video a mostrar como está a trabalhar e o resultado parece-me bem agradável.... :)

Ler mais »

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Vinis Caseiros - Um pequeno preview...

Uma vez que o mar não tem dado grandes tréguas para ir à pesca, tenho aproveitado os últimos tempos para trabalhar uma ideia que já andava na minha cabeça à alguns tempos... Reaproveitamento de vinis antigos e/ou disfuncionais. Inspirado por um video que vi recentemente, decidi arregaçar as mangas e trabalhar a ideia...

Dentro de uns dias pretendo partilhar todo o processo de elaboração assim como um video a mostrar como se comportam dentro de água!

Para já, fica aqui a mais recente criação :)

Até breve!
Ler mais »

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O nascer do sol e os primeiros lançamentos

No domingo passado acertei com o João uma pescaria matinal, para ver se dávamos com os robalos. Eram 5h15 da manhã de Domingo, estava um frio desgraçado mas isso não nos impediu de seguir em frente!
Chegados ao local, deparamo-nos com um cenário pior que o que tínhamos previsto, com mar muito agitado e sujo. Já estávamos longe de casa, tínhamos o material connosco e saímos determinados a molhar o material, logo era isso mesmo que iríamos fazer!

Decidimos ir para outra zona mais resguardada, onde o aspecto até prometia mas não tínhamos grande fé no local, talvez por não termos qualquer experiência lá e o início do dia não ter sido como contávamos. Entre os vários lançamentos, olho em frente e vejo que começa a nascer o sol, aproveito então para descansar um pouco e para dar uso à máquina nova tirando umas fotos...
O horizonte...
...iria dar lugar...
...ao Sol
Andávamos nós a saltitar de rocha em rocha, quando nos cruzamos com um pescador que se revelou ser um colega do PcA. Conversa habitual entre pescadores, a zona, as amostras, histórias de pescarias e num instante estávamos os 3 a pescar no mesmo sítio e a conversar, apenas a desfrutar o momento perto do mar...

Durante a tarde, aproveitando o bom tempo e a quase ausência de vento, aproveitei para fazer uma brincadeira com o material de pluma e a câmara nova.
Dirigi-me para a zona Expo, onde há muitas zonas verdes e amplas, com um chapéu e um pedacinho de elástico. Em vez de aplicar uma pluma na ponta, apliquei o elástico (para não me espetar) e tratei de treinar lançamentos tanto a nível de postura e pontaria, como distância obtida. O alvo era o chapéu virado ao contrário com a câmara a filmar lá dentro, começando inicialmente a cerca de 15 passos de distância e acho que cheguei aos 20 e qualquer coisa...
O resultado (após editar as partes chatas) foi este, espero que gostem!
Ler mais »