segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uma aventura Cefalópode

Acabei por ceder à tentação de fazer uma pescaria dedicada exclusivamente aos amigos das tintas (leia-se chocos) e combinei com um colega uma pesca depois do trabalho, destino: Setúbal.
Horas combinadas, batemos alguns km's de auto-estrada e num instantinho estávamos no local do crime. A inexperiência de ambos levou-nos a escolher um local um pouco "à sorte", apenas nos guiando pelas manchas de tinta no chão, indicando onde poderiam sair chocos com mais frequência.
A montagem estava feita, faço o primeiro lançamento. Sem saber ler nem escrever, sinto uma prisão e pequenos puxões na cana e digo logo "Olha, já tenho um!"
E tinha mesmo!!! Logo no primeiro lançamento que faço dedicado ao choco, apanho o meu primeiro caga-tinta! Como já sabíamos o que a casa gasta, tratamos de nos afastar dele quando entrou em contacto com a pedra e lá veio o esguicho de tinta (ninguém foi atingido eheh)
O meu primeiro Cephalopoda Sepiida
Mais lançamentos seguiram-se e eis que perdi o palhaço que me deu o meu primeiro choco e por azar não tinha mais nenhum semelhante em termos de cor...Novo palhaço e mais lançamentos para o fundo mas apenas retirei uns estranhos seres do fundo, que vim a saber mais tarde serem umas "Cenouras-do-mar". Este bicho/coisa contém um liquido estranho que quando pressionado brilha como um starlight, com pequenos raios nervosos, um espectáculo bizarro!
Veretillum Cynomorium
Já era tarde e a fome apertou, tivemos que fazer uma pausa para repor forças com proteína e um fino (imperial para os do sul) e rapidamente estávamos de volta ao ataque!
O retorno revelou-se menos fortuito, a corrente começava a fazer das suas e atrapalhava o trabalhar e sentir do fundo, inclusive fazia com que se apanhasse mais e mais lixo.
Ora no meio deste lixo todo, aconteceu algo que nunca pensei que fosse acontecer... Num dos lançamentos sinto algo preso e pesado mas sem fazer força, levando-me a pensar que lá vinha mais uma carrada de lixo do fundo. Mas não podia estar mais enganado! Eram 2 palhaços presos ao meu palhaço! Um dos palhaços até tinha um bicho todo contente qualquer agarrado a ele!!
Um bando de palhaços!
Consegui recuperar o do fundo mas o do meio estava demasiado arrebentado para ser reutilizável...Já era tarde, no dia seguinte havia trabalho e decidimos dar por terminada esta primeira investida, com coisas estranhas a acontecerem :D
Ler mais »

domingo, 21 de abril de 2013

Um fim de semana alternativo

Este fim de semana foi uma mistura de estilo e modalidades de pesca começando com pesca com vinil, pesca ao Fundo, pesca à Pluma, Light Rock Fishing e para finalizar Eging!

Impossível? Talvez não...

Sexta-Feira 19-Abril

Tudo começou com o desafio de algum pessoal do PES para ir às corvinas na margem norte. Verifiquei que estava planeado ser numa altura em que tinha disponibilidade e uma vez que este ano ainda não fiz nenhuma tentativa, lá fui eu ter com a malta.

Comecei a tentar a minha sorte antes da viragem com vinis, mas não foi desta que me estreei às corvinas. Depois de começar a correr novamente, optei por mudar para uma pesca ao fundo, sempre libertava mais o corpo e estava a pescar na mesma.

Aqui aconteceu um filme que à muito não via... Um arranque DAQUELES, que deixam até quem não é dono da cana na expectativa e em êxtase! Mas desta vez não durou muito, soltou-se quase de imediato para desilusão geral.
Mais tarde tocou-me a mim tirar um "lindo e belo" xarroco com cerca de 1kg.

Waaaaaazzzzaaaaaaa :D
A conversa puxa conversa, vai-se discutindo técnicas, iscos, amostras, locais... Conversa de pescador, digo eu! Eram 04h30 e no dia seguinte (sábado) o destino era Setúbal, por isso a pesca ficaria por ali com a sensação que poderá haver repetição e quem sabe noutros moldes (spinning?).

Estavam assim feitas 2 "modalidades"!

Sábado 20-Abril


O destino era Setúbal, onde enquadrado nos "Jogos do Sado", esteve a decorrer a "3ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal" incluindo no programa vários workshops entre os quais o  "Pesca à Pluma".

O dia estava previsto começar por volta das 08h da manhã, mas isto de no dia anterior ficar até altas horas à pesca complica a relação de divórcio com a cama e desta vez foi ela que ganhou.
Eram 10h quando acordo com uma chamada e vi logo a situação: "Já adormeci, F#&@-*E!!"
Vestir algo, comer à pressa e em 30mins pus-me em Setúbal, vantagem de ter a ponte pertinho de casa!
Chegado ao local, dar com o sitio do workshop foi fácil, o mesmo não se pode dizer do estacionamento...
Como quem costuma chegar atrasado, aproximei-me da mesa de trabalho em modo "low profile" e assim começou o workshop da minha mais recente vertente da pesca.
Falava-se e transmitia-se na altura conhecimentos mais teóricos, onde se falava de linhas e os seus pesos codificados com números, os liders cónicos cada um com os seus "X's", etc...

Todos bons alunos, atentos :)
Seguiram-se as demonstrações e treinos de lançamentos com a pluma, algo que já estava um pouco familiarizado com, mas sabia (e sei) que ainda tenho coisas a melhorar, tanto a nível de postura como de comportamento. Lançamento atrás de lançamento, chega a hora do almoço!

Como se tinha lançado o repto no PCA de aparecerem por Setúbal, alguns membros andaram por lá a passear e espreitar pela manhã. Já na hora de almoço, foi momento de nos juntarmos e desfrutar-mos uns belos chocos fritos, especialidade da zona, que seria a primeira vez que iria provar. E não desgostei :)
"À sombraaa de uma amoreeeeeiiiirraaaa"
Já recompostos os estômagos, para mim havia a segunda parte do workshop onde era hora de se aplicar algo mais aos lançamentos como por exemplo um double haul. Lançamento atrás de lançamento, correcção aqui e ali, chegou a hora de passarmos à montagem de plumas.

Aqui tratou-se de um mundo que ainda não aderi, mas não duvido que seja apenas uma questão de tempo, já que imaginação e vontade não falta!
As montagens de plumas tais como uma pluma virada para as carpas, um streamer e uma pluma com gummy skin fizeram as honras da casa, onde o processo de elaboração foi bem explicado e qualquer dúvida esclarecida prontamente.

Terminado o Workshop, dei um toque a um colega para saber se já tinham ido todos embora e soube que estavam por perto a tentar um bocado de light rock fishing e estavam a ver alguns curiosos robalos por perto. Curioso como sou, fui ter com eles e também tentei a minha sorte mas sem sucesso para os 3 intervenientes. As horas vão-se passando, quando já era noite escura e numa tentativa de safar a grade colocam-se uns palhaços na ponta da linha para tentar enganar uns chocos. Demorou, mas finalmente apanhamos 1 choquinho que para espanto dos locais, devolvemos à água.

Já era tarde e hora de regressar, a tralha arrumada e terminava assim um dia cheio de experiências piscatórias variadas.

Curiosamente durante o dia todo, e apesar de ter levado a máquina, não me apeteceu tirar fotos tal era a atenção que queria ter durante tudo o que se passava, acabei por abdicar das fotos....
Ler mais »

domingo, 7 de abril de 2013

Um novo residente - Shimano Twinpower 4000

Apresento-vos o "novo" carreto que espero que tenha uma boa e rápida estreia, ao contrário do Okuma Trio 40s que demorou um bocado... :)
Apesar de ser um carreto em 2ª mão, está bem estimado e sei por onde andou e pelo que passou. Por isso acho que é uma boa aquisição e certamente me irá trazer alegrias por esses mares fora!
'08 TwinPower 4000
É um carreto Made in Japan do modelo de 2008-2010, com um peso bastante agradável (295g) e uma estrutura interna muito interessante, sendo provável que apenas lhe coloque uns discos de carbono no drag.
'08 TwinPower 4000
Assim sendo, fico actualmente com um carreto de recuperação muito rápida (Trio 40s) e um de recuperação rápida (TP4000).
'08 TwinPower 4000
Agora, venham eles para testar este menino! :)
Ler mais »

sábado, 30 de março de 2013

Plumando em Penacova

Já ando há algum tempo para colocar este relato mas o trabalho e outras actividades têm-me tirado o tempo e disposição para começar e acabar de contar o último (até à data) encontro em Penacova do PcA.
Foi no dia 17 de Março, um dia que começou muito cedo com um ambiente chuvoso e mau para quem anda na estrada mas nada que com uma boa banda sonora e atenção redobrada não se consiga ultrapassar! Num instante cheguei a Leiria onde já estavam os restantes companheiros prontos para seguirmos todos num só veiculo. A conversa rapidamente se tornou alegre, onde tanto se discutia técnicas como se desafiava e sonhava acordado...

Eis que chegamos a Penacova, mais concretamente a Porto da Raiva, recebidos por um nevoeiro e uma chuva constante apesar de miudinha. Apesar de termos receio de estarmos atrasados, constatamos que fomos mesmo os primeiros a chegar! Isso obrigou, claro, a que tomássemos conta dos abrigos existentes no ponto de encontro.
O grupo abrigado à espera dos restantes companheiros
Pouco a pouco foram chegando cada vez mais caras conhecidas, umas já "antigas" outras mais recentes e algumas estreias por estas bandas, foram todos bem recebidos! Mas o que nos moveu para ali foi a pesca e a ansiedade era mais que muita, pelo que decidimos ir para perto do rio já tínhamos que preparar o material rapidamente ao som da chuva.
O material pronto, uns mais rápidos que outros e as conversas e grupos iam-se formando, dicas e opiniões iam-se trocando, estava lançado o convívio!
Pequeno grupo de verdadeiros truteiros
O convívio acontecia debaixo de uma chuva teimosa
O "mister" a dar as dicas de ataque :)
A grande preferência para o estilo de pesca caiu sobre as medalhas e canas convencionais, mas eu optei por dar uma chance ao meu kit de pluma e finalmente o experimentar na água com a esperança de uma captura para a estreia. No entanto, fruto de uma brincadeira, arranjei uns "óculos polarizados" para me ajudarem nessa árdua tarefa :)
Em busca do El Trutado
O sticker
"Óculos polarizados" à prova de nada!
Como tem sido habitual e tradição já, tirou-se uma foto ao grupo e diga-se de passagem que de um ano para o outro multiplicaram-se como coelhos! A promessa de um bom dia de pesca estava lançada...
Foto de grupo
Foto tirada, é a hora de ir à pesca! Divididos em alguns grupos (para segurança e não só), uns foram rio acima em direcção ao açude, outros ficaram-se logo pelo ponto inicial e acho que alguns foram rio abaixo.
Açude com bom aspecto
Como estava com equipamento de pluma, juntei-me ao Simões para o tentar ajudar (com o pouco que sei) mas a maior parte das vezes acabava por me partir a rir com o que esta personagem ia dizendo :)
Ainda assim, insisti e tentei o motivar para treinar como deve ser, que isto não basta ver vídeos (ou chamada skype como ele reclamava :P) e pensar como se faz, é preciso mesmo treinar com o material!
Eu e o Simões
Perdido na paisagem
Via-se alguma actividade na superfície da água, alguns saltos longe mas um ou outro mais perto só que ainda assim fora do meu alcance. Não querendo apanhar peixe mas sim pescar com a pluma, mantive-me com a mesma "táctica" apesar das circunstâncias. Depois de uma pausa a meio da manhã fantástica com uns torresmos fenomenais, segui com um outro grupo rio abaixo. Chegamos a um outro açude mas as condições não eram fantásticas, com o rio a mandar muita água e mesmo a tentativa de aproximação ao cruzamento do Rio Mondego com o Rio Alva revelaram-se difíceis. Optou-se por ficar ligeiramente acima do cruzamento e ai permanecer até serem horas do almoço.
O segundo açude
Ao regressar ao ponto inicial, ainda conseguimos avistar uma truta jeitosa na água, mas a chuva fez questão de começar a cair tornando impossível continuar a seguir a jeitosa. Regressados ao ponto inicial de encontro, temos uma boa notícia, houve uma boa captura durante a manhã e curiosamente por quem nem queria pescar! A pesca tem destas coisas :)
Bela truta de 48cm!!
Foi uma truta apanhada num único lançamento, numa abertura entre pescadores e por um estreante, o José Belo. Palavras dele "ainda estou a tremer" demonstram bem o estado com que ficou depois deste excelente troféu! A truta foi devolvida à água, obviamente.

Por esta altura o tempo estava mais agradável, com o sol a espreitar ainda tímido mas bem prometedor para a tarde. A barriga dava horas, as diversas especialidades da casa iam chegando para satisfação dos vários pescadores esfomeados e a conversa ia saindo ao mesmo tempo que a comida ia entrando, sempre agradável e a bom ritmo!
Depois da barriga saciada, ainda houve tempo para mais uma investida rápida para tentar dar os últimos tiros na sorte.
Efeitos "pós-almoço"?
Posso dizer que a certa altura me deixei perder no momento e apenas me limitei a apreciar...
Perdido no rio
Com o sol de lado, a água completamente transparente e gelada ao nível da cintura, o fundo irregular e rochoso com bom aspecto, a lançar a pluma... Acho que naquele momento só pedia um peixe e que o tempo parasse...
Mas este meu momento "zen" foi interrompido com um assobio nas minhas costas e um gesto a dizer que estava na hora de partir. Estava terminada a jornada em Penacova, havia ainda km's de alcatrão a percorrer até Leiria e depois Lisboa. Mas não antes sem tirar umas fotos ao local do "crime" em plena descarga!
O açude com força
Adeus Penacova e até qualquer dia.... ;)

Ler mais »

terça-feira, 5 de março de 2013

Fazer a abertura...

...não às trutas mas sim aos robalos! :D

Pois é, está feita a abertura deste ano e diga-se de passagem que quase me custou um ou dois dedos!

Tudo começou com um desafio lançado pelo grande parceiro João no inicio da semana, onde o desafio consistia em fazer uma pescaria em horário de expediente (ou quase). Claro que fiquei logo cheio de vontade, mas o pior é sempre o mais obvio, o trabalho. Mas como quem quer algo, tem que fazer-se à vida, eu fiz-me à vida!
Lá tive que trabalhar mais umas horas nos dias antes de sexta...Quase quase vacilou à última da hora, mas consegui! A sexta à tarde estava reservada para a pesca!

Combinamos horas e a ansia era grande, mal eu sabia o que me esperava...Direcção? Sul!! Tratei de fazer um bom registo fotográfico e garanto que as fotos não demonstram nem um terço do quão bonita é a zona :) 
Chegamos ainda de dia, analisamos os pesqueiros, espreitamos aqui e ali, a máquina ia disparando sempre a guardar pedaços da natureza...A ansiedade aumentava, as perspectivas eram boas!

Acho que as fotos seguintes podem ajudar a entender o que pretendo dizer...










Continuamos o reconhecimento do local, desta vez na gastronomia local e tivemos um pequeno e saboroso lanche antes de começar realmente a pesca. Foi num ápice que paramos no local escolhido e montamos o material, ainda a tempo de sermos recompensados por um caloroso por-do-sol
Armas preparadas!

O calor do dia começava a dar lugar a uma noite estrelada e fria, cada vez mais e mais. A lua, companheira de outras investidas permanecia escondida algures, dando lugar às cintilantes estrelas, umas mais cadentes que outras. Lançamento, atrás de lançamento, ora mais para a esquerda, ora mais para a direita, ora em cima desta pedra, ora ali na escoa e o peixe não dava sinal... O frio aumentava, as mãos e os dedos começavam a ficar dormentes e o multi a roçar no dedo a cada lançamento não ajudava nada! Faltava um peixe...

Eis que numa troca de amostra deu-me um palpite para experimentar uma cor escura, neste caso bem escura. Uma macua 17 preta iria para a mesma água onde todas as outras nada conseguiram. Lançamento, a escoa fazia a amostra dar algumas cabeçadas na areia até que....Algo deu sinal do outro lado!!
Cabeçadas e mais cabeçadas, a cana bem dobrada! Mas o drag nem cantou...Estranho.... Começo a trabalhar o peixe, tentando perceber o que se passava, porque estava tão pesado, por algumas vezes senti o peixe a apanhar boleia das ondas e a vir na minha direcção, outras a aproveitar a corrente para se esquivar.
Mas a sorte estaria comigo nessa fria noite e assim consegui: o primeiro robalo de 2013! :)
2013 já está estreado!
Não é um robalão ou troféu,pelo contrário. Mas o sentimento é genuíno, fiquei bastante contente com esta captura por mais singela que seja...A abertura estava feita!

O robalo trouxe algum animo aos dois, mas o frio acabaria por tomar conta da nossa teimosia e antes que ficássemos sem um ou dois dedos por causa do gelo, demos por terminada esta investida. A viagem de regresso como tem vindo a ser tradição, teve pelo meio a bela da bifaninha num qualquer recanto manhoso :)

PS: Pelos vistos, continuo "leiteiro" :D
Ler mais »