domingo, 21 de julho de 2013

Eging - Cefalópodes e não só...

Round 1 - Para todos os gostos e feitios


Recentemente tive que me deslocar a Setúbal para ir buscar uma cana que estava para arranjar e como seria de esperar, levei o material para ir aos chocos que, apesar de estar fora de época, há sempre alguns que lá vão aparecendo.
Depois de ter a cana em mão, fui directo ao local para fazer uns lançamentos para testar a cana e ver se os meus amigos pintores lá andavam. Sempre a vasculhar o fundo, os lançamentos iam-se sucedendo mas nem sinal deles...
Vejo alguma actividade na tona da água, com petinga ou tainha pequena a fugir claramente de predadores e ainda tentei a minha sorte (sem sucesso) com um pingalim que tinha na mochila.
Continuo a lançar até que sinto uma prisão e pressão na linha, já tinha algo agarrado ao palhaço! Vou recolhendo e quanto chega à tona, vejo que não era bem o que estava à procura...

Um simpático polvinho fez questão de aparecer e posar para a fotografia, tendo eu agradecido e o libertado logo de seguida para crescer e um dia transformar-se num belo arroz de polvo para muitas pessoas :)
Ele não largava....
...Gostou mesmo do palhaço!
Já mais animado por pelo menos não ficar a zero, continuei a pescar na mesma zona a ver se haveria algo mais para mim. Não demorou muito para ter a minha resposta e finalmente tive o que procurava, um choquinho!
Senti a prisão, recuperei devagar para não se soltar e depois foi só levantar para o recolher, este já esta!
Choquinho tímido
Mas não cuspiu tinta :)
Ainda mais contente por agora ter 2 capturas diferentes no mesmo dia, voltei a vasculhar o fundo. Lançamento atrás de lançamento e eis que algo surge...

Voltei a sentir uma prisão e tensão na linha, mas desta vez sentia uns toques ao recolher, quase um bater... A primeira coisa que me surgiu foi que se tratava de um choco graúdo ou de um polvo que está a puxar para o outro lado. Não poderia estar mais errado!
Tremelga (Torpedo torpedo)
Estava nervosa para poder voltar à água
Uma tremelga!! Vinha presa por baixo mas sem ser na boca, o que me levou a suspeitar que usou a abordagem normal de se sobrepor à presa e "sentar-se" por cima. Por ser uma espécie cujo ataque pode libertar 200v, achei melhor soltar com cuidado o palhaço e devolver à água :)
Estava a correr bem, deliciado com as variedades do dia e volto a sentir outra prisão, conseguindo trazer o choquinho até a minha beira, mas soltou-se quando estava prestes a levantar...
O dia dava agora lugar à noite, o vento frio tentava-me demover e desmoralizar, mas optei por insistir mais um pouco. É o vicio que nos empurra ;)
Essa insistência deu-me mais um mini-polvinho, que pelo tamanho e local até desconfio tratar-se do primeiro que capturei :P
Eles adoram agarrar-se :)
Aqui já estava quase a soltar-se sozinho!
Estava cada vez mais vento e frio, as mãos já quase não as sentia, eu praguejava por não ter trazido o casaco comigo, mas continuava à pesca!
Tive ainda um bom choco preso que consegui novamente trazer até a borda mas no verdadeiro momento de levantar, o sacana soltou-se...
Ainda insisti mais um pouco mas estava cada vez mais tarde e o frio já me tirava do sério, tive que me render e dar por terminada a jornada. Mas iria lá voltar!

Round 2 - Amigos de 8 patas


Não demorou muito a voltar ao mesmo local, mas desta vez para fazer o nascer do dia. Apresentava-se um dia fresco e com uma aragem agradável, ideal para uns lances!
Logo a chegada, com a maré baixa, via-se imensa vida dentro de água, com bastantes nuvens de taínhas tanto miúdas como graúdas. Mas surgiu-me algo que nunca pensei ver... Uma raia (um ratão (Dasyatis pastinaca), talvez?) a passear calmamente à minha frente, com as barbatanas a planar suavemente pela água....Fantástico!!
Depois do momento de pausa para observar a magnifica, retomo os lançamentos e eis que sou visitado por um curioso peixe-porco. Este parecia um pouco indeciso, não sabia se mordia o palhaço ou a chumbada, tendo dado umas mordiscadelas em ambos até se cansar e ir embora :)
Não muito depois, foi a vez de o palhaço ser perseguido sem sucesso por um peixe-agulha.

Quando já passavam umas horinhas e o sol já estava a começar a dar ares da sua graça, num momento em que estou a sentir o fundo e a levantar a chumbada, sinto uma pancada e imediatamente pensei que fosse um ataque. Não me enganei, mas este fazia pressão e estava pesado!
Eu pedia um choco, mas veio um polvo mais graúdo que os anteriores. Ainda tentei fazer um vídeo a libertar, mas ficou mal posicionada a câmara...
Polvo graúdo
"Uma mãozinha para eu voltar para casa?" :)
Podem comprovar agora a fraca tentativa de fazer um video giro :)
Fiquei no mesmo sitio por mais um pouco, a ver se haveria algo mais por ali para além do polvo. Lançamento, palhaço a arrastar pelo fundo e sinto outra prisão, desta vez era um choco! Trago-o para a beira e penso eu "Será que o consigo pux..." e ele solta-se. Bolas!!! Tenho mesmo que pensar em trazer o camaroeiro de 3m para estas pescas...
Depois de sentir o choco e ele ter fugido, insisti bastante e ainda durante bastante tempo até ter outra captura, novamente um polvinho pequenino.
Mais um pequenino
Quase liberto e de volta a casa
Cansado de tentar a sorte aos chocos e não haver grandes resultados, mudei de táctica e alvo. Coloquei um jig (Hart Metal Vib') e logo nos primeiros lançamentos, vi alguma actividade atrás mas não consegui perceber o que seria... Foram necessários vários ataques falhados para finalmente conseguir ver que eram robalotes que estavam a perseguir o jig mas não conseguiam atacar direito :)
Já passava da hora de almoço, o sol estava a torrar e a fome apertava, tive que dar por terminada a pescaria ganhando um escaldão e momentos piscatórios para mais tarde recordar ;)


Cana: Alpha Tackles Evoc Series Marauder Heavy - XH - 3.00m
Carreto: Okuma Trio 40s
Multi: Sufix Matrix 0,23mm
Amostra: Palhaços #3 Rosa e #3 Azul/Laranja da Decathlon
Ler mais »

terça-feira, 9 de julho de 2013

Um regresso às origens salgadas

Depois de algumas aventuras e desaventuras no Tejo, o desafio para voltar a sentir a maresia na cara veio por parte do João. Combinamos ir ao mar quase em cima do joelho mas isso não nos impede, já que temos sempre o material pronto para arranjar.

Conferidas as previsões meteorológicas para a pesca e local em questão, estavam agradáveis. Ao chegar ao local, o João teve uma observação que se revelou fundamental para poder adivinhar uma noite interessante de pesca: "Olha para ali, não há vento, nem mexe uma palha!". Pois é, o mar estava a mexer bem e o vento apenas aparecia em forma de uma leve brisa, uma noite impecável!

Não havia muito por onde errar, o spot escolhido era o mesmo que já tinha dado algumas alegrias ao João e da forma como o mar se mexia, iria dar mais certamente já que as condições eram em tudo semelhantes.

Os lançamentos vão se sucedendo, ora mais para a frente e com recuperações rápidas e lineares, ora mais para a direita com toques de ponteira e a dança das amostras ia acontecendo e eis que digo a brincar ao João  "Vou por esta matadora e vais ver como vou já dar com eles!".
Bem.... Dito e feito, não demorou muito para num dos muitos lançamentos para a escuridão sentir umas valentes pancadas e uns arranques, havia peixe do outro lado!!
A corrente puxava para a direita, o peixe acompanhava e eu tentava controlar tudo na escuridão até que consegui acender a luz e ver onde estava ele precisamente. Nesse preciso momento, vejo que estava a virar para dentro de uma abertura nas rochas perto de onde estávamos e não fui em modas, puxei-o para perto da laje e o João prontamente foi recolher o peixe. O primeiro quileiro já estava!!
Sucesso na escolha da amostra
Voltamos aos lançamentos e num espaço de 30mins havia outro toque para mim mas este não se cravou... Quase 5mins depois foi o João a ter um toque mas também não ficou cravado. Andavam a comer mal, o que eu tirei vinha ferrado por fora e não pela boca como é costume...

O tempo passava e mudamos de táctica, o João foi bater outras pedras e zonas, eu fiquei no mesmo local a ver se o peixe voltava ao mesmo local. Lançamento atrás de lançamento, o pulso já dava sinais de cansaço e o peixe nada, achamos que estaria na hora de terminar este regresso ao sal :)
Ler mais »

sábado, 29 de junho de 2013

E quando o backing fica à mostra....!


O dia passou-se um pouco na indecisão do que fazer depois do trabalho, se haveria futebol ou pesca. O pessoal do futebol disse que tinham jogadores suficientes e eu agradeci a "abertura" para poder ir às pesca :D
Cumpriu-se o ritual do costume quando estou "com ganas" de pescar, que é chegar a casa, preparar e juntar o material necessário, comer alguma coisa pra enganar o estômago e siga que se faz tarde!

Depois da experiência do dia anterior, optei por escolher uma pluma castanha e branca como inicial. Não tardou muito até ter um peixe ferrado mas uma coisa é ferrado outra é conseguir controlar... Um arranque e lá vai ela, soltou-se! Mais meia dúzia de lançamentos e outra ferrada, outra perdida!
De volta aos lançamentos e um valente arranque que me partiu o fio...Raios!! Lá se foi mais uma mosca...

Já que estava em modo desportivo, coloquei uma pluma completamente amarela, "a ver se pegam nesta também"....E em boa hora o fiz! Não sei se é por conseguirem ver melhor a pluma no meio da água escura e com alguma corrente, se é por ser amarela, se foi apenas casual...

O porquê, não sei mas certo é que no espaço de 30mins tive imensas ferradas que se soltaram e vieram estas 4 ferradas para a foto, fora aquelas que pertinho da margem se soltavam e simplesmente deixava ir embora :)
Eis a primeira do dia!!
Eis a segunda do dia....!
....Eis a terceira do dia....
E olha mais uma!
No meio da confusão entre lançamentos e cravadelas, houve uma pequena captura que provavelmente será a minha mais pequena da vida :\
Mini mini mini tainha....
O dia estava a terminar, o sol a pôr-se e a dar lugar às luzes âmbar da cidade, quando chegou a cereja no topo do bolo... Estava eu a pensar em ir embora e a ponderar quantos mais lançamentos iria fazer para dar como terminada a pescaria, quando cravo mais uma. O comportamento inicial foi semelhante a outra qualquer (umas ficam logo eléctricas e saltam que nem cabras loucas, outras ficam parvas e só passado uns segundos é que se apercebem o que está a passar...) e esta apenas se mexeu um pouco, até que acordou a besta...

Um arranque, abrandou....Novo arranque e o fio a sair, a cana toda dobrada a amortecer as pancadas, tento abrandar um pouco colocando a mão por baixo do carreto, regulo um pouco o drag. Parou novamente, uns abanões e pancadas, novo arranque! Eu só via fio laranja a sair, cada vez mais longe e sem dar sinais de querer parar!!! :O
Olho para o carreto e um pouco de branco estava à vista...O backing!! Esta desgraçada estava a levar-me o fio todo e lá estava no backing, será possível?!?
Demorou, mas finalmente pareceu acalmar, deu para recuperar algum fio e regular novamente o drag. Tinha no outro lado da linha um bom peixe e sabendo de antemão que a qualquer momento podia se soltar não ajudava em nada...! Com calma, recuperei linha e todo o conjunto amorteceu as pancadas e arranques curtos que com a pouca energia que tinha ia fazendo até à borda. Já perto da borda, o "velho" problema do dia anterior, o lodo dificultava a cobrança do peixe!
A solução encontrada foi encostar o peixe a duas pedras num pequeno espaço que tinha alguma gravilha misturada com pedras e lodo, rezar por tudo para não escorregar ou me enterrar todo e conseguir aguentar o peixe...

O resultado final está à vista.... ;)
Pura diversão!!
Não pesei nem medi na altura, mas garanto que teria mais de 1,5kg e a "palmo" teria entre uns 50/55cm...Que besta....!
Até ficou de pêlo eriçado!
E aqui está a pluma que me deu este final feliz :) Aparentemente tem um padrão "William's Favourite"

Ficha Técnica
Cana: Caperlan 8,5" #4/5
Carreto: Caperlan 100 #4/5/6
Linha: WF5F Caperlan
Leader: X5 9"
Terminal: Mitchell Performance XT 0,16mm
Plumas: "Amarelas", "Castanhas" e "William's Favourite"
Ler mais »

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Um final de tarde plumado

Hoje saí do trabalho com vontade de ir à pesca, mas sem grande vontade de ir ao mar e sem disposição para quase lutar por um metro de espaço para pescar às corvinas e portanto a opção escolhida foi virar-me finalmente para a pluma.
O tempo quente aliado a uma maré grande faziam prever alguma actividade nas bordas d'água do Tejo e como eu gosto é de pescar, em 10 mins estava no sitio que tinha idealizado fazer uns lançamentos.
Sem saber ao certo o que escolher como primeira pluma, optei por começar com uma castanha e branca que vinha com o kit. Lançamentos, esses começaram tímidos e curtos, por falta de treino...

Os primeiros lançamentos passam perto de um grande cardume de taínhas, mas elas não ligaram muito... Insisti na mesma e reparei que a pluma com a humidade se ia afundando e parecia ter toques quando a pluma estava mais submersa.... Huuuuum....

Continuei a ter toques e algumas ferragens falhadas, quando tenho uma jeitosa presa! Com calma tentei controlá-la, mas ela não quis saber e com duas piruetas levou-me a pluma. Raios!!

Nova pluma, agora mais virado para uma imitação de formiga de asas. Esta pareceu ter melhores resultados e sentia peixe preso, mas soltava-se rapidamente até que sinto uma bem ferrada e...
A primeira "vítima" da pluma!
Consegui tirar esta taínha com algum custo, já que as margens estavam com muito lodo e para tirar foi necessário puxar pelo fio com cuidado! Devolvida à água, retomo a dança dos lançamentos e ia ferrando algumas, mas chegar ao ponto de controlar o peixe já era outra história... Soltavam-se com saltos e arranques, que para piorar eu estava a pescar fio devido à forma desconfiada como atacam!

No entanto, tive uma boa ferrada que me levou algum fio e batia bem e seco, o divertimento estava garantido, faltava a cobrança! Mas quando chegou à margem, a maré já estava mais em baixo, o lodo tornava impossível chegar à borda e tive que tentar puxar pelo fio. Não resultou, mas pelo menos rebentou mesmo perto da água e assim esse round terminou "empatado" :)

Haverão mais aventuras brevemente, isso é certo!! ;)
Ler mais »

terça-feira, 11 de junho de 2013

Foi-se a Malapata, vieram os recordes!

Vou-vos contar 2 jornadas seguidas que vão ficar para sempre na minha memória, pela intensidade e casualidade com que foram vividas!

Dia 1 - O enguiço foi levantado a ferros...


O desafio para uma pescaria salgada no nosso spot habitual apareceu a pedido especial do João. As saudades que ele e eu tínhamos do mar fizeram-me acordar às 4h45 mesmo sem sabermos como estaria o local ou o mar.

Preparados para tudo, chegamos ao local observamos um pouco o mar, escolhemos as armas do dia e lá vamos nós arriba abaixo. Os lançamentos iam saindo uns atrás dos outros mas peixe nem vê-lo, apesar do mar ter um bom aspecto robaleiro.
Depois do João perder uma amostra presa numa rocha submersa e eu um vinil em situação semelhante, a paciência e ausência de peixe aliada ao nevoeiro húmido que se ia sentido fez com que acabássemos a pescaria por volta das 9h.
Fomos tentar lançar as "amostras" para outro lado e apanhamos 2 belos travesseiros de Sintra e 2 cafés revigorantes :)

Sabendo de antemão que a pescaria não passaria das 10h, combinei no dia anterior uma investida às corvinas com o meu primo. Ora com o material já pronto e arrumado no carro foi chegar do mar, trocar de carro e seguir para as corvinas!

Eram 9h45 mais ou menos quando me encontro com ele e fomos logo lançar uns vinis ao Tejo para ver o que nos reservava o destino.


Ler mais »