sábado, 19 de outubro de 2013

A Odisseia: A Besta acordou! - Acto 3 Final

Uma noite atrás de outra faz estragos e quando não se consegue dormir muito tempo, piora a situação.
Ainda mais esgotados da ultima noite, com as maos todas arranhadas e cortadas dos peixes e rochas, a moral estava alta, mas o corpo estava em baixo.

Uma ponderação bem longa e demorada, decidiu que seria a última vez que lá iria, com a condição de apenas trazer os mais valentes e graúdos.
Dei a conhecer a minha decisão ao João e mais uma vez não foi preciso muito para irmos fazer a derradeira noitada!

A caminho, o João revela-me que um "desaparecido" iria se juntar a nós, alguém que já não pescava há mais de um ano e estava a "ressacar"!
Refiro-me ao Rui Almada, esse grande maluco que andou desaparecido do mundo da pesca virtual e real, parece agora estar a endireitar a vidinha e juntou-se a nós na última investida :)

Depois de um café com direito a uma cena no mínimo caricata, seguimos para o pesqueiro.
Chegamos e não demorou muito para chegar o último elemento, o Jorge Lopes, que eu tinha desafiado umas horas antes para ir e este não se negou ao "chamamento".

Com a minha Hiro Magister "encostada" por causa do passador, tive que recorrer à minha primeira cana de spinning mas nem por isso menos boa, uma Alpha Tackles Marauder. O material da noite anterior ficou ainda mais reduzido, levando apenas umas 6 ou 7amostras e deixando o resto em casa. Não havia necessidade de irmos carregados quando sabíamos como lhes chegar.

Já a chegar ao nosso sitio, constatamos que a maré ainda não permitia uma travessia segura para o pouso, pelo que esperamos alguns minutos até baixar a maré. Já com a maré aceitável, decidimos dividir-nos em 2 grupos onde eu e o João cedemos o "nosso" lugar, explicamos como fazer a travessia e ainda tiveram direito a visita guiada! Isto sim, é a prata da casa :P

Eu e o João rumamos para outra zona e mais uma vez, não demorou muito para darmos com eles, ao 3ºlançamento já o João tinha um robalote devolvido e eu demorei um pouco mais mas compensou por ser bem jeitoso.
O primeiro da noite para mim
Em menos quantidade e de tamanho inferior, iam saindo alguns robalos e sendo devolvidos à água os que não tinham cerca de 45cm (a olho), mas nada que se compare à noite anterior, a noite estava mais calma...

Calma demais, até eu conseguir ferrar um bom peixe, peixe esse que me pôs o Twinpower a cantar e a cana bem dobrada como nunca tinha visto. Quando pensei ter a luta controlada, apesar de ainda estar mais afastado, veio a pior sensação que se pode ter na pesca, o folgar da linha e a fuga do peixe...

Quando recolhi, completamente lixado da vida, pude constatar algo que nunca me tinha acontecido e que posteriormente me deixou a pensar... O anel do meio onde se segura a argola estava todo torcido e a fateixa bem aberta!!
Silent Assassin 160F a dar as últimas...
Tentei endireitar a fateixa com o alicate, voltei a fazer alguns lançamentos mas a amostra que mais me deu peixe na vida estava destinada a não terminar a Odisseia comigo.:(
A minha "matadora" ficaria para sempre desaparecida logo depois de ficar presa em algo que desconfio ser um aparelho ilegal ou lixo(corda)....
Curiosamente depois de a perder e mudar para outras, deixei de sentir peixe. Coincidência? Nunca saberei, apenas posso deduzir.

O João entretanto lembrou-se de que nunca tinha apanhado nenhum peixe com vinil e estava na hora. Coloca um Black Minnow 120 Azul e começa a lançar para a direita, sem ter grande sucesso imediato. Até que decide mudar para a esquerda e logo nos primeiros lançamentos dá com um robalo atrevido, estava feita a estreia! :)

Os robalos estavam agora cada vez mais escassos e decidimos ir ver como estava a correr a noite com os outros 2 colegas.
Eu fico no meu rochedo habitual, o João vai para outra atrás de mim. Mais uma vez, o leiteiro nos primeiros lançamentos apanha 2 peixes e depois acalma. O Rui juntou-se a ele e aqui começa a diversão...

Estava eu de costas e vejo uma luz a acender atrás de mim, olho e vejo os 2 muito nervosos e linhas enroladas. Não dei importância, achei que fosse apenas uma linha enrolada. Mas a movimentação e nervosismo continuava, não é normal...

Vim a saber depois o que se passou nesses instantes.
Ao fazerem os últimos lançamentos por causa da subida da maré, o João prende um valente robalão e para não estorvar o Rui recolhe a amostra. Ao recolher a amostra dá umas 3 ou 4 voltas ao fio e.....

Resumidamente:
Tentaram desenrolar o fio andando à volta, não conseguiram.
Tentaram cortar o fio, não chegavam à tesoura na bolsa.
Conseguem cortar o fio, a amostra ia para o bolso mas ficou presa no casaco!
O resto do fio enrolado fica preso na ponteira e era preciso tirar à mão.

Finalmente conseguem tirar o fio, deitar a mão ao peixe e....
A amostra "quase" no bolso :D
"AAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH" foi o grito que quebrou a noite, um valente prateado estava na mão do Rui!
Black Minnow e Tarolão
Comparando com os outros... Até parecem pequenos!
A noite estava terminada, não havia mais nada a fazer ali apesar de andar ali bom peixe. Já estava tudo visto, tudo feito!
Na brincadeira, logo na primeira noite disse ao João "Esta noite vamos tirar 2 tarolos cada um, eu fico-me pelos 6kg e tu podes ir até aos 7kg que eu deixo!".
Depois de tirar aquele robalão, ele disse-me "Está aqui o tarolão que faltava".
O Gang da noite
80cm, 5,540Kg e o Tom Sawyer :)
Abismado e pasmado, o Rui não conseguia se conter de felicidade e sentia-se nas nuvens com aquela experiência e logo após 1 ano sem pescar.... "Vocês acordaram a besta! Agora não há volta a dar!!" :)
Ler mais »

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A Odisseia: A audácia protege os Gradeiros - Acto 2

No dia seguinte à pescaria, cansados e com horas de expediente em cima, a alegria era naturalmente bastante e a moral num estado elevado. Esses mesmos factos demoviam-nos a voltar à carga, por ter sido tão rara a noitada...
Sem vontade, cansados e com poucas horas de sono, as mãos todas rebentadas, decidimos não ir mais (isto à hora do almoço...).
Eis que o meu primo veio chatear-me para ir a pesca com ele, mas para ir à boia ou fundo e eu reticente lá aceitei. Entretanto contei ao João o que iria fazer e aqui começa a reviravolta...

Conversa vai, conversa vem e ele diz-me que contou à mulher que eu ia à pesca com o meu primo e a resposta foi e passo a citar "E tu estás à espera de que? Vai também!". É que nem demorou uns 15mins para mudar todo o plano, vamos os 3 fazer spinning para o mesmo sitio!!

No caminho as opiniões divergiam entre "hoje vai ser igual" e "vamos mas é ter expectativas baixas que ontem foi golpe de sorte".
Chegados ao local e com a conversa em dia, fizemos o briefing ao meu primo de como seria ali a pesca e fizemo-nos à areia.
Ao chegar à nossa pedra vemos que está ocupada por alguém mas os movimentos eram estranhos e diferentes dos que nós fazemos habitualmente quando temos peixe...Até parecia estar a apanhar polvos!! Ficamos um pouco a observar e seguimos para outro ponto de pedra.
Acabados de chegar à pedra, preparamos o material e escolhemos os nossos sítios, sem grande margem para manobras, apenas lançar e sempre com cuidado.

Lançamos os 3 praticamente ao mesmo tempo, um para a esquerda, outro em frente e outro para a direita. Manivelas em riste e.....PUUUUMMMM!!! Um robalo valente na cana do meu primo, que ainda não tinha pousado bem os pés e com o susto fez com que desse um passo em frente e pusesse o pé na poça (literalmente) dando um valente tombo, mas tudo controlado :)
Ao mesmo tempo, o João ainda no primeiro lançamento apanha um também... Isto está bonito está! Parecia que estávamos à pesca do carapau!!

Meus amigos, a partir daí, era uma média de uns 10 lançamentos ou menos até sentir peixe!!
E aqui eu tenho que pedir desculpa por não ter tirado fotos durante a pescaria, mas o ritmo era de tal maneira elevado que nem me deixava parar para pensar em fotos, apenas recolher a amostra, lançar novamente e desviar-me para tirarem peixe.

A partir do momento em que tinhamos 2 ou 3 exemplares cada um, decidimos logo que os peixes que tivessem menos de 2 palmos (42/45 cms +-) eram devolvidos à água por não valer a pena levar "tão pequeno".

No espaço de 1h ou 2h, fizemos à volta de 30 peixes no total!
Pelo meio ainda houve uma situação menos agradável que felizmente não se traduziu em algo pior. Ao lançar, o João não reparou que eu já estava mesmo prestes a puxar para a frente e virou-se para o meu lado com a cana... Uma forte pancada que me fez tremer de medo da cana ter partido, afinal foi "só" um passador torto e uma cerâmica desaparecida em combate. Apenas reparei quando estava a arrumar tudo, agora está nos cuidados intensivos :)
O passador deveria estar assim....
...acabou assim!
O tempo passava, o peixe começava a deixar de entrar com tanta frequência e reparamos que a "nossa" pedra estava livre, pelo que o João decidiu ir espreitar a zona. "Se apanhar peixe, ligo a luz a piscar para virem" disse ele e eu com o meu primo ficamos a tentar mais um pouco.

Vimos o João a percorrer a praia, a subir à pedra, e não tardou muito a vermos uma luz a piscar ao longe. Vamos lá!!

Chegados lá, já o João tinha 2 peixes , um dos quais devolvido e outro jeitoso. Voltamos a assumir as nossas posições e recomeça a festa!

Pelo meio, ainda tive um robalo valentão preso que me deu uma boa luta e pôs o meu Twinpower a cantar mas foi de curta duração, conseguiu soltar-se..... :(

A maré já ia com bom volume, estávamos cansados e rendidos ao óbvio!
Já tínhamos uma pescaria mais que excelente e em quantidade já a roçar o ridículo, então decidimos terminar e ir embora.
Pescaria do João
Os meus e do meu primo
No final, contabilizaram-se 15 capturas para mim, 15 para o joao e 13 para o meu primo. Desses todos, eu trouxe 9 exemplares, o joao 10 e o meu primo 10. Tudo o resto foi libertado na melhor das condições para um dia regressarem!

O caminho até ao carro foi penoso, com dores nos braços de carregar tudo, mas conseguimos...!

Pesa, não pesa? :D
Os maiores atingiram os 2kg e tal e os mais pequenos (que trouxemos) tinha a volta de 1kg.

O sorriso não engana.... :)
Peso total de 12,330Kg para mim, 11,710Kg para o meu primo e 12,650Kg para o João.
Note-se que os leiteiros de serviço até têm uma caixa da Lactogal :D

Todas as minhas capturas foram feitas com a Silent Assassin 160F Ochiayu, o meu primo com a Daiwa SP Minnow Sardine e o João pescou com a Silent Assassin 160F Green Back e Daiwa Saltiga Laser Sardine

Podem bem ver o estado em que ficou a amostra, que era praticamente nova, tinha-a lançado meia dúzia de vezes!
Estava praticamente nova
Ficou neste estado
Esmurrada, arranhada, mas matadora na mesma!
To be continued...
Ler mais »

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Odisseia: Prólogo - Acto 1

Nas ultimas 3 noites, eu e o João tivemos, muito provavelmente, as melhores pescarias das nossas vidas. Será difícil relatar tudo detalhadamente pois o corpo e a mente estão de rastos, foram poucas horas a dormir e muitas gastas com a pesca, se não era a pensar na pesca era a falar da pesca e se não era a falar da pesca, era a pescar...!

Começo então com a primeira noite, o inicio de uma aventura bem longe de sequer imaginar o que iríamos ter pela frente....

O desafio lançado pelo João de irmos à pesca à noite foi confirmado após uma rápida consulta às previsões meteorológicas, estava um pouco de vento mas aceitável. Acertadas as coisas, depois de jantar ele passa para me apanhar e seguirmos para o nosso pesqueiro.

Quando lá chegamos, deparámo-nos com um vento incomodo, que não deixava lançar e pescar decentemente, pelo que fomos andando pela praia para tentar apanhar um sitio razoável. Fomos até ao fim da praia para depois chegar à conclusão que mal por mal, com o vento que está mais vale tentar a sorte no nosso sitio habitual.

Faço 1 lançamento com uma Westlab Bakuba 125 A029 e não sinto nada. Faço o 2º lançamento e a meio da recuperação.... Um ataque! Peixe cravado, dá alguma luta e vê-se que já é um peixe jeitoso! Trabalho-o bem, consigo trazer o peixe para perto já cansado e foi só deitar-lhe a mão, o primeiro já cá estava!
O primeiro da noite
Logo de seguida o João crava um peixe que entretanto soltou-se mas no lançamento seguinte voltou a ter peixe, este já lhe conseguimos ver a cor mas ao cobrar acabou por soltar-se, já que estava preso apenas por uma pontinha do lábio.

O tempo vai passando, mudam-se as amostras e quando apostei numa Westlab Macua 165 A41 volto a ter peixe, este mais bruto que o primeiro e já tivemos que mudar de estratégia para o recolher, recorrendo a uma zona da rocha em "rampa" que permitia melhor acesso à água.
Consumada a luta, tinha agora 2 bons peixes, um dos quais bem perto dos 3kg!
Duplex de robalos
Não demorou muito tempo para voltar a ter um terceiro peixe, mais pequeno em relação aos outros 2 mas também não se rendeu sem dar luta!
Triplex de robalos!
O João que estava a ver-se em apuros para acompanhar "expulsa-me" do meu lugar para ver se também fazia gosto ao dedo. Não foi preciso passar muito para também ele dar com eles  e apanha um robalo jeitosinho, também com uma Macua A41.
3-1, isto promete dar luta!
Ainda com a pica toda, o João faz a substituição do avançado e mete um ponta de lança mais rápido e que dê maior profundidade ao jogo (Silent Assassin 160F Green Back) apanhando quase logo de seguida mais um! E logo a seguir? Sim, mais outro!! Estávamos em êxtase, com tanto peixe numa só noite, nunca tal acontecera!
O 3-2, já que 3-3 não teve foto!
Como  não gosto de ficar a ver peixe a sair e eu nada, mudo agora para uma Shimano Silent Assassin 160F Ochiayu para poder chegar onde a Macua já não chegava... Lançamento, outro lançamento, mais alguns e já está!!! Este atacou quase aos meus pés e deu uma boa luta, não fosse ele um bom robalo também a passar os 2Kg! Uma coisa reparei, tão depressa não se soltava, já que vinha preso pelas 2 fateixas traseiras e com meia amostra dentro da boca!
Nham nham nham!
E vão 4....
Ainda não tinham passado 5mins e volto a ferrar outro! Mais um para a minha contagem, eu nem queria acreditar!!
Afinal vão 5!
Ainda estava eu a preparar-me para lançar novamente, o João diz que tem um peixe e eu nem lanço. De repente, baixa a cana e com uma voz triste diz "Foi-se..." e eu apenas perguntei "Então?! Perdeste o peixe?" e ele a rir-se à gargalhada, levanta a cana e com o peixe a bater diz "Não! Enganei-te! ahahahaha :D"
Bem, foi uma risada daquelas, deu para tudo!

Mais uns lançamentos e o João apanha outro mas bem pequenote e mal chegou a pedra, soltou-se logo e foi directo para a água.
Tinha acabado de tirar o pequenote e no lançamento a seguir ainda estava ele a começar a puxar o fio, quando apanha outro, que seria o maior da noite para o João!!
O peixe devia estar a bocejar ou se calhar admirado... :)

Eu entretanto consigo apanhar mais um quileiro e as horas já iam avançadas, o dia seguinte era dia de trabalho e decidimos terminar como sempre, com os 10 lançamentos.
Mais um quileiro, e vão 6!
Estamos nós no 10º lançamento quando "só mesmo para chatear" o João apanha mais um, fixando assim o resultado final nuns surpreendentes 6-7, com 1 libertação pelo meio!! Surpreendente e surreal!!!
Os meus 6 Robalos
Os 6 Robalos do João +1 libertado
Não conseguíamos acreditar, foi uma noite de sonho que nunca nos nossos mais remotos desejos poderíamos imaginar...
Noite fantástica!!!
A dupla não pára!
Em casa os peixes maiores acusaram 2,850Kg, 2,440Kg e 2,640Kg, num impressionante total de...9,330Kg para mim e 6,680Kg para o João!!
O meu maior, com 68cm e 2,850Kg
Ficamos de rastos, com as mãos todas picadas e arranhadas, o corpo cansado e cheios de sono... Mas tal como eu disse no inicio, foram 3 noites e esta foi apenas a primeira...!

To be continued...
Ler mais »

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Velho e a Missanga

Inspirado pelo titulo do livro "O velho e o mar", vou-vos contar uma pequena história que se passou recentemente.

Com uma pequena abertura nas condições ideais para ir a pesca, tratei de falar com o meu primo e o João para fazermos uma investida de spinning nocturna. Por causa do trabalho o João acabou por não nos acompanhar nessa jornada, ficando eu e o meu primo por conta própria.

Fomos espreitar um sitio que nos tem dado algumas alegrias e as condições já estavam alteradas, é incrível como num espaço de dias umas marés mais fortes podem mudar completamente o perfil de um pesqueiro!
A ideia foi fazer a ponta inicial da enchente, pelo que quando chegamos já estava quase a chegar à viragem. Fomos andando praia fora e vimos muitos pescadores a tentar a sua sorte ao fundo, algumas das zonas tinham bom aspecto...

Chegados a um cantinho, faço o primeiro lançamento...Faço o segundo e estou eu a comentar alguma coisa com o meu primo quando tenho um ataque e rapidamente coloco o peixe a seco, mais uma missanga para safar a grade :)
A missanga da noite :)
A maré foi subindo e tivemos que ir recuando até ter mesmo que abandonar o sitio inicial, até porque desta vez não levei fato mas sim os vadeadores (estava preguiçoso!).
Voltamos a contornar os pescadores de fundo e experimentamos outro canto que mexia bem mas a maré já fazia das suas e um susto podia acontecer a qualquer momento, pelo que estivemos pouco tempo nesse sitio.

Novo rumo, encontramos uma abertura entre rochas que poderia ter alguma surpresa reservada. E como eu acertei! Ao fim de 3 lançamentos sinto algo preso, mas era um peso morto. De repente, começa a mexer e a dar puxões, mas não eram puxões normais! Poderia ser um polvo ou algo semelhante, até que começo a ver uma linha... "Olha, queres ver que apanhei um aparelho ilegal?!" e continuo a puxar. De repente, está no ar a minha amostra e....Uma chumbada.

Meus amigos, eu estava a pescar sem exagero a mais de 50m de distancia entre 2 pescadores de fundo. Havia rochas de um lado e rochas do outro dentro do mar à minha frente. E apanho uma linha?!

Tentei não fazer caso, fui água dentro para soltar a linha e vejo o senhor na areia atrás de mim a murmurar algo, mas não percebia o que por causa do barulho do mar. Pego na chumbada e pergunto-lhe muito calmamente "Isto é seu?" e ele faz-me uma cara de sei lá o que e diz encolhendo os ombros "Claro...!"

Entrego a chumbada, ele corta a linha, murmura mais algo e depois sai-se com a brilhante frase "Lancem em frente pah!", vira costas e segue caminho.

Para terem uma noçao, tentei arranjar uma imagem que pudesse demonstrar como estavam as pedras e as linhas na altura da "colisão" e depois podem tirar as conclusões que quiserem... ;)

Imagem apenas representativa
A linha verde era a minha e eu estava a lançar para uma zona de pedras semelhante a essa. A vermelha representa a linha do outro pescador, a pescar à esquerda das pedras e cuja linha eu apanhei em linha recta entre as pedras... Por isso já sabem, lancem "em frente" paaahhh :P

Abraço!
Ler mais »

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Adeus Verão...Olá Outono!

Recentemente as condições tornaram-se as ideais para voltar ao spot que tem dado resultados ultimamente. Havia um senão, não teria companhia para esta investida...Entre deixar escapar esta oportunidade ou ir sozinho, optei pela segunda apesar de não me agradar nada pescar sozinho, simplesmente não é a mesma coisa!

Material pronto, faço-me à estrada e quando cheguei ao local não demorou muito até confirmar que as previsões estavam certas, seria certamente uma boa noite de pesca. Com uma noite quente e ausência de vento voltei a levar apenas 1 fato, tshirt e corta-vento, mas não demorou muito para estar a pescar apenas de tshirt e fato! Incrível, está quase a terminar Setembro e estava um calor à noite que mais parece Julho ou Agosto...Este clima está doido!!!

Era uma maré grande, de lua e a maré baixa iria ser de pouca água, pelo que apenas fiz alguns lançamentos para ver se andava lá peixe e fui rodando e experimentando algumas amostras, sempre sem grande fé ou esperança.
Entre os lançamentos ia verificando as horas e quando estava no fim da descida e a iniciar-se a subida, comecei a empenhar-me um pouco mais, a partir dali iria ter apenas umas 2h no máximo para tentar a minha sorte e sair da pedra sem ser a remos!

Durante os lançamentos iniciais apercebi-me de uma zona onde a corrente puxava para fora em vez de arrastar para a costa e insisti na zona por ter alguma profundidade comparando com a restante área à minha volta. Faço alguns lançamentos com uma Lucky Craft 130MR precisamente para essa zona e quando estou eu descontraído a desfrutar a noite.... Levo uma pancada na cana! Tinha um cravado e começo o meu monologo "E cá está eleeee.....!!!!!!!!..........Fugiu." Aaaaaahhhhhh, o cabrão soltou-se! Parecia ser um peixe jeitoso e depois de ferrado deu 3 cabeçadas e foi à vidinha dele!

Voltei a insistir na mesma zona mas não tive mais nenhum toque. Entretanto as coisas estavam mais compostas com a subida da maré e já permitia lançar noutras direcções. Hora de mudar de amostra!
"Hum....Lua cheia...Vai esta escurinha com brilhos, pode ser que resulte!". Escolhi uma amostra que em condições semelhantes e no mesmo local já me deixou feliz, a Macua MC07.

Lançamento atrás de lançamento, o mais normal nesta coisa de Spinning, até que num desses lançamentos volto a sentir uma pancada seca e a cana a dar sinal de si!! Desta vez não escapas, pensei eu e dei um puxão mais forte para cravar as fateixas, não estivessem elas mal presas...!

Trabalho bem o peixe, ainda fugiu um pouco para a zona de corrente mas estava controlado, consigo o trazer até a tona e só faltava o cobrar. Mas o local onde estava era alto em relação à água, pelo que tive que usar o plano B. Usar as ondas e um pedaço de areia! Arrastei-o com as ondas para a zona de areia, encalhei-o e só tive que saltar para a areia e deitar-lhe a mão antes que viessem ondas.

Quando o coloquei em terreno seguro, estava feliz e bem feliz! Tinha conseguido capturar um robalote jeitoso e ao aplicar as previsões do tempo ao local em questão, saí-me bem!
Previsões certas = Sucesso!
Continuei a lançar na esperança de encontrar mais um ou mesmo o que me fugiu inicialmente mas não tinha destinado mais nenhum para essa noite. Tive que abandonar o local por causa da maré estar a subir agora em bom ritmo e antes que fosse forçado a fazer uma pesca ilhada, dei por terminado e fiquei apenas com uma pesca "peninsulada" :)

Quando cheguei a casa é que reparei, esta foi a ultima pescaria do Verão de 2013...
Que venha o Outono com seus tons castanhos e belos robalos!
Ler mais »