segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O mar e as tempestades

Nos últimos tempos o mar tem demonstrado o quanto é necessário ter muito respeito por ele. Tragédias têm-se sucedido umas por ingenuidade, outras por irresponsabilidade, mas sempre por estar no local errado na hora errada...

Para além das noticias das tragédias que nos vão chegando, tenho também visto algumas fotos de norte a sul do País de como o mar tem feito estragos (alguns até já nem são novidade), imagens que fazem manter em sentido qualquer ser humano perante esta força em fúria da natureza.

As fotos não são da minha autoria, apenas estou a usar como referência e se um dos autores assim o entender, retirarei deste espaço sem nenhum problema :)

As dunas dos Caldeirões, em Vila Praia de Âncora estão a levar uma valente tareia do mar, conta-se que cerca de 8 a 9 metros de altura em areia "desapareceram" dali com apenas uma maré... E ainda está para vir mar mais forte...!
Dunas arrasadas
O mar avança sem medo...
De Viana do Castelo, esta foto demonstra bem a força que o mar está a ter, havendo até quem faça associação entre esta foto e a foto da mítica onda da Nazaré (apesar de serem casos totalmente diferentes).
Na praia da Barra, o mar também não pára de avançar e está a fazer o que tem feito durante anos...A areia simplesmente desaparece e o pouco cordão de dunas que ainda existe, aguenta como pode!
Casas ao fundo, o mar a chegar...
Aguentarão....?
Sacos de areia para evitar a erosão...
Mais a sul, a Boca do Inferno encontra-se fechada (por razões óbvias) e pode-se ver pelas fotos que a coisa não está para brincadeiras...

A Marina de Cascais também está a sofrer a força do mar e até já há blocos do paredão que foram arrastados mar dentro pela falta de areia onde se agarrar...
O Instituto Português do Mar e Atmosfera colocou 7 distritos costeiros em alerta vermelho e os restantes 3 em alerta laranja. Isto diz algo sobre o que aí se aproxima, coisa boa não é...!
O Windguru confirma precisamente isso, com ondas de 7m-8m para esta segunda-feira e um período de vaga de 20 a 23s....!!!!
Alerta vermelho na costa - IPMA
Windguru com previsões nada agradáveis...
Depois da tempestade passar, serão bem visíveis as cicatrizes bem marcadas na costa, sejam dunas, rochas ou paredões.
Todo o cuidado é pouco, já faltou para podermos todos ir à pesca....

4 comentários:

  1. Já tinha visto as fotos do Dr. Rui Taxa e fiquei sem palavras..... O mar repõe sempre uma parte do que tira, mas acho difícil repor a quantidade de areia que tirou, principalmente nas dunas.
    Aqui a minha zona tem acontecido mais isso, mas só nas praias onde se "alisam" areias para inglês ver, e o pior é que mexem nas areias em Setembro quando os mares começam a crescer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas dunas com esta altura não terão reposição, pelo menos facilmente...Estão quase numa parede vertical!
      São vários os erros cometidos ao longo dos anos desde portos feitos sem estudos de impacto(Ericeira), aumentos nas barras que mudam drasticamente as correntes(Aveiro - Barra), areamentos que com algumas marés voltam ao estado inicial (qualquer praia "urbana" hoje em dia)...
      Junta-se isso tudo, a marés grandes e ondas de 8m....O resultado está à vista!

      Vamos lá ver é se ninguém se aleija!

      Abraço

      Eliminar
  2. Muito bom o post Cláudio. Impressionante a força do mar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino como estará hoje o mar... Apenas, imagino....

      Abraço

      Eliminar