quinta-feira, 16 de março de 2017

Jornada dupla!

Deixo-vos uma jornada dupla, com alguns acontecimentos....caricatos.

Surgiram 2 dias com previsões interessantes, no primeiro roçavam o aceitável e no dia seguinte melhoravam. Apenas ali mesmo no limite, mais um pouco e não daria para molhar as amostras.
Mesmo assim, arriscamos nos dois dias. Porque não? A grade está garantida e as surpresas acontecem...

Na primeira noite, encontrámos mar picado, período manhoso, correntes laterais... O cenário não estava muito bom. Já tive noites melhores... Mas estávamos ali para pescar e era isso que íamos fazer!

Tentámos várias abordagens: mais para a esquerda, para a direita, de um lado e do outro, sempre em busca do peixe. Nada parecia dar resultado mas tinha que andar peixe por ali...
Foi precisamente na viragem da maré que tenho um toque e ferro um. E a linha corre. E corre! E não pára!!!

O que quer que estivesse do outro lado, estava cheio de vida e não parava! Para complicar as contas, eu estava a recolher contra a corrente, não tinha outra hipótese. Tinha que aguentar...

Pouco a pouco, vai-se cansando e eu volto a ganhar terreno, vou recolhendo linha mas sempre um peso enorme do outro lado, com alguns arranques e cabeçadas pelo meio... Na minha cabeça, estava ali um peixe de calibre acima do habitual. Será que....?

Quando finalmente chegou perto para ser cobrado, percebi logo o que se passou: estava ferrado pela boca e lombo, com a amostra na lateral, deixando a cabeça livre para puxar e correr à vontade... A corrente fez o resto do trabalho...

Tudo junto enganou-me e bem!

Não é mau apanhar peixe, não me interpretem mal! Mas quando pensamos que temos "aquele" peixe e afinal, é apenas um mal ferrado.... :)
Este aqui enganou-me bem....
....Mas é um bom peixe na mesma!
Artista
Depois de tirar as fotos da praxe, tentei ver se era um macho ou fêmea ovada, pressionando um pouco a barriga.
Era um macho como podem ver.

Nessa noite não deu mais nada. O mar estava a mandar embora e embora nós fomos. Um peixe já não foi nada mau e voltaríamos mais tarde.

#######################################################

Na noite seguinte as previsões estavam em teoria melhores e mais favoráveis. Em teoria...
Chegámos ao local e constatámos que afinal não estava assim tão bom como imaginávamos. Período incerto, mar com alguma força e corrente. Muita corrente...

Ainda assim, espalhámo-nos para tentar a nossa sorte. O meu primo ficou no sitio inicial, eu e o João fomos tentar a nossa sorte na areia. Quem tivesse a sorte de dar com peixe, dava sinal.
Acho que não cheguei a fazer mais do que 3 lances quando vejo o meu primo a dar sinal e lá vou eu ver o que se trata.

Um robalo quileiro, nada mau para começar a noite!
O primeiro da noite
Desta vez fiquei no local a tentar a minha sorte também, tendo o João ido para outro spot.
Fui trocando de amostra e acabei por enganar um pequenote, logo devolvido ao mar!
O meu safa-grade já cá estava!
Como não estava a dar com os grandes, tentei ir para a beira do João mas o mar não deixava. Optei por dar mais algum tempo antes de avançar e voltei para onde estava.
Eis que vem uma onda, do nada, com uma força estúpida, bate na pedra, levanta água e deu-nos um valente chuveiro!

E aqui as coisas azedaram... Passado uns segundos, vejo a luz do João mais atrás no acesso ao spot. Pensei eu que com a onda, apanhou um susto e optou por trocar de lugar.
Estava meio certo, pois o susto apanhou mas saiu do sitio porque não se livrou de uma valente molha com direito a um pequeno rasgo nos vadeadores e lanterna pifada (não desligava). Chateado, teve que ir ao carro trocar de roupa para continuar.

De volta à pesca, o meu primo de mão quente ferra um peixe perto e aperta logo com ele, forçando-o a ceder facilmente na luta. Consegue puxá-lo para a zona de recolha e eu tratei de o ir buscar.
Fiquei boquiaberto.

Eu pensava que era um peixe do calibre "normal", entre 1 a 2kg a julgar pela "facilidade" com que cedeu. Quando vejo o dorso, uuuuiii....O peixe tinha um lombo enorme, mais de 3kg!
Um valente robalo, segundo da noite!
Claro que se ele antes estava contente, agora então.... :)

Continuamos a pescar e entretanto chega o João mais recomposto. O meu primo, de mão quente, acaba por ferrar mais um bom robalo, com uns bons 2kg. Só dava para um lado e nós a vê-los passar...!!
Eis o terceiro da noite...
...Estava de mão quente!
Eu e o João trocámos umas ideias sobre o que estava a acontecer e mudámos de amostra. Em menos de 3 lances cada um ferra peixe, de pequeno porte.

O meu robalote acabou por se desferrar no caminho, o do João veio para o registo fotográfico e voltou para a água.
O robalote do João
Depois disso, simplesmente parou a actividade. Não tivemos mais nenhum toque, simplesmente acabou a festa...

Acabou por ser uma noite estranha, com capturas boas mas só para um lado :) Dá que pensar....!
Há noites que não se conseguem explicar, pode-se tentar, mas não adianta.

Ai pesca, pesca.... Por vezes tão previsível e tantas vezes incerta! :)

4 comentários:

  1. Comé C tudo bem!
    Opa a grade é garantida mas não é bem vinda...
    Não é nada facil bater as condições perfeitas nesta altura, torna-se quase uma miragem...

    Quando eles se ferram assim de lado é sempre bom, nem que seja por uns instantes, pois parece que temos um peixe brutal hhehehehhe
    Ainda assim saíram uns peixes mesmo que não tenha sido igual para todos :)
    Melhor que nada...

    Saude da boa e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é Lobo!
      É mesmo complicado, mas com jeitinho lá se vai arranjando qualquer coisa :)

      Porra, o raio do peixe enganou-me bem, não se mexia por nada!
      Já na noite seguinte.... Pronto, só tombava para um lado :)

      Abraço!!

      Eliminar
  2. Boas Morais,
    As condições não eram aquelas, mas ainda assim saiu escama... :)
    O teu primo também merecia depois de apanhar um banho, foi mais que merecedor... Há noites assim... lol
    Esses de lado às vezes enganam bem e quando encalham depois de numa pedra ainda pior... :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      A bem ou a mal, lá vai aparecendo escama... Bem bom :)
      Ele merecia e os restantes também! Levamos todos banho, mas houve 1 que fez waterslide... :P
      Este badameco apanhado de lado e na corrente enganou-me bem, serviu-me de lição!! :D

      Abraço!!

      Eliminar