segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Açores 2017 - Parte 1

Olá a todos! Como tinha dito no último post, as férias estavam à porta com um novo destino, há muito desejado: Açores - Terceira!

A preparação desta aventura de 2 semanas começou bem cedo, talvez 1 ou 2 meses antes da viagem. Desde a compra das viagens, à escolha e expedição do material, roupas, tudo foi tido em consideração e ao pormenor, para que corresse tudo bem :)

O material foi expedido num contentor de barco. Tendo alguém de confiança na ilha para receber o material é uma opção bem mais barata e a ter em conta. As canas no tubo de PVC feito de propósito, todo o resto do material bem protegido numa caixa de cartão rijo. Peso total: 25kg :) Deve chegar....
A grande selecção... :)
Com o material a caminho 2 semanas antes da viagem, era hora de aguardar que chegasse o ansiado dia de levantar voo. Enquanto o tempo ia passando e já a pensar nas mil coisas que iriam acontecer, lembrei-me de comprar um pequeno bloco de notas para ir fazendo apontamentos, em jeito de diário de bordo onde ia anotando os vários acontecimentos!

E é precisamente com estes apontamentos que vos vou relatar esta enorme aventura, deixando-vos para já a primeira parte! :)

Açores 2017 - Parte 1

[06 de Agosto]
[13:21] - Estamos prestes a embarcar. A ansiedade começa a crescer.... Até já!
Até já! :)
[14:00] - Já estamos no avião. Aqui vamos nós! Próxima paragem: Ilha Terceira!
Xau continente....
[14:40] - Estou a sentir a pressão. Do voo, claro... Agora é hora de relaxar porque os próximos dias antevêem-se duros ;)
[16:41] - Terra à vista!!
Olhós Açores!
[15:47] (hora local) - Já aterrámos! Finalmente pouso o pé em terras açorianas! O Trump deve ter reforçado a defesa, a julgar pelos caças que andam por aqui a voar... Ah e de agora em diante irei relatar na hora local :)
[16:21] - Primeira paragem: Base Militar! A chegada coincidiu com o dia aberto da base, claro que é de aproveitar para visitar.




[17:50] - Já instalados, hora de jogar à marralhinha antes de ir jantar :)
[21:00] - Nada diz melhor que se chegou de viagem que uma saborosa pizza! Para a digestão temos uma voltinha pelas Festas da Praia.


[23:10] - De volta a casa, é hora de combinar o dia de amanhã e preparar as coisas. A coisa está a ficar séria.... Até amanhã!

[07 de Agosto]
[07:15] - Bom dia alegria! Ainda não acredito que estou nos Açores, mas uma simples ida à janela tirou-me algumas dúvidas... Ai esta vista!
Bem, hora de ir dar uma volta e passear as canas!
Sun rise na Terceira :)
[09:25] - Hora de parar para comer qualquer coisa e tomar café. Já vi alguns spots interessantes e com potencial. Digo eu, que não pesco nada disto... :P
As piscinas naturais são cheias de vida, devo ter visto mais de 10 espécies diferentes numa só piscina de 20m! Afinal, o mar não é só sargos e tainhas....
PS: Ainda não referi, mas é da praxe referir.... Por aqui é só vacas. E vacas. E mais vacas! :)




[10:30] - É oficial!! O primeiro lançamento nas ilhas já está feito! Agora é a sério!!
Ok, cá vai disto....!

ESTOU À PESCA NOS AÇORES!!!!!
[10:45] - Uma perseguição dupla ao passeante!! Não atacaram mas deixaram-me com nervos à flor da pele....
Ilhéu das Cabras ao fundo

Momento Kodak :)


[12:15] - O primeiro já está!! Couberam as honras a uma grande e colorida Garoupa-da-pedra! Nunca apanhei uma tão grande.....!
Primeira captura açoriana!

Estarola e a Garoupa

Estes dentinhos.... Belas cores :)
[12:45] - Pesca terminada, hora do almoço! Grade já não levo....
[16:00] - Repostas as energias com um bom almoço, nada como dar um passeio por Angra do Heroísmo, que por acaso foi uma das 5 capitais da história de Portugal ;)
Monte Brasil ao fundo

Avenida de Angra do Heroismo

Igreja amarela :P

Igreja Azul :P

Porto de Pipas e Monte Brasil ao fundo



[16:35] - Uma rápida paragem no Porto de Pipas para fazer uns lances deu mais uma captura. O peixe mais sportinguista da ilha e arredores, o peixe-lagarto!
Mais uma novidade: peixe-lagarto!


Lagarto lagarto.....!


[00:20] - Resumo do resto do dia: Jantar nas festas da praia uns petiscos e sangria, para depois voltar para casa e jogar marralhinha. Se não conhece o jogo, procurem e experimentem! Em família ou com amigos é diversão garantida!
Amanhã (daqui a 5h) há nova investida, desta vez a horas mais próprias para a pesca dos predadores que procuro: Anchovas e Bicudas.
Vamos lá ver o que nos reserva o dia...

[08 de Agosto]
[05:30] - .......Zzzzzzzzzzzzzzzzzzz............
[06:00] - Os primeiros lançamentos já saíram mas peixe que é bom, nem vê-lo...!

[07:15] - O dia já nasceu e peixe ainda não deu sinal. Mudamos de spot em busca deles. Estamos a ver algumas aves pequenas a mergulhar em busca de peixe, mas o vento não deixa chegar lá perto....
Bichinhos maus e dentuços.....
[08:40] - Nada feito, hora de mudar novamente de spot. É a última investida antes de regressar a casa.
[09:30] - É oficial, já tenho uma grade nos Açores!! Ainda demos uma volta pelas poças à procura de algum petisco que estivesse por lá mas apenas encontrámos uma bonita e colorida estrela do mar :)
Estrela Vermelha!


[17:33] - Depois de um longo almoço, mais um passeio pela ilha. O destino: Serra do Facho! Tem uma bonita vista para a Praia da Vitória!
Vista do Serra do Facho para a Praia da Vitória


[18:00] - Vacas.
Mú!

"Qué'que fooooooi?"
[19:20] - Invasão de vacas em casa!!!
"Mú?"
[00:30] - Tudo preparado para amanhã fazer uns lances matinais e mais uns passeios. Por aqui, até a lua parece mais bonita.....


[09 de Agosto]
[08:00] - Bom dia alegria!! Toca a acordar que hoje está bom para pescar! Ou não, porque já está de chuva....Durante 15 mins. Ai este tempo incerto....!!
[10:05] - Ora aqui está mais uma captura açoriana! Mais um sportinguista decidiu atacar o vinil!







[10:46] - Ok, temos mais uma novidade... Um peixe-balão! Por esta não estava à espera....



[11:20] - A P.M. acabou de me informar que não posso pescar no porto. Provavelmente tem havido confusão entre a malta e pronto... Porra, logo agora que a pesca estava a ser divertida! Enfim, não há crise, estou de férias e não quero chatices. E ainda há muitos passeios para dar!

[11:50] - Vamos visitar um vulcão inactivo, de seu nome Algar do Carvão.
Estrada encantada!
[11:55] - Ora bem... Está fechado. Só abre às 14h e fecha às 18h. Baaahhh!
Algar do carvão
[12:15] - Novo destino, Furnas do Enxofre. Um sítio muito giro, no meio do mato, mesmo no centro da ilha! Até parece que a terra está a arder!
E sim, cheira mal... Onde andam as vacas quando são precisas?!
Furnas do Enxofre

Ponto central da ilha


Terra a arder :)
[14:25] - Um belo almoço, muito bom mesmo e com uma vista.... Ui ui... Se alguém vier à Terceira, é quase obrigatório visitar a Quinta dos Açores, come-se muito bem mesmo!!
Vista para o Monte Brasil

Nham nham.....!!
[17:20] - Vamos à tourada! Se não voltar a dizer nada, já sabem.... Múúúúú!!!
Eh tôro!!!!

Corre corre!!
[20:40] - Bem, parece que sobrevivi e vivo para contar a história :) Daqui a umas horas é altura de ir ver Sons do Minho às Festas da Praia. Minho e Açores, no mesmo dia... Tá bem tá!
[00:30] - Muito bom! Já tinha saudades de umas concertinadas e cantares à desgarrada! Amanhã é dia de descanso, se houver faina é mais para o final do dia... Até manhã!

(....Continua...)

4 comentários:

  1. Comé Morais!
    Opa ja não te chegava o peixe aqui do Continente que ainda foste apanhar os dos Açores!! E ainda por cima peixes esquisitos, descuida-te que ainda apanhas mas é uma vaca ;)
    Bonitas fotos que tens aí...
    Venha lá a parte 2.
    Saúde e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mekie Lobo!!
      Ahahah é só para dar hipóteses ao de cá... :)
      Os de lá são esquisitos mas bem bonitos! Já as vacas é a montes.... Mú :P
      A parte 2 está a caminho :)

      Abraço!!

      Eliminar
  2. Boas Morais,
    Bela reportagem! Diversão não faltou, devias ter jogado uma amostra ao touro... lol
    Venha o resto das férias... :)

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel :)
      Diversão era ter ferrado o touro com material light, isso sim é que era :D
      O resto das férias vai saindo aos poucos :)

      Grande abraço!!

      Eliminar