segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Açores 2017 - Parte 4 - Fim da Aventura

Ora viva mais uma vez!

Então, gostaram da terceira parte da aventura? Espero que sim, tal como eu gostei de a ter vivido e depois relatado para vocês com o maior detalhe possível :)

As coisas boas têm sempre que acabar...É assim na vida e esta aventura pelos Açores não é excepção à regra. Tive direito a mais uma pescaria da despedida e até nem correu assim "tão mal"!

Deixo-vos então a 4ª e última parte desta aventura açoriana!

Açores 2017 - Parte 4

[18 de Agosto]
[06:00] - Oh despertador, cala-te lá que estou de férias!!
[07:39] - Ora aqui está o lagarto inaugural da pesca de hoje :)
Oh lagarto, diz lá olá!

Oláááááááá!

[08:02] - Mais um lagarto....!
Nham nham!

[08:12] - ....Outro lagarto! Pobre vinil, está pior que o chapéu de um trolha! :)
Já chateia agora!!
[08:21] - Uma bicuda! Ok, é pequena mas conta na mesma!... Bicuda é bicuda!


Bonita bicuda!

Bicuda e Flashminnow 130

[10:00] - Está um calor infernal e já não dá mais nada! Parece que é assim que termina a aventura piscatória por águas açorianas....! :)
[16:30] - Depois de uma sestinha e almoço para repor energias, vamos agora dar uns mergulhos aos Biscoitos. Desta vez levo mascara e máquina à prova de água!
[17:40] - Tanta vida aquática e tão colorida!!
Bicho estranho, com um nome nada amigável :)

Caboz


Bodiões coloridos!




[18:55] - Hora de regressar a casa, depois do jantar há coisas para arrumar e malas para fazer....
Apanhei uma baleia, mas não a consegui levar comigo :)

[19 de Agosto]
[10:00] - Antes de ir embora, há mais uma tourada para ir ver. Tourada no Porto de São Mateus, com direito a banhos :) A coisa promete...
[13:30] - Já estamos no porto, mas a tourada é só à tarde. Não há crise, petiscamos umas lapas na chapa e umas cracas... ;) Ai achavam que me ia embora sem provar, era?! :D
Lapas grelhadas na chapa

Cracas!
[14:10] - .....Estou tão cheio.... Isto está bonito está :) Um passeio pelo porto deixou-me boquiaberto, eram tantos mas tantos sargos em cardume, ali à vista! Até vejas e peixe-porco deram o seu ar de graça!!
Sargos e sargos....

Mais sargos e sargos....!
[15:25] - Bem, para aproveitar o tempo que temos antes da tourada, fomos dar um passeio à Serreta, para espreitar a Ponta do Queimado. É simplesmente brutal....!!
Ponta do Queimado - Serreta

Vista brutal!

Águas límpidas

[18h00] - O touro já corre! Vai haver banhos eheh :)
Antes da chegada do touro :)
[20h05] - Foi giro ver tanta gente a correr e saltar para a água com um touro atrás deles :) Vamos para casa acabar de arrumar as tralhas...

[20 de Agosto]
[09:35] - Nããããão!!! Cala-te despertador, não me acordes!! Não quero ir embora....!!! :'(
[12:10] - Antes de almoçar, vamos dar um passeio pela Praia da Vitória para levar algumas lembranças :)
[16:20] - Prestes a entrar no avião... Não quero, não queeeeero!!! :'(
Adeus Terceira :(
[16:25] - Já não há volta a dar...Adeus Açores e até qualquer dia. Ficas no coração. Agora, rumo ao continente!
[19:46] - Terra à vista! Já se vê Lisboa e a Costa da Caparica :)
Terra à vista!

Quase vejo a minha casa daqui :)
[20:30] - De pés na terra. Estou de volta! Robalos, me aguardem!!!

Para terminar o relato da aventura, acho que faz sentido falar de alguns pontos que considero importantes e/ou interessantes, certamente sempre que me lembrar e falar desta aventura, irei referir isto....

Pontos referentes à pesca:

  • As primeiras investidas serviram para aprender, compreender e explorar. Devo ter feito bastantes erros, tanto nas escolhas do local, como nas escolhas e animações das amostras. Faz parte da aprendizagem e tolo é aquele que acha que nasce ensinado...!
  • Fazendo as contas, foram feitas as seguintes capturas com amostras: 2 garoupas-da-pedra, 2 bicudas, 1 lírio, 1 peixe-porco, 1 peixe-balão e uns 7 peixe-lagarto;
  • Em termos de capturas, o mais desafiante e que me deixou com sangue a ferver, foi obviamente o Lírio, seguido pela primeira Garoupa que lá apanhei. Tenho pena de não ter conseguido enganar mais e melhor, mas considero positivo!
  • As capturas mais relevantes só surgiram depois de uma manhã cheia de perseguições ter optado por reduzir o diâmetro do fluorocarbono(0,45 para 0,37). Coincidência ou não, depois desta troca consegui enganar as bicudas e o lírio....
  • Os lagartos e "outros peixes com dentes do fundo" são um martírio para os vinis!! É engraçado sentir peixe a bater mas comem demasiada borracha!
  • Tive algumas (muitas) dicas de pessoas que já pescaram nestas águas. Dicas de locais, amostras e animações, de tudo um pouco para ter sucesso. Mas teoria é uma coisa, a prática é outra....
  • Apesar de ter feito um bom número de investidas piscatórias, convém lembrar que estava também de férias. Como tal, conhecer e explorar a ilha fez parte dos planos e isso acaba sempre por "custar" tempo e corpo.
  • Tanto quanto sei (pelo que foi dito lá), de todas as ilhas a Terceira não está no topo da lista como destino preferencial para pesca.
  • A próxima vez que voltar aos Açores, irei melhor preparado tanto em termos de material, como psicologicamente. E certamente não levarei tanta tralha :) Há sempre qualquer coisa que fica, qualquer coisa que aprendemos!



Pontos referentes à aventura:

  • A ilha é fantástica, as vistas fabulosas, toda uma natureza em tons verde que se misturam com o azul do mar, já para não falar nas manchas brancas das vacas que parecem pontinhos visto ao longe. A água é agradável para dar uns mergulhos, os peixes são muito bonitos, as touradas é uma loucura por la :)
  • Vale a pena "perder" algum tempo para visitar alguns sítios como o Algar do Carvão, as Furnas do Enxofre, a Serra do Cume, a Serreta... Se gostarem da natureza e tudo relacionado, irão certamente adorar!
  • Finalmente uma tourada faz sentido para mim! Não é preciso haver sangue e coisas espetadas para haver divertimento! O bicho parece gostar, porque ainda faz um belo exercício a correr atrás das pessoas.... :)
  • Trânsito? Quê isso?Na ilha há estradas e estradinhas engraçadas de conduzir, onde tão depressa se encontra um carrão, como um trator :)
  • O clima é demasiado incerto. Ponto! Tão depressa pode estar nublado como pode raiar um sol abrasador. Pode chover de manhã e estar nevoeiro ao final do dia. Se estiver vento à tarde, pode estar abafado à noite... Tempo maluco! Kit sobrevivência: sair de casa com roupa adequada para o que está na altura e levar sempre um casaco "não vá o tempo mudar" :)
  • Por falar em clima, a humidade foi e é oficialmente o meu pior inimigo da ilha... Não aguento, humidade com calor deixa-me pior que sei lá o que! Para estar confortavél dentro de casa, só depois de 20mins na rua a refrescar ou com um banho bem fresco!
  • Fui muito bem recebido e tratado... Não irei referir nomes, porque sabem bem quem são ;) um grande MUITO OBRIGADO, POR TUDO!!! Vai um jogo de marralhinha??
  • Para terminar.... Não sei quando será, mas certamente um dia irei regressar.... E vou acertar umas contas ;)

5 comentários:

  1. Boas Morais,
    A aventura acabou, mas com toda essa vontade, vais lá voltar de certeza...
    É de valor, toda essa paixão em ir atrás deles e explorar novos pesqueiros, mas quando se faz o que se gosta é sempre assim!
    Essas ilhas são um must, esperemos que continuem assim por um bom par de anos...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel :)
      Hum.... Não digamos que acabou, mas sim que está suspensa até à próxima visita :P
      Tu e outros tantos sabem bem que pesca nem sempre é apanhar peixe a potes, é também explorar, experimentar, arriscar e errar... ;) Tornámo-nos melhores!
      De todas as ilhas, comecei logo numa das mais difíceis... Ora, então nas outras vai ser uma brincadeira heheh :P

      Grande abraço!!

      Eliminar
  2. Comé Cláudio!
    Epa tu tás a ficar cá um especialista em peixes esquisitos pá, é bicudos, é peixe lagarto, é porcos, é touros e vacas..... hehehehhehe
    O que eu gostei mesmo foram dessas lapas grelhadas ;)
    Já vi que isso foram mas ferias à grande...
    Saúde da boa e força aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mekie Lobo!
      Eheheh e ainda falta mais uns quantos que não apareceram :)
      As lapas grelhadas estavam muito boas, mas acho que faço má digestão ao raio do bicho...!

      Grande abraço! ;)

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar