sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Escapadinha do trabalho

Hoje vou relatar uma pescaria simples, curta e rápida que fiz com o meu amigo Jorge. Tínhamos combinado 1 ou 2 dias antes que esta Quinta-Feira depois do trabalho iríamos por umas amostras na água, a ver se era desta que estreávamos as canas. A escolha do local revelou-se um pequeno desafio mas nada como tirar à sorte para escolher o destino!

Destino escolhido, 18h certinhas e lá vamos nós para o local. Chegamos, espreitamos o estado do mar vazante e agradou. Rápidamente que não tarda nada a luz do sol vai-se, montamos as canas e restante material com uma velocidade que parecia que a nossa vida dependia disso!

Entre umas rochas e pescadores ao fundo, fizemos alguns lançamentos até que há uma sugestão de "ir ali pro outro lado dos pescadores, a ver que tal". Dito e feito, amostras recolhidas e como só havia espaço para 1 pescador entre cada conjunto de rochas, coloco-me à direita das primeiras rochas e o Jorge entre algumas rochas. Antes de lançar, lembro-me de lançar o pânico com um "bora lá ver quem é que perde uma amostra primeiro!". Lançamos e ainda mal tinha a minha amostra tocado na água, ouço o Jorge a berrar "Olha, já prendeu!" respondendo eu com um "É pedra?".


Não, era o primeiro robalo ao spinning do Jorge! A cana bateu-se bem, o carreto esteve à altura, o peixe estava bem ferrado, tudo correu bem para a estreia! Quando o sacamos para fora, o Jorge apenas dizia "Parecia que estava preso na pedra, eu lancei e prendeu logo!" e eu prontamente dizia "Mijão!!"

Tentei persuadi-lo a devolver o peixe já que tamanho legal tinha, mas quem investigar um pouco mais sobre este tamanho, apercebe-se logo que não chega para assegurar a espécie... Em vão foram os meus resmungos e tentativas para fazer entender que esse peixe ainda não estava maturo o suficiente para poder terminar ali o seu ciclo.... Como não posso obrigar ninguém e a lei assim o permite, pelo menos durmo descansado de ter tentado e estar legal!

No meio disto tudo, pude experimentar o meu recém comprado grip e a conclusão que tiro é que preciso de treinar mais para poder "grippar" com mais eficácia e segurança o peixe.

Da próxima vez, sou eu quem tira peixe e não será um teenager mas sim um bisavô eheh!

5 comentários:

  1. E quantas amostras foram desta vez ? :)

    O Avô desse vai ser para ti... ou para mim hehehe

    ResponderEliminar
  2. Desta vez vim para casa sem prejuízo, já conhecia o local ahah:)
    E digo mais, que venham charters de robalos chineses da 3ª idade que nós agradecemos eheheh

    ResponderEliminar
  3. Olá.. Chamo-me Nuno sou de Viana, tambem sou um amante da pesca e tudo relacionado com o mar.. recentemente tenho-me dedicado ao Spnning, mas para já sem grandes resultados. Surgindo oportunidade e queiras companhia numa próxima investida.. avisa.
    Fica bem e boas pescarias.

    ResponderEliminar
  4. Estou a ver que já baptizaste o grip...Está porreiro a parte "...olha já prendeu...". De facto não há nada como conhecer o pesqueiro para evitar o peixe pedra.

    ResponderEliminar
  5. olá claudio, antes de mais os meus parabens ao teu amigo pela estreia..

    diz-me uma coisa que só agora reparei, como fizeste para meter o teu logotipo em vez do logo do blog (em cima mesmo no windows)
    se quiseres podes-me explicar por MP (claro se não te importares)

    1 abraço

    ResponderEliminar