Depois de adquirir o Twin Power 4000, fiquei com a impressão que tinha chegado a hora de experimentar pela primeira vez o uso de discos de carbono no drag.
Dito e feito, chegaram do ebay os substitutos dos actuais discos em feltro, vamos lá substituir os antigos e ver que tal isto se comporta! Com a mesma encomenda, para aproveitar os portes de envio, pedi para me enviarem também 1oz de Cal's Universal Drag Grease, para experimentar.
À primeira vista, estes discos de carbono são ligeiramente mais pequenos (largura) que os de feltro, mas a um nível praticamente insignificante como se pode ver nas imagens abaixo.
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Feltro vs Carbono - Diâmetro |
Em termos de espessura dos discos, não me parece haver grande diferença, se é que há diferença... A imagem seguinte mostra os 2 lado a lado e aparentemente, iguais!
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Carbono vs Feltro - Espessura |
Passando agora à substituição dos discos, este processo não é complicado uma vez que praticamente se faz sem mexer em parafusos e sem grandes malabarismos bricoleiros ;)
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Antes da operação de substituição |
Para iniciar o processo, primeiro é necessário retirar a tampa do drag. Debaixo, encontramos um arame que segura os discos. Este arame deve ser retirado com um alicate de pontas ou um alicate pequeno o suficiente para pegar no fio arame sem ter que o forçar, ele sai com jeito e não com força!
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O arame que segura os discos |
Depois de retirado o arame, as peças ficam acessiveis para serem retiradas com um simples virar de pernas para o ar da bobine.
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Já sem o arame, os discos saem facilmente |
Com as peças já fora da bobine, deve-se colocar de forma ordeira a disposição inicial das mesmas, para evitar problemas na montagem. Organização é meio caminho andado para o sucesso da remontagem!
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Discos de feltro e discos metálicos do drag |
Inicia-se então o processo de substituição. Como referi anteriormente, para aproveitar os portes juntei à encomenda 1oz de Cal's Grease, para experimentar e tentar perceber o porquê de ser tão usado e famoso.
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Cal's Universal Drag Grease |
Retirei um pouquinho de massa lubrificante, espalhei nos dedos para não aplicar uma grande quantidade mas sim uma pequenissima camada de massa. Aparentemente, esta massa parece-me ser um pouco mais espessa e áspera que as convencionais massas consistentes/lubrificantes.
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Espalhando um pouco de massa... |
Deve-se espalhar de forma uniforme e sem exagero a massa, caso contrário o drag deixará de criar atrito na bobine e passará a deslizar, mesmo com apertos mais fortes!
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Disco lubrificado! |
Depois de lubrificados os discos, um a um, recoloca-se pela ordem inversa as peças do drag. À excepção dos discos originais, óbvio
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Remontagem do drag |
Reaplicado o arame que retém o drag, colocada a tampa da bobine, a bobine de volta ao carreto e está pronto o drag!
Aproveitei também para substituir o fio antigo para um novo, o Sufix 832 de 20LB americano. A diferença está no facto de na América não se basearem na espessura do fio mas sim na resistência do fio, já por cá na Europa usa-se o sistema inverso, primeiro a espessura, depois a resistência (enganosa, por vezes).
Resta-me agora levar uns valentes e bons arranques para ver o que este menino é capaz!
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Pronto para o combate! |
Boas Morais!
ResponderEliminarE qual o objectivo desses discos de carbono? Inventam peixe??
Pelo que me apercebi o carreto é novo...
Saude
Boas Nunes!
EliminarInfelizmente, não inventam peixe :P Esta mudança foi mais para experimentar e tentar perceber o que isto poderá trazer de bom e mau... Curiosidade!
Mas olha que por acaso o carreto não é novo, já sou o 3º dono dele :)
Abraço!