Como tiveram oportunidade de ler no post anterior, uma grande mudança aconteceu para os meus lados e isso também afectou a parte piscatória!
Não tenho muito para relatar, porque ainda ando à procura dos meus cantinhos, tanto em água doce como água salgada. E isso leva tempo.... Muito tempo! Requer muita persistência e resulta em grades atrás de grades atrás de grades.... :)
Sem grandes relatos para fazer, opto então por partilhar convosco a forma como faço a limpeza das amostras após uma sessão de Spinning no mar!
Convém referir que limpeza das amostras traduz-se em lavar as amostras para preservar as fateixas, argolas e arames das amostras o melhor possível, sem ferrugem e salitre.
O processo é algo bastante simples, mas dá algum trabalho e com o cansaço nem sempre se tem paciência para o fazer. Cabe a cada um ter a disciplina necessária para "perder" 5 minutos (não demora mais do que isso) e poupar uns bons trocos!
Primeiro passo:
Depois de chegar a casa, basta pegar nas amostras e retirar as que estiveram em contacto com a água (directa ou indirectamente - salpicos) da bolsa.Se utilizarem elásticos nas fateixas, retirem todos os elásticos das amostras e guardem.
De seguida coloquem as amostras num recipiente ou mesmo no lavatório com água da torneira.
Agora vão arrumar e lavar o resto das tralhas, voltem passado uns 5 minutos!
Amostras de molho! |
Segundo passo:
Depois de tudo arrumado e lavado, é hora de tirar as amostras da água. Para isso, peguem em apenas uma amostra de cada vez e sacudam-na muito bem de forma a retirar toda a água.Sacudir a amostra para tirar a água |
Terceiro passo:
Uma a uma, pendurem as amostras e deixem a secar durante umas horas. Pode ser numa cruzeta/cabide, num arame, numa corda, qualquer coisa serve! Desde que estejam ao ar livre e penduradas!Amostras a secar |
Amostras a secar #2 |
Quarto passo:
Quando estiverem secas, podem colocar os elásticos nas fateixas e guardar as amostras no sítio habitual (caixa, bolsa, gaveta, etc).Para ajudar, podem ainda colocar uma saqueta de Silica (aquelas que costumam vir nas malas ou bolsas) para retirar toda a humidade. Mas não é necessário, é apenas um preciosismo :)
Passo extra:
Quando sei que não vou ter muito tempo para fazer este processo ou o sal já está bem agarrado em tudo (ex: pescar durante o dia fica logo tudo branco do sal), costumo levar de casa um borrifador de 1,5L (daqueles das plantas/jardinagem) cheio de água. Terminada a pesca, mal chego ao carro dou umas borrifadelas bem dadas para dentro da bolsa, cana e carreto - e já está feita a pré-lavagem!Aspersor também serve :) |
Não é nenhum truque de magia, não é o reinventar a roda ou a descoberta da pólvora, mas certamente haverá muito boa gente que não o faz e depois reclama do material... Sem manutenção, é difícil de aguentar o quer que seja!
Espero ter sido útil, até à próxima! :)
Se quiseres finalizar em beleza, pincela um pouco de azeite nas fateixas. Ajuda a conservar ainda mais.
ResponderEliminarAbraço e boas pescas
Olá Luis,
EliminarHá quem ponha azeite, há quem ponha vaselina liquida, há quem coloque outras coisas.... Nas minhas opto por não o fazer e não me tenho safado mal até à data :)
Pessoalmente, não creio que vá fazer muuuuuita diferença, mas digo isto sem nunca ter experimentado... Por isso, vale o que vale :)
Abraço!
Cada qual com a sua ciência. O azeite é daquelas coisas que "tá ali á mão"... Nenhuma é infalível é uma limpeza ajuda sempre na conservação, isso é certo.
EliminarAbraço e que venha daí o fim do defeso natural para irmos esticar as linhas
Boas Claudio,
ResponderEliminarOutro "truque" que faço é soprar com força as argolas porque, mesmo bem sacudidas, fica sempre um pouco água nas mesmas, que por sua vez enferrujam (mesmo que sejam XPTO) e transmitem a ferrugem às fateixas, arames e própria amostra ; )
Saudinha ; ))
Boas Paulo,
EliminarMais uma preciosa dica para acrescentar à lista :) Obrigado!
Grande abraço!