domingo, 23 de junho de 2019

De volta aos robalos!

Olá a todos!

Terminada a aventura na costa alentejana e antes de ir de férias para os Açores, voltaram as investidas pelos cantinhos cada vez mais habituais. Ainda cheios de mistérios e manhas, por vezes bem interpretados, outras nem por isso...!

Falemos de pesca!

Ultimamente tenho feito algumas pescarias com o Ricardo Martinho, um amigo que conheci através do PCA e parceiro da Team  Fiiish, mas curiosamente poucas pescas tínhamos feito em conjunto, principalmente desde que vim cá para cima.
Mas resolvemos isso facilmente!

Combinamos uma pescaria ao final do dia, quase em cima do joelho e a correr. Eu, por causa do trabalho, iria chegar um pouco mais tarde e já quase sem luz. O Ricardo foi mais cedo um bocado mas não deu com eles.

Esperamos que a maré baixasse um pouco num spot, antes de irmos para outro mais promissor. Enquanto esperávamos, acabei por enganar o primeiro da noite. Um robaleco deixou-se enganar pela minha amostra lowcost.
Disse-lhe que desta vez passava, mas da próxima vez é bom que volte maior e mais gordo!
Robalo com Macua 17
Quando chegou a hora ideal, mudamos para o tal spot que tínhamos em mente. Lançamento atrás de lançamento e peixe nada...
O tempo ia passando, vamos falando disto e daquilo, da "amostra que vai dar agora" e do "vinil milagroso que vai safar a noite", quando o Ricardo leva uma valente pancada, mesmo encostado à pedra onde estávamos - e que bela luta ali se deu!

O peixe a bater e puxar para um lado, o Ricardo a fincar o pé e mandar o peixe para o outro! Sempre em tensão máxima, o peixe acaba por ficar encostado à pedra, eu desço para lhe deitar a mão e... Wooooowww, valente robalo!!
Ricardo e um valente robalo!
"Vamos lá, vamos lá! Tem que haver mais aí!" dizia o Ricardo enquanto eu tratava de registar o momento :)

Bem... Não se enganou e passados 20mins, engana outro! E este por pouco não saltava directamente para fora, tão perto que atacou! Mais pequeno que o anterior, acabou por ficar a descansar numa poça até decidirmos o que fazer com ele.
Perguntei ao Ricardo como tinha sido a animação, o momento do toque e tudo o resto que possa influenciar e acabei por trocar para um vinil mais adequado e semelhante ao dele.
Foram precisos 10mins para ser a minha vez de tirar outro peixe e equilibrar as contas!
Pequeno de tamanho, mas grande de espírito, voltou para a água como manda o bom senso e consciência ;)
Robalote atrevido, atirou-se a um BM 140
A maré já começava a querer mandar-nos embora, mas estávamos com o feeling. Aguentamos, aguentamos mais um pouco, faz-se mais uns lances... E quando já pensávamos se íamos ou não embora, o Ricardo leva mais uma valente pancada na cana que ate fiquei parvo, que brutalidade!
Mais um valente robalo para ele mas com um dissabor.

Quando fui pegar no robalo, não se apercebeu da curvatura que a ponteira estava a fazer. Bastou eu dar um passo para a frente e ele dar 2 seguidos, a ponteira não aguentou o ângulo e tensão...

Pois... Já podem adivinhar, partiu-se a ponteira, mesmo abaixo do primeiro passador.
Robalo, vinil, ponteira... tudo ao molhe!

Mais um bom robalo para o Ricardo!
Bem, quando se está em alta não se pára e ele não parou :) Siga pescar que isto hoje está a corre bem!

Acabamos por não tirar mais nenhum peixe, mas ficou ali uma boa lição. Percebi já quando estávamos a ir embora o porquê de ele ter tirado e sentido mais peixe... ;)

Não irei revelar a conclusão pois é um pouco irrelevante, apenas deixo a ideia no ar para que questionem sempre o porquê das coisas, há sempre uma razão para as coisas acontecerem!
O resultado da noite!

--------------------------------------------------------------------------

No entanto, também já tivemos dias (noites?) que acabaram por ser para esquecer.

Em condições semelhantes, no mesmo local, houve de tudo um pouco durante umas 5h de pesca!

Começa a noite com o Ricardo a tirar (mais uma vez) um robalo praticamente encostado às pedras.
Robalo e Black Minnow - Ricardo Martinho
Uma hora depois, mais um para ele e que voltou para o mar.

E daí para a frente foi a desgraça.
Eu não senti um único peixe. Ele, volta e meia, levava cada pancada na cana que até metia medo...Mas não ficavam ferrados!!

Vi esta situação acontecer umas 3 ou 4 vezes durante a noite toda. Esperamos que amanhecesse, para aproveitar as primeiras luzes do dia.

Eu tinha levado passeantes, mas ficaram caídos no carro. O Ricardo empresta-me uma Patchinko 140. A maré já impunha algum respeito e obrigava a pescar muito recuado pois volta e meia a pedra era varrida pelas ondas.
Começo a lançar em várias direcções, até que lanço para a zona onde o Ricardo teve os ataques...

Faço uma recolha certinha e com o passeante a trabalhar a bom toque, faço uma única paragem já encostado à pedra para a onda passar e acontece.

UMA VALENTE CABEÇADA! O passeante desaparece completamente, a cana dobra-se toda, o carreto bem estava trancado mas deixa sair alguma linha!


Puff.....
E foi-se.


Cortou o multi na pedra mesmo em frente onde eu estava e fiquei sem peixe e amostra.

Poucas horas de sono. Sem toques a noite toda. Quando amanhece e finalmente tenho um ataque, isto acontece... Podem bem imaginar, que fiquei pior que podre! Já nem queria saber de nada, estava completamente de rastos, desiludido, frustrado.
Tudo o que possam imaginar.

Foi a primeira vez que tal me aconteceu, perder um peixe e amostra.
Há sempre uma primeira vez para tudo....

O Ricardo, que assistiu a tudo incrédulo, rapidamente me passou outro passeante. Como ainda nem tinha o nó feito, disse para ser ele a usar.

Faz ele uns 3 lances e... Tira um robaleco que media pouco mais que a amostra!
Quem será maior, passeante ou robalote?!
Ainda estava eu a fazer o nó, de costas para o mar mas bem afastado e resguardado, quando uma onda bem mais puxada que o habitual até então, me bate pelas pernas e lá vou eu de cu à água!

Olho para trás, a rir-me (porque realmente só dá mesmo para rir disto tudo) e vejo o Ricardo atrapalhado a vir ter comigo a ver se está tudo bem. Até que eu vejo que vem outra onda igual e só tenho tempo de lhe dizer "VEM AÍ OUTRA! SEGURA-TE!!"

E lá vou eu outra vez de cu para a poça de água, o Ricardo vai também aos tombos... Passa a água toda, só nos riamos porque estava a ser surreal!

Mudamos de spot e lá consegui finalmente fazer o nó de ligação.
Vou eu para uma zona com passeante, o Ricardo fica noutro a pescar com vinil e nem 5mins lá estive. Já estava ele a fazer-me sinal que tinha peixe. O que era?

Um bonito bodião!
Bonito bodião com Black Minnow
Que noite... Acabamos por dar por terminada a jornada e ficamos por ali, porque já nem sabíamos que mais iria acontecer!

Agora resta-me começar a tratar do próximo post, onde poderei mostrar uns peixinhos mais dentuços que estes aqui :)

Um bom S. João para todos!

2 comentários:

  1. Boas Morais,
    Vcs estão em forma...
    Depois de uma noitada andar por ai com as costas para o mar às vezes pode acontecer umas banhocas dessas, é preciso ter cuidado e quando pensamos que ele está fraco é sempre quando vem uma que varre tudo... :)
    Pelo menos falta de diversão não houve. Como tu próprio dizes, quantas vezes vamos e nem um toque sentimos...
    É sempre bom ter um parceiro por perto, além do espírito de equipa é mais fácil cobrir as áreas e às vezes descobrir porque um tem toques e outro não!
    Venham esses peixinhos com dentaduras... lol

    Forte Abraço e um Bom São João!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Em forma, só se for nas grades! :)
      As ondas já estavam a ameaçar há algum tempo, mas como era bem afastado do perigo, deu para dar umas gargalhadas depois... :)
      Aprendi e muito com estas pescarias, apesar de quase nem ter cheirado peixe! Podia dizer "venham mais destas", mas de vez em quando gosto de tirar um peixinho ou outro... :P

      Os peixes com dentaduras estão a ser trabalhados :)

      Grande abraço!!

      Eliminar