segunda-feira, 18 de outubro de 2010

E por pedras nunca dantes exploradas....

Hoje esteve um belo dia de sol e ficar em casa não foi algo plausível. Mas como a pesca não tem estado famosa ,eu e a Ana (a "maria" referida previamente) aproveitamos para dar uma voltinha com um objectivo: reconhecimento de possíveis pesqueiros!

Inicialmente apenas me interessava dar com um local que apenas tinha uma referencia muito vaga... .

Ao chegar lá fiquei contente com o aspecto geral do pesqueiro: pedra alta, bom acesso à água, água com algum movimento e sobretudo muito mas muito mexilhão à volta! A única desvantagem que encontrei foi aparentar pouca profundidade (máximo de 2metros e entre algumas rochas). Não implica que seja impossível ali existirem uns sargos, mas dentro do que estou habituado dos mares do sul, este não seria o pesqueiro do topo da lista...
Pedra mágica?
Ao sair do pesqueiro, reparei em algo que me alegrou o dia de reconhecimento, tinha dado com uma poça carregada de ouriços do mar, algo que também não tinha encontrado ainda aqui por Viana (talvez por ainda não me ter dedicado à sua procura...)

Mudamos de sitio e fomos dar uma volta. Lá estavam alguns pescadores e vi lá algumas pontas interessantes para fazer um corrico um dia destes, depois do trabalho...Mas o ponto alto foi quando ao passar perto do mar, encontro tiagem mesmo por cima da areia, limpinha! Não fazia ideia sequer que ali existia isso mas pelos vistos...

Resta agora, após este reconhecimento, dedicar um final de tarde à recolha de isco e posteriormente, um bom momento de pesca!

1 comentário:

  1. Para o sargos até 2 palmos de água servem!! Tens é de escolher o pesqueiro em função da ondulação, quanto menos mar menos profundidade para o pesqueiro ficar bem oxigenado!! Engodo de ouriço é um mimo!! E para as douradas é o melhor isco!! Geralmente onde há tiagem há peixe, deve ser areia nova, experimenta ir lá na maré cheia e faze uns lançamentos nessa areia nova!

    ResponderEliminar