Ultimamente têm havido bastantes mudanças na minha vida e os tempos para publicar acontecimentos ou novidades vai sendo escaço, pelo que peço desculpa! Mas tudo tem o seu motivo...
Depois de um "acidente" pessoal que me afastou por uns tempos de tudo que fosse actividade, numa sexta-feira à noite o desafio foi lançado pelo meu primo: "temos cerca de 1h30 para ir à pesca, bora ali ao Tejo?". Claro que prontamente aceitei e rapidamente peguei no material (sempre pronto para situações como esta).
Destino já escolhido, preparam-se as linhas, dão-se os últimos toques nos nós e lá vai vinil para a água. A noite até estava agradável, comparando com os dias anteriores, mas de vez em quando sentia-se uma brisa fria lembrando que o clima anda de todo avariadinho (estamos praticamente a meio do Verão oh S.Pedro!).
Lançamento atrás de lançamento, conversa disto e daquilo e de repente... O telemóvel toca! O meu primo pára os movimentos do vinil, vai ver o telemóvel e depois pega na cana. "Está preso no fundo..."
De repente, começa a sentir uns tremeliques na linha e tentou adivinhar, "Olha, afinal parece ser um xarroco ou um robalinho". Vai subindo e quando chega à tona da água, começa a acção, a verdadeira acção! Afinal não se tratava de peixe pequeno e a julgar pela luta, uma bela corvina estava do outro lado.
"Calma...Calma, temos tempo, deixa-a cansar-se", dizia eu já a preparar-me para a recolher com o grip assim que fosse possível. Ela vinha à tona, depois assustava-se com a luz e lá voltava ela para o fundo, às vezes até parecia colar ao fundo!
Com calma e paciencia, ela lá foi encalhada e apesar de não ficar segura à primeira tentativa de grip, ficou à segunda e daí não saiu mais, estava segura e fora da água!
Ainda a tremer do momento, o meu primo fez uma pausa para respirar e tirar 2 ou 3 fotos ao bicho, enquanto eu só queria que andasse por ali outra...
A pescaria continuou, infelizmente não houve mais acção (apesar de ficarem lá mais 2 vinis) e estava assim feita a nossa 1h30 de pescaria, e em grande!
A grande captura |
Com o entusiasmo, combinamos logo outra pescaria para o dia seguinte, mas agora durante o dia para fazer um pouco de reconhecimento de locais. Andamos à procura, aqui e ali, experimentar uns vinis e cabeçotes mas o vento da nortada não era nada agradável. Como a noite anterior deu em sucesso, desta vez as expectativas iam em alta mas não houve um momento como o anterior...
El Xarroco |
Cada vez mais aperta o tempo para tirar uma Corvina e finalmente me estrear, mas ainda não desisti, sei que ainda me vai dar umas belas surpresas o Rio Tejo ;)
Fiquem bem!
Olá Claudio,
ResponderEliminarParabéns, bela pescaria essa, aproveita que cá para cima não à nada disso!
grande abraço
Olá Armando!
EliminarEu bem tento aproveitar, mas só dá xarrocos... Ainda não tive a sorte de ter uma burra, jumenta, mula ou semelhante na linha :)
Abraço!