sexta-feira, 13 de março de 2020

Abertura às Trutas 2020

Olá a todos!

Mais um ano, mais uma abertura às trutas organizada pelo PCA - Pesca Com Amostras!
No ano passado já tinha compromissos marcados e não pude marcar presença (a primeira falta em 8 anos!) mas este ano a situação foi diferente :)

Juntamos cerca de 15 bravos pescadores, alguns veteranos e alguns estreantes, para calcorrear as margens do rio Mondego numa manhã fria e nublada ameaçando várias vezes com chuva tendo apenas um objectivo - capturar e libertar as majestosas trutas!
Trocando ideias e truques
Foto de grupo - PCA
Com a foto da praxe tirada como manda a tradição, separámo-nos em pequenos grupos. Acabo eu de fazer o primeiro lançamento, quando um dos estreantes (também no primeiro lançamento) ferra uma valente truta, numa zona muito complicada!

A corrente levou a truta para baixo de uma ponte e vi a coisa mal parada! Com ajuda e alguma sorte, a cana é passada por baixo da ponte, eu desço para a água com a rede e cobro uma valente e enorme truta com uns singelos.... 47cm!! - QUE ESTREIA!
Truta de 47cm!

Estreante Filipe com a sua captura

Truta magistral!

Fateixas ficaram mal tratadas....!
Truta registada e libertada, o sangue estava a bombar e todos agora queriam ter a mesma sorte. Os pequenos grupos foram-se espalhando pelas margens fora.
Pacificidade da pesca à truta
Eu e o João apostamos numa zona mais baixa com algumas pedras mas com bastante actividade à superfície. Prometia....

Estávamos a levar um autentico baile das trutas que insistiam em mostrar que estavam activas e a comer à superfície, mas simplesmente não as conseguíamos enganar. Farto de lançar para as mesmas zonas sem sucesso, viro-me a favor da corrente.

2 ou 3 lances para um lado, outro lance para o outro.... A medalha bate 1x numa pedra.... Bate a segunda vez na pedra... E ai está!!! Um valente ataque e truta ferrada!

Deu uma grande luta e sempre perto de rochas que eu não conseguia evitar pois estava numa zona escorregadia, não tinha grande mobilidade. Tinha que a fazer chegar até mim, desse por onde desse!

Atiro a rede para a água, puxo-a para perto de mim e..... Já está! Primeira truta do ano!
Já está! Primeira truta do ano!

Primeira truta de 2020 - 40cm!

A bonita truta de 40cm lá foi libertada (ainda demorou um bocadinho a ficar cheia de vida) e voltamos à pesca. O João teve uma boa perseguição mas a espertinha já a sabia toda e não se deixou enganar.
Fomos mudando de sitio à procura de melhor sorte mas apenas encontramos uma chuva incomoda!
Já mais que molhados, regressamos ao ponto de encontro para o almoço em conjunto.

Um almoço cheio de histórias de pescarias, umas melhores e outras piores, mas no fundo o tema era o que nos trazia ali - pesca!

Depois de almoço alguns tiveram que regressar a casa (a viagem ainda é longa para alguns) e outros tinham compromissos. Mas ainda assim, alguns bravos ficaram para fazer uns lances da parte da tarde!

Eu optei por ir para a zona onde capturei a minha truta mas agora na margem oposta. Vi algumas malandras a nadar à minha frente, mas nada quiseram comigo.
Só para me chatear, num dos lances uma truta parte furiosa do sitio onde estava à caça e ataca a medalha.... Falhando redondamente o alvo!

Bem, estava feita a abertura à truta de 2020 e não me podia ter corrido melhor! :)

Agora deixo-vos o video desde dia fantástico, espero que gostem!
Se ainda não o fazem, subscrevam o canal e caso tenham Instagram sigam @pescaemviana :)

NOTA IMPORTANTE: Estamos em plena pandemia. Não há peixe que valha a pena arriscar. Fiquem em casa, cumpram as instruções que são dadas pelas autoridades e em breve todos nós poderemos voltar a fazer o que tanto gostamos.
NÃO SEJAM ARROGANTES OU IRRESPONSÁVEIS.

FIQUEM EM CASA!

Sem comentários:

Publicar um comentário